Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Plano Diretor aponta a necessidade de mais corredores de ônibus

sábado, 1 de maio de 2010


O Plano Diretor, em revisão na Câmara Municipal, aponta a necessidade de investimentos em transporte público. E os corredores de ônibus são uma das alternativas para o caos do trânsito. No começo da noite, a velocidade média na capital paulista é de mais ou menos 15 km/h.
Na cidade congestionada, mais 800 veículos são emplacados por dia. “São Paulo vive hoje um estado de caos. Basta que tenha um acidente numa das marginais que São Paulo inteira para”, diz Lucila Lacreta, arquiteta e urbanista.
Pra fazer a metrópole andar, o Plano Diretor propõe um casamento do trânsito com a expansão da cidade. Percília Gomes de Oliveira, corretora de imóveis, mora na Pompeia há quase 30 anos. Nesse tempo viu a construção de dois shoppings, um supermercado e dezenas de prédios.
“A consequência disso é um trânsito danado, você tem dificuldade pra estacionar nas ruas, que era muito mais fácil. Hoje em dia é difícil você parar em algum lugar para poder estacionar o carro. É complicado”, afirma.
A saída é uma velha conhecida: priorizar o transporte coletivo, com mais corredores e faixas exclusivas de ônibus.
Em 2002, quando o Plano Diretor entrou em vigor, estudos apontavam a necessidade de construir 325 km de corredores em dez anos. Até agora, foram feitos 82.
Trem, ônibus, metrô - tudo é necessário. A verdade, dizem os especialistas, é que não existe milagre - é preciso dar condições para que o motorista possa deixar o carro de lado
“Então, quando as pessoas dizem 'o trânsito de São Paulo é muito ruim', é preciso dizer que o transporte de São Paulo é muito ruim por isso o trânsito é como é”, afirma o consultor de políticas públicas Adriano Branco.
Não há uma data definida para o fim das discussões sobre a revisão do Plano Diretor. Mas pelo menos até 25 de maio os vereadores vão continuar debatendo o tema.


Fonte: SPTV

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960