Hora de embarque e desembarque é sempre tumultuado para usuários e motoristas que trafegam na avenida Djalma Batista (Michael Dantas )
Os transtornos causados pela aglomeração de veículos em um ponto de ônibus na avenida Djalma Batista já viraram rotina para usuários do transporte coletivo, motoristas e clientes do Manaus Plaza Shopping, na Zona Centro-Sul.
O ponto de ônibus foi instalado sem recuo para o embarque e desembarque de passageiros e tem causado congestionamentos na avenida.
Veículos em fila dupla, embarque e desembarque de passageiros fora do ponto e obstrução de garagem estão entre as principais irregularidades flagradas diariamente no local.
Sem fiscalização, motoristas de ônibus e micro-ônibus param em qualquer lugar enquanto causam retenção na avenida e um verdadeiro buzinaço de veículos de passeio que tentam seguir em frente.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, a via tem três faixas e espaço suficiente para que três veículos transitem lado a lado.
No entanto, com o tumulto e a fila dupla no ponto de ônibus, a capacidade da via é reduzida para uma faixa. O congestionamento se intensifica em horários de pico e se estende até o início da avenida Djalma Batista.
Um motorista de micro-ônibus da linha 826, que preferiu não se identificar, contou que a prioridade é pegar o maior número de passageiros. Segundo ele, é comum os motoristas de transporte coletivo pararem no trecho que compreende desde o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) até a extremidade do shopping para pegar passageiros.
Ele reconhece que a prática é irregular, já que o ponto de ônibus fica localizado a alguns metros de distância, mas atribui a culpa ao centro comercial que não construiu o recuo para os veículos.
“Sei que estou errado, mas o que posso fazer? É bom porque não tem fiscalização. Se o shopping tivesse feito o recuo na calçada para que pudéssemos parar deixando a avenida livre, como o Amazonas Shopping fez, a situação seria diferente”, disse.
O empresário Francisco Almeida, 39, reclama da desorganização no local.
“Tudo está errado a começar pelo shopping que foi construído quase no limite da avenida. A entrada do shopping fica praticamente na rua e apesar de a calçada ser grande, não fizeram recuo para a parada de ônibus. Os motoristas de ônibus, por terem veículos maiores, param onde querem sem pensar em quem vem atrás e o trânsito fica parado por causa de um único ponto”, disse.
O próprio shopping reconhece que o ponto de ônibus é problemático. Todos os dias a direção do centro comercial recebe, em média, de cinco a dez reclamações de clientes descontentes com os transtornos causados pelo ponto de ônibus.
A assessoria de marketing do shopping informou que já pediu para que a prefeitura retire ou transfira a parada de ônibus para outro local, mas até o momento não houve resposta.
O centro comercial também informou que o pré-projeto de ampliação do prédio previa o recuo do ponto de ônibus, mas isso não aconteceu.
Manaustrans utiliza cones e agentes
Segundo Walter Cruz, diariamente o instituto tenta reduzir a retenção no local deslocando agentes e instalando cones na via.
Segundo Walter Cruz, diariamente o instituto tenta reduzir a retenção no local deslocando agentes e instalando cones na via.
Cruz explica que os cones servem para disciplinar os condutores a usarem apenas um das faixas disponíveis. Após falar com a reportagem, Cruz prometeu reforçar a fiscalização na área a partir da 16h.
O coronel ressalta que o problema se intensifica por conta dos pedestres que insistem em atravessar na avenida, sendo que existem duas passarelas próximas ao centro comercial.
“Os pedestres têm um faixa antes do Plaza e outra em frente ao Amazonas Shopping, mas atravessam na avenida. Isso faz com que o motorista reduza a velocidade e contribua para a retenção na via”, disse Walter Cruz.
Saiba mais
Propostas
Walter Cruz aponta que a uma das propostas para solucionar o congestionamento na área é a reduzir o número de linhas de ônibus que param em frente ao shopping. A medida está sendo estudada pelo Manaustrans e pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Walter Cruz aponta que a uma das propostas para solucionar o congestionamento na área é a reduzir o número de linhas de ônibus que param em frente ao shopping. A medida está sendo estudada pelo Manaustrans e pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
A segunda proposta, apontada por ele como definitiva, é retirar a parada de ônibus do local. Caso a proposta seja aprovada, o ponto de ônibus localizado em frente ao Centro Integrado de Educação Cristã (Ciec) será o mais próximo do shopping.
Fonte: A Critica
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