Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Em 69% das viagens, ônibus saem com atraso, diz auditoria

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fiscalização feita em 623 linhas de ônibus da capital (46,1% de um total de 1.352) constatou que 69,3% (432) delas não cumprem o horário previsto de partida.

A elevada quantidade de descumprimento de horários de viagem foi uma das observações do TCM (Tribunal de Contas do Município) em relação às contas de 2010 da prefeitura.

A auditoria não faz referência às outras 729 linhas, mas menciona que os testes "evidenciaram elevada quantidade de autuações pelo não cumprimento da partida". O documento do TCM ressalta, porém, que há "reincidência crônica", o que indicaria que a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) aplica multas, mas não consegue reverter a situação.

A informação do horário de circulação das linhas consta no site da SPTrans. Porém, se o horário de partida não é cumprido, todo o resto do trajeto acaba prejudicado.

Parte desse problema poderia estar solucionada se o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), implantado há sete anos, fizesse a fiscalização eletrônica do cumprimento do horário de viagens. Isso, porém, é feito manualmente por fiscais.

A auditoria do tribunal também cita deficiências nos corredores de ônibus, item mais mal avaliado na pesquisa feita pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). Entre os piores estão os das avenidas Santo Amaro (zona sul), 9 de Julho (zona oeste até o centro), Rebouças (zona oeste), Paes de Barros (zona leste) e Guarapiranga (extremo da zona sul).

Frota velha

O sistema de ônibus sofre de um deficit contínuo, hoje em R$ 952 milhões. Ou seja, o que os usuários pagam não é suficiente para cobrir os custos. As contas não fecham, principalmente pelos custos elevados das compensações tarifárias (gratuidades e estudantes, que pagam meia).

O TCM também constatou que as empresas não cumprem cláusulas contratuais que preveem que a idade média dos veículos seja, no máximo, cinco anos de uso. Além disso, alguns veículos chegam a ter mais do que o dobro dessa idade.

Multas por atraso cresceram 29,5%

Corredores de ônibus das avenidas Santo Amaro, 9 de Julho e Rebouças estão entre os mais deficientes


LUISA SANTOSA
Informações no Destak Jornal


Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960