Fiscalização feita em 623 linhas de ônibus da capital (46,1% de um total de 1.352) constatou que 69,3% (432) delas não cumprem o horário previsto de partida.
A elevada quantidade de descumprimento de horários de viagem foi uma das observações do TCM (Tribunal de Contas do Município) em relação às contas de 2010 da prefeitura.
A auditoria não faz referência às outras 729 linhas, mas menciona que os testes "evidenciaram elevada quantidade de autuações pelo não cumprimento da partida". O documento do TCM ressalta, porém, que há "reincidência crônica", o que indicaria que a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) aplica multas, mas não consegue reverter a situação.
A informação do horário de circulação das linhas consta no site da SPTrans. Porém, se o horário de partida não é cumprido, todo o resto do trajeto acaba prejudicado.
Parte desse problema poderia estar solucionada se o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), implantado há sete anos, fizesse a fiscalização eletrônica do cumprimento do horário de viagens. Isso, porém, é feito manualmente por fiscais.
A auditoria do tribunal também cita deficiências nos corredores de ônibus, item mais mal avaliado na pesquisa feita pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). Entre os piores estão os das avenidas Santo Amaro (zona sul), 9 de Julho (zona oeste até o centro), Rebouças (zona oeste), Paes de Barros (zona leste) e Guarapiranga (extremo da zona sul).
Frota velha
O sistema de ônibus sofre de um deficit contínuo, hoje em R$ 952 milhões. Ou seja, o que os usuários pagam não é suficiente para cobrir os custos. As contas não fecham, principalmente pelos custos elevados das compensações tarifárias (gratuidades e estudantes, que pagam meia).
O TCM também constatou que as empresas não cumprem cláusulas contratuais que preveem que a idade média dos veículos seja, no máximo, cinco anos de uso. Além disso, alguns veículos chegam a ter mais do que o dobro dessa idade.
Multas por atraso cresceram 29,5%
Corredores de ônibus das avenidas Santo Amaro, 9 de Julho e Rebouças estão entre os mais deficientes
A elevada quantidade de descumprimento de horários de viagem foi uma das observações do TCM (Tribunal de Contas do Município) em relação às contas de 2010 da prefeitura.
A auditoria não faz referência às outras 729 linhas, mas menciona que os testes "evidenciaram elevada quantidade de autuações pelo não cumprimento da partida". O documento do TCM ressalta, porém, que há "reincidência crônica", o que indicaria que a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) aplica multas, mas não consegue reverter a situação.
A informação do horário de circulação das linhas consta no site da SPTrans. Porém, se o horário de partida não é cumprido, todo o resto do trajeto acaba prejudicado.
Parte desse problema poderia estar solucionada se o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), implantado há sete anos, fizesse a fiscalização eletrônica do cumprimento do horário de viagens. Isso, porém, é feito manualmente por fiscais.
A auditoria do tribunal também cita deficiências nos corredores de ônibus, item mais mal avaliado na pesquisa feita pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). Entre os piores estão os das avenidas Santo Amaro (zona sul), 9 de Julho (zona oeste até o centro), Rebouças (zona oeste), Paes de Barros (zona leste) e Guarapiranga (extremo da zona sul).
Frota velha
O sistema de ônibus sofre de um deficit contínuo, hoje em R$ 952 milhões. Ou seja, o que os usuários pagam não é suficiente para cobrir os custos. As contas não fecham, principalmente pelos custos elevados das compensações tarifárias (gratuidades e estudantes, que pagam meia).
O TCM também constatou que as empresas não cumprem cláusulas contratuais que preveem que a idade média dos veículos seja, no máximo, cinco anos de uso. Além disso, alguns veículos chegam a ter mais do que o dobro dessa idade.
Multas por atraso cresceram 29,5%
Corredores de ônibus das avenidas Santo Amaro, 9 de Julho e Rebouças estão entre os mais deficientes
LUISA SANTOSA
Informações no Destak Jornal
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