Faltam 988 dias para o pontapé da Copa do Mundo de 2014 e apenas dois para que as obras de mobilidade urbana, responsáveis por um dos maiores investimentos na capital potiguar, tenham seus recursos assegurados. E, após vários adiamentos, apenas nesta sexta-feira - prazo máximo estipulado pelo Ministério das Cidades para contratação das obras - a Prefeitura de Natal deverá entregar os projetos executivos das obras de mobilidade urbana do primeiro lote à Caixa Econômica Federal (CEF).
Após o recebimento, os contratos ainda serão analisados por técnicos do banco para a liberação dos recursos, que estavam travados devido às pendências cadastrais da prefeitura com o Tesouro Nacional, até o aval dado pelo Ministério da Fazenda no dia 14 deste mês.
Após o recebimento, os contratos ainda serão analisados por técnicos do banco para a liberação dos recursos, que estavam travados devido às pendências cadastrais da prefeitura com o Tesouro Nacional, até o aval dado pelo Ministério da Fazenda no dia 14 deste mês.
Foto: Manu Neto |
Os projetos executivos das obras de mobilidade, feitos pelo consórcio MWH Brasil e Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura (MHW Brasil/Ebei) contratado pela administração municipal apenas para este serviço, serão avaliados pelos próximos 30 dias por técnicos daCEF, que darão o parecer sobre a qualidade dos projetos.
Com a aprovação, a operação de crédito deverá ser garantida e a verba liberada para o início das obras. Em declarações recentes, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano. O custo total das intervenções para a mobilidade urbana da cidade é de aproximadamente R$ 338 milhões, dos quais R$ 293 milhões serão financiados pela Caixa Econômica e R$ 45 milhões serão dados pela prefeitura como contrapartida.
Os projetos que serão entregues à CEF são os que integram o primeiro lote, como as intervenções no corredor da Zona Oeste BR-226 (avenidas Industrial João Motta - Km 6 - e Felizardo Moura), reestruturação da avenida Capitão-mor Gouveia (implantação de plataformas de embarque e desembarque, melhorias nas calçadas e na sinalização) e complexo viário da Urbana, onde acontecerá o pontapé das obras de mobilidade em Natal. Segundo o cronograma da administração municipal, as obras devem ser concluídas noprazo de 30 meses contando do seu início. (Paulo Nascimento)
Saiba mais: Túnel de drenagem da arena
O projeto de drenagem da Arena das Dunas foi dividido em duas etapas. A primeira inicia no Centro Administrativo até o Rio Potengi, e representa o valor de R$ 126 milhões assinados entre prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF)
A segunda etapa, cujo orçamento gira em torno de R$ 70 milhões, irá atender outras lagoas de captação, como a Lagoa do Preá, dos Potiguares e Rua Dr. José Gonçalves. Não há contrato assinado para esta segunda etapa
Após a assinatura do contrato inicia-se o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra, o que deverá levar em torno de 60 dias. Outros 40 dias deverão se passar para a contratação, quando em seguida se dará efetivamente o início das obras.
Com a aprovação, a operação de crédito deverá ser garantida e a verba liberada para o início das obras. Em declarações recentes, a prefeita Micarla de Sousa afirmou que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano. O custo total das intervenções para a mobilidade urbana da cidade é de aproximadamente R$ 338 milhões, dos quais R$ 293 milhões serão financiados pela Caixa Econômica e R$ 45 milhões serão dados pela prefeitura como contrapartida.
Os projetos que serão entregues à CEF são os que integram o primeiro lote, como as intervenções no corredor da Zona Oeste BR-226 (avenidas Industrial João Motta - Km 6 - e Felizardo Moura), reestruturação da avenida Capitão-mor Gouveia (implantação de plataformas de embarque e desembarque, melhorias nas calçadas e na sinalização) e complexo viário da Urbana, onde acontecerá o pontapé das obras de mobilidade em Natal. Segundo o cronograma da administração municipal, as obras devem ser concluídas noprazo de 30 meses contando do seu início. (Paulo Nascimento)
Saiba mais: Túnel de drenagem da arena
O projeto de drenagem da Arena das Dunas foi dividido em duas etapas. A primeira inicia no Centro Administrativo até o Rio Potengi, e representa o valor de R$ 126 milhões assinados entre prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF)
A segunda etapa, cujo orçamento gira em torno de R$ 70 milhões, irá atender outras lagoas de captação, como a Lagoa do Preá, dos Potiguares e Rua Dr. José Gonçalves. Não há contrato assinado para esta segunda etapa
Após a assinatura do contrato inicia-se o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra, o que deverá levar em torno de 60 dias. Outros 40 dias deverão se passar para a contratação, quando em seguida se dará efetivamente o início das obras.
Fonte: Diário de Natal
0 comentários:
Postar um comentário