Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo: "Guru" de futuro secretário defende corredor de ônibus

quinta-feira, 10 de junho de 2010


O transporte coletivo nunca esteve em situação "tão crítica", não houve "grande avanço" recente e existe necessidade urgente de corredores de ônibus, mais úteis e baratos que o monotrilho -defendido por Alexandre de Moraes, secretário que está de saída da gestão Kassab.

Esse ideário é defendido por Adriano Branco, engenheiro que, além de próximo de Kassab, é tio e "guru" de Marcelo Branco, futuro chefe do trânsito e do transporte no lugar de Moraes.

O prefeito confirmou ontem oficialmente a saída de Moraes, chefe das pastas dos Transportes e de Serviços.Kassab disse que os projetos seguem os mesmos, incluindo a previsão de vetar motos na av. 23 de Maio e de novas restrições a caminhões na av. dos Bandeirantes e marginal Pinheiros.

Mas nas equipes técnicas já são esperadas novas medidas especialmente em transporte, alvo de críticas por não ter investido em corredores -exceção ao Fura-Fila. A proposta é cobrada por empresas de ônibus e pelo tio do novo secretário.

"Há visivelmente retrocesso na qualidade do transporte. O que a prefeitura pode fazer de mais eficaz são os corredores. Precisa de uma virada forte", diz Adriano, que foi secretário dos Transportes (Montoro) e da Habitação (Quércia) nos anos 80.

Marcelo, administrador de empresas, atuava no escritório do tio antes de entrar no governo. Passou pela Secretaria Estadual da Habitação e foi secretário da Infraestrutura de Kassab -quando fez projetos com dicas do tio.

Transita bem tanto entre políticos do PSDB como do DEM, mas é considerado discreto, com perfil mais técnico. Na pasta anterior, era responsável por uma obra bilionária -um túnel da Roberto Marinho até a Imigrantes.

O prefeito adotou discurso de que Moraes saiu por conta própria, para abrir um escritório de advocacia. Negou desgastes. Relatos de auxiliares de ambos são diferentes.

Além de divergências com o governo Serra/Goldman na criação de uma agência metropolitana de transportes, Moraes enfrentou desgaste por falhas na coleta de lixo e declarações sobre restrições a estacionamento nas vias públicas.

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960