O gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans, Rogério Carvalho Silva, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de ampliação do metrô de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Ele foi ouvido pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiência para debater futuras intervenções viárias na capital.Segundo o representante da BHTrans, a aposta será no Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores expressos de ônibus articulados em vias consideradas estratégicas da cidade – uma das sedes do Mundial. O curto tempo disponível para as obras e o alto custo da operação são os principais fatores que inviabilizam a ampliação do metrô. "Não adianta esperarmos mais 10 anos pelo metrô. Precisamos de uma solução urgente, e o BRT é uma alternativa concreta", afirmou.
Rogério Carvalho alegou ainda que o BRT ficará 90% mais barato que o metrô, e o sistema será capaz de transportar grande volume de passageiros com eficiência e conforto. "Haverá monitoramento eletrônico, que permitirá, por exemplo, o controle de tráfego de cada veículo. Assim, o passageiro saberá exatamente o tempo que falta para que sua condução chegue à estação, de onde o embarque será feito em nível", explicou. A intenção da Prefeitura é implantar o BRT nas Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Carlos Luz.
Além do BRT, o diretor-operacional da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Roger Gama Veloso, explicou na audiência que outras obras viárias serão feitas em Belo Horizonte para o Mundial, entre elas a Via 710, o alargamento da Avenida Pedro I, que exigirá a desapropriação de imóveis residenciais e comerciais ao longo da via, e o complexo da Avenida Abrahão Caram.
Rogério Carvalho alegou ainda que o BRT ficará 90% mais barato que o metrô, e o sistema será capaz de transportar grande volume de passageiros com eficiência e conforto. "Haverá monitoramento eletrônico, que permitirá, por exemplo, o controle de tráfego de cada veículo. Assim, o passageiro saberá exatamente o tempo que falta para que sua condução chegue à estação, de onde o embarque será feito em nível", explicou. A intenção da Prefeitura é implantar o BRT nas Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Carlos Luz.
Além do BRT, o diretor-operacional da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Roger Gama Veloso, explicou na audiência que outras obras viárias serão feitas em Belo Horizonte para o Mundial, entre elas a Via 710, o alargamento da Avenida Pedro I, que exigirá a desapropriação de imóveis residenciais e comerciais ao longo da via, e o complexo da Avenida Abrahão Caram.
Fonte: Uai Minas
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