Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Código de Postura define padrão de abrigos de ônibus em Belo Horizonte

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Agora, está na lei. Em Belo Horizonte, os abrigos de ônibus devem seguir um padrão, segundo o novo Código de Posturas. A falta de conforto e de proteção nos pontos é uma das reclamações dos passageiros do transporte coletivo.
O problema é que a legislação não define onde os abrigos devem ser instalados. E, segundo a BHtrans, em alguns locais eles são inviáveis. Faça chuva ou faça sol, dia após dia, Bernardete está lá, no ponto de ônibus, no bairro Dom Cabral, sem a proteção do abrigo. Na Via Expressa, na altura do bairro João Pinheiro, existem abrigos, mas neste lugar, quem quiser se sentar tem que disputar espaço com o mato.
Em outro ponto da Via Expressa, existem marcas do que um dia foi um abrigo de ônibus. Segundo moradores da região um carro invadiu a calçada e arrancou o abrigo, há cinco meses e até hoje ele está assim.
Esse é apenas um dos problemas de quem utiliza o ponto. Para chegar até o local, alguns encaram um paredão. Outros passam por uma trilha. Não há lei que obrigue a instalação de abrigos para passageiros de ônibus, na capital.
No ano passado, a BHtrans começou a colocar barras de ferro, que deveriam servir como encostos. Uma solução que não agradou. As barras, agora, estão sendo retiradas. É que o novo Código de Posturas definiu normas para os abrigos. Eles devem ser como este: com cobertura, assento e lixeira. Instalar bancos em 280 pontos, onde existiam encostos, vai custar R$ 200 mil.
Hoje, dos 9,5 mil pontos, pouco mais de 1.300 oferecem conforto para os passageiros. A BHtrans diz que esbarra em problemas técnicos e financeiros.
Segundo a BHtrans, as barras que serviam de encosto estão sendo reaproveitadas na confecção dos bancos. A previsão é que a substituição seja concluída até o fim do mês. A Secretaria Municipal de Regulação Urbana informa que, somente após a regulamentação do novo Código de Posturas, serão estabelecidas multas para o caso de descumprimento das normas.
Os usuários que quiserem pedir a instalação de abrigos ou reclamar das condições dos equipamentos podem ligar para a central de relacionamento da prefeitura, no número 156.
Fonte: Globominas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960