Settran discute melhoria do transporte público em Itabuna

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) de Itabuna quer a melhoria do sistema de transporte público do município, inclusive com a implantação do sistema de transbordo, sem onerar custos para o usuário. Para isso desde o último mês de abril vem realizando estudos técnicos e pesquisa junto à população, por meio da empresa Logitrans – Logística, Engenharia e Transporte, de Curitiba.
O resultado desse trabalho foi apresentado ao prefeito Capitão Azevedo e ao titular da Settran, Wesley Melo, na tarde da quarta-feira (6), no TariK Hotel. Também participaram do encontro os diretores das empresas de transporte Rio Cachoeira e São Miguel e técnicos da Settran. Wesley explicou que o próximo passo é apresentar a proposta ao Conselho Municipal de Trânsito, à Câmara de Vereadores em audiência pública e, por fim, a realização de um seminário com a participação de toda a sociedade.
“Como o transporte público é um serviço básico e essencial, é importante que a comunidade ajude na aprovação de propostas que vão modernizar e agilizar o transporte público em nossa cidade por meio de  um  do moderno sistema  de transbordo”, explicou o secretário.
Ele informou que a maior dificuldade enfrentada pela população é a falta de ônibus que circulem de um bairro para todos. Quem se utiliza desse serviço às vezes pode pegar dois ou mais ônibus, pagando passagem por cada um.

Uma passagem a menos
Com o sistema de transbordo, ele paga uma passagem em um ônibus salta num ponto e pega outro com a mesma passagem. A proposta também prevê a redução no tempo de espera. Com a política de melhoria, previsto no sistema, esse tempo não deve ultrapassar oito minutos. 
Ele lembra que quando o prefeito foi secretário de Transporte em Itabuna, tinha feito uma pesquisa junto a comunidade e as duas maiores queixas dos usuários eram justamente o alto preço da tarifa  e o longo tempo de espera. “Infelizmente esse quadro continua, mas estamos buscando alternativas para modernizar e humanizar sistema, eliminando esse tipo de problema que afeta a maior parte da população que usa o transporte público”.

O sistema de transbordo 
Wesley informa que o modelo de transbordo (ou a mesma bilhetagem de um ônibus para outro) foi pioneiro em Curitiba e funciona como referência nacional. “A maioria das capitais e as cidades do porte de Itabuna já contam com esse sistema e se a população aprovar,  com certeza teremos um sistema de transporte mais eficaz e bem melhor em nosso município, e é o que pretendemos”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itabuna

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960