O governo estadual pretende integrar a estação de metrô da Praça Saens Peña, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, aos morros do bairro através de um sistema de monotrilhos. A Secretaria de Obras tem na prancheta um projeto para instalar veículos leves sobre trilhos (VLTs) na região com recursos do PAC 2. A linha, segundo o secretário Hudson Braga, teria seis quilômetros, e se estenderia até a Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista, na entrada do Parque Nacional da Tijuca.
Os morros atendidos seriam os do Salgueiro, Formiga e Borel. Pelo projeto, o monotrilho seguiria por um trajeto suspenso, margeando as encostas. Além disso, o sistema serviria como barreira para evitar a expansão das favelas.
- A função principal é a de transportar os moradores desses locais. Mas há um segundo benefício para a cidade: os trilhos funcionariam como um ecolimite, uma vez que pretendemos desadensar a encosta e reduzir riscos de deslizamento – diz o secretário.
A ideia é que a concessionária Metrô Rio opere o VLT, copiando o modelo adotado no Complexo do Alemão, na Zona da Leopoldina. Lá, o teleférico que se integrará à estação de trem de Bonsucesso será administrado pela SuperVia. A ligação com o metrô se daria por um elevador, semelhante ao construído em Ipanema. Ainda não se decidiu se o VLT será gratuito ou não.
Fonte: Extra Online
0 comentários:
Postar um comentário