Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Empurra empurra nos terminais de ônibus de Fortaleza diminuem com a presença de fiscais

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Terminal do Siqueira, 7 horas. O burburinho na plataforma de embarque é intenso e o barulho ensurdecedor dos motores de ônibus toma conta do espaço. Na maioria das linhas, há grandes filas de pessoas aguardando a vez para embarcar, o que sempre gerava muita bagunça e empurra-empurra.
Desde maio, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realiza campanhas de conscientização dos usuários para que respeitem a fila. O resultado são filas mais “civilizadas” no terminal do Siqueira, apesar da grande quantidade de pessoas. Diariamente, 150 mil usuários circulam pelo local.

A linha (073) Siqueira/ Praia de Iracema estava com uma fila quilométrica na manhã de ontem. Segundo a atendente de telemarketing Maria Lídia Anastácio é todo o dia a mesma coisa. E a espera para embarcar é grande. “Mas, agora, está mais organizado. Ficou bem melhor depois que os fiscais começaram a orientar a fila”, afirma.

Os fiscais precisam abusar da garganta para por ordem nas filas dos ônibus. “Gente, vamos liberar o corredor para as pessoas passarem”, grita um deles. “Vamos afastando da porta para as pessoas subirem”, pede o outro. “Quem estiver no corredor, tem que subir, não pode ficar atrapalhando a fila”, explicava o terceiro. Agora, o melhor é ver os furões serem impedidos de cortar a fila. “Aqui você não pode passar, tem que ir para o final da fila”.

E os fiscais fazem falta quando não estão a frente das filas. “No fim de semana, volta a ser terrível”, afirma a modelista Maria José Gomes. Ela também reclama da espera pela linha (332) Siqueira /Lagoa, que já chegou a 40 minutos. “Em 30 minutos eu me desloco até ao trabalho. Às vezes, perco mais tempo esperando pelo ônibus”.

Segundo a Empresa de transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o trabalho de organização das filas dos terminais por fiscais será contínuo em todos os terminais de integração da cidade. No Siqueira, são 69 fiscais para garantir o embarque seguro dos passageiros.
Riscos

O terminal do Siqueira tem uma arquitetura peculiar. Ele é composto de uma única plataforma de embarque, em formato quadrangular. Separada dela, há uma plataforma de desembarque, onde acontecem alguns problemas.

Primeiro, ao desembarcarem dos ônibus, os usuários tentam atravessar direto para a plataforma de embarque, sem utilizar a faixa de pedestre. O problema é que alguns motoristas de ônibus trafegam em alta velocidade, mesmo dentro do terminal, gerando riscos de atropelamento. No horário de pico, também há uma grande tumulto de veículos na entrada do terminal pela avenida Osório de Paiva. Os portões de entrada e saída de veículos ficam lado-a-lado, gerando engarrafamento de ônibus dentro e fora do terminal.

A Etufor informa que será realizado um estudo para a colocação de grades entre as plataformas, para que os pedestres passem somente pela faixa de pedestre. Iniciativa semelhante já foi adotada no terminal do Papicu.

O órgão também informa que o limite máximo de velocidade dos veículos no interior do terminal é de 20km/h. Caso seja constatado o excesso de velocidade, a Etufor afirma que adota providência necessárias junto ao operador e à empresa de ônibus. Sobre os engarrafamentos na entrada do terminal, a empresa afirma que o portão de saída foi ampliado para facilitar o fluxo de veículos.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960