Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Subsídio a empresas pagaria 16 corredores de ônibus em São Paulo

terça-feira, 1 de março de 2011



Fonte: eBand

Apesar do reajuste de 11% na tarifa, aplicado em janeiro, o sistema de ônibus da cidade de São Paulo continua operando no vermelho. No ano passado, a prefeitura gastou R$ 660 milhões para subsidiar as empresas de ônibus. A quantia seria suficiente para cobrir os custos de 16 corredores exclusivos iguais ao da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, anunciado recentemente pela gestão Gilberto Kassab (DEM).

Com três quilômetros de extensão, o corredor terá um custo de R$ 40 milhões. Segundo a prefeitura, o subsídio serve para cobrir a gratuidade de passagens deidosos, portadores de deficiência e a meia passagem de estudantes.

Esse ano, mesmo com o reajuste da tarifa acima da inflação, os gastos devem aumentar ainda mais. No Orçamento 2011, a prefeitura reservou R$ 743 milhões para subsídios, um aumento de 12,5% em relação a 2010.

Somando o valor gasto nos últimos cinco anos (2007-2011), chega-se à astronômica quantia de R$ 3,22 bilhões. É o mesmo montante que o governo estadual pretende gastar no projeto do monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi, num traçado de 21,5 quilômetros.

Em 2010, foram gastos R$ 660 mi em subsídios para ônibus da capital. Além de compensar as empresas, a prefeitura também é responsável por bancar melhorias no sistema, como reformas nos terminais e pontos. Em vários outros municípios, os contratos de concessão preveem que as empresas tenham de investir na infraestrutura.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960