A primeira data para conclusão das obras, orçadas em R$ 3 milhões, foi novembro de 2010. Depois, esse prazo, foi estendido pelo Governo do Estado para julho de 2011. No entanto, cerca de um ano depois do prazo inicial para a entrega da extensão do corredor exclusivo para ônibus na avenida Pan Nordestina as obras estão paradas. A situação está revoltando motoristas e pedestres que passam diariamente pela estrada, que é uma das principais vias de acesso a cidades como Olinda, Paulista e Igarassu. Veículos praticamente parados em horário de pico, trânsito lento e atropelamentos são apenas alguns dos transtornos provocados nas proximidades da obra.
No canteiro de obras, próximo ao 7º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), há alguns materiais de construção, mas nenhum homem trabalhando. “Parece depósito de material. Vez ou outra chega um caminhão tanto para descarregar, quanto para pagar os materiais deixados aí. Até telhas já foram colocadas nesse espaço. Enquanto isso, o serviço fica parado e a gente se prejudicando”, lamentou o fotógrafo João Santana, 50, que mora em frente ao canteiro.
Devido às obras, existe um desvio em frente ao Quartel do Exército, fazendo com que todos os veículos trafeguem na faixa local. “Por conta disso, todos os dias é um sufoco danado. Passo aqui diariamente com o meu carro e está sempre congestionado. São carros, ônibus, caminhões e motos, disputando um espaço na via”, lastima Carolina Luíza, 32. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), o fluxo de veículos na rodovia depende do ponto, podendo variar de 15 mil a 35 mil veículos por dia.
Uma das dificuldades enfrentadas pelos pedestres é a falta de sinalização próxima ao canteiro de obras. Como os semáforos são distantes um do outro, é comum demorar para atravessar a via. Além disso, eles afirmam que é comum acontecer acidentes nas vias locais perto do trecho interditado. “Quando fui passar agora tive que ficar no meio da rua para os carros pararem. Já cheguei a passar 20 minutos para atravessar esse trecho. Além disso, à noite, são constantes os assaltos enquanto as pessoas esperam. Tenho uma amiga que foi assaltada quatro vezes aqui”, destacou a estudante universitária Silvannir Jaques, 23.
Através de nota à Imprensa, o DER-PE informou que existem atualmente 28 semáforos instalados ao longo da PE-15, dos quais 70% são de pedestres, além de sete lombadas eletrônicas. “Para implementação ou mudança da localização de semáforos ou de lombadas eletrônicas, seja qual for o trecho da via, é preciso ser feito estudo de viabilidade, trabalho que fica a cargo da Coordenação de Transporte e Trânsito do DER-PE”, acrescentou a nota.
Já a Secretaria das Cidades (Secid) justificou que o projeto da Pan Nordestina precisou ser adequado para a Copa de 2014. “O projeto precisou ser alterado para compor o traçado do Corredor Norte-Sul, que sai de Igarassu e vai até o Centro do Recife. Devido a essa adequação do projeto a Secid informou que vai limpar a área, tirando todos os entulhos e desobstruindo a via a partir da próxima semana para que as obras do Corredor Norte-Sul sejam iniciadas assim que a licitação seja concluída, o que deve acontecer até o final do mês”, garante o comunicado. O corredor terá 33,2 quilômetros de extensão.
Saiba mais
O trecho da avenida Pan Nordestina, inicialmente, teria faixas de ônibus comum com plataformas e paradas em cada lado. Com o novo projeto, de acordo com a Secid, receberá estações de ônibus em nível no canteiro central, climatizadas e com painéis mostrando os horários de chegada dos coletivos de cada linha, garantindo mais rapidez e segurança nas viagens dos usuários do transporte público.
Esses ônibus serão equipados com ar-condicionado e as passagens serão pagas antecipadamente nas estações, evitando a demora do embarque dos passageiros. Além disso, toda a frota terá GPS e será monitorada pelo Centro de Controle de Operações instalado no Grande Recife Consórcio de Transporte. Isto se trata de uma ferramenta de controle e fiscalização da operação do sistema, que vai dar elementos para que problemas como queima de parada, desvio de itinerário e atraso das viagens sejam corrigidos em tempo hábil.
Fonte: Folha PE
Esses ônibus serão equipados com ar-condicionado e as passagens serão pagas antecipadamente nas estações, evitando a demora do embarque dos passageiros. Além disso, toda a frota terá GPS e será monitorada pelo Centro de Controle de Operações instalado no Grande Recife Consórcio de Transporte. Isto se trata de uma ferramenta de controle e fiscalização da operação do sistema, que vai dar elementos para que problemas como queima de parada, desvio de itinerário e atraso das viagens sejam corrigidos em tempo hábil.
Fonte: Folha PE
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