Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Calor e superlotação no metrô do RJ e SP

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


Nas duas maiores cidade do país, o cidadão que precisa usar o metrô enfrenta a superlotação e muito calor. Milhões de trabalhadores que usam diariamente o metrô no Rio e em São Paulo fazem a mesma pergunta: “Não tem alguma coisa para melhorar esse metrô? Falta tudo, cadê a refrigeração daqui?”.

Um transporte que deveria unir conforto e rapidez, mas que, para os usuários, está bem longe disso. “Horrível, isso aqui está pior do que andar de ônibus”.

No Rio, nós acompanhamos uma viagem na linha que liga a Pavuna, na Zona Norte, ao bairro de Botafogo, na Zona Sul. Na maior parte desse percurso, os vagões circulam na superfície. Ou seja, esse é o trajeto mais quente para quem anda de metrô, cerca de uma hora de sofrimento para os passageiros. “Tem que ser forte para você pegar uma viagem e você não passar mal dentro”. “É horrível depois de um dia cansativo de trabalho pegar o metrô dessa forma”.

Em São Paulo, percorremos nove estações da linha vermelha. O trajeto da Barra Funda até a estação de Belém não tem ar-condicionado. Mais reclamações. “O metrô não tem mais ar-condicionado, o que tem não funciona, não sei o que acontece”. “Olha isso aqui, uma sauna praticamente”.

No Rio, o martírio já começa na espera pelos trens. “É o tempo todo assim”. “Às vezes eu trago uma outra blusa na bolsa para poder trocar quando chego no trabalho”. Um homem aproveita o ar que vem de fora, enquanto a porta do vagão não fecha. Dentro, o calor é agravado pela superlotação. “Sempre quente, sempre apertado, sempre demora”. “Muito quente, muito quente. O ar não dá vazão”.

Nas duas maiores cidades do país, a mesma revolta. “As pessoas precisam ser tratadas com mais dignidade. Elas pagam imposto, elas levantam cedo, elas trabalham e batalham, então elas precisam ser tratadas com mais dignidade”. A concessionária do metrô do Rio declarou que até o ano que vem vai substituir os trens antigos e o metrô de São Paulo informou que toda a frota terá ar-condicionado até 2012.


Fonte: Jornal Nacional

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960