Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Corredor Central de Campinas começa a funcionar neste sábado

sábado, 9 de janeiro de 2010


Circular na Região Central vai ficar mais seguro e rápido. A Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), vai implantar um conjunto de medidas capazes de melhorar o transporte e o trânsito em todo o Centro.
As alterações integram o Corredor Central, que será implantado a partir deste sábado, dia 9 de janeiro e, como esclareceu o secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, vai priorizar o transporte coletivo e reorganizar o trânsito, reduzindo os pontos de conflitos, com ações voltadas à mobilidade.
Formado pelas avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina e com 8,6 quilômetros de extensão, sendo 4,2 quilômetros de pista interna e 4,4 de pista externa, o corredor terá faixa exclusiva (à direita) ao transporte coletivo na sua pista interna e faixa preferencial (à esquerda) na pista externa (exceto na Avenida Orosimbo Maia).
Na faixa exclusiva, somente é permitida a circulação dos transportes urbano e metropolitano, por ônibus e miniônibus. Já na faixa preferencial, o uso do sistema viário será preferencial ao ônibus, podendo ser usado por outros veículos na ausência dele. A EMDEC permitirá, ainda, a circulação de veículos do serviço de fretamento apenas no período das 20h às 7h, nas faixas exclusivas.
A Secretaria de Transporte irá publicar no Diário Oficial do Município (DOM) todas as resoluções que regulamentarão a nova velocidade, as regras de circulação, para o fretamento e carga e descarga.
De acordo com Bittencourt, todas as mudanças operacionais integram um plano que vem sendo colocado em prática desde a implantação do Bilhete Único e, no início de dezembro passado, com a conclusão das obras de infraestrutura de transporte na região central, que incluíram as cinco estações de transferência e o tratamento especial dos pontos de parada do transporte.
“Como são várias alterações, escolhemos o período de férias, quando o fluxo de veículos e também do transporte coletivo é menor para que sejam feitas as adaptações”, informou. O secretário ressalta que os motoristas terão todo o mês de janeiro para assimilar as novas regras.

Velocidade x segurança
Em todas as vias do Corredor Central a velocidade permitida agora é de 50 km/h. A EMDEC reduziu a velocidade nessas vias para ampliar a segurança, sobretudo, porque a área central recebe, diariamente, cerca de 400 mil pessoas, a grande maioria pedestres. Só entre os usuários de ônibus são mais de 160 mil pessoas.
Essa medida foi adotada, pois em casos de acidentes e atropelamentos, as chances de sobrevivência aumentam quando a velocidade é reduzida.
A probabilidade de uma vítima morrer num atropelamento com o veículo a 60 km/h é de 90%. Já quando a velocidade é reduzida para 50 km/h, o risco de falecimento cai para 62%, triplicando a segurança dos pedestres.
Vale destacar que a EMDEC realizou testes que apontaram que na realização do percurso do Corredor Central em 60 km/h, os motoristas quase, invariavelmente, eram obrigados a parar nos semáforos. Já a 50 km/h, é possível concluir o trajeto sem precisar parar tantas vezes.

O Corredor em números - informações sobre o transporte
160 mil - é o número de usuários do transporte público no Corredor Central.
58 - são as linhas do sistema InterCamp trafegam pelo Corredor Central.
05 - número total de Estações de Transferências implantadas no Corredor (Anchieta, Dona Libânia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina).
04 - são os pontos de parada na Avenida Orosimbo Maia que receberam tratamento especial (Barata Ribeiro, Sacramento, Maternidade e Jorge Miranda).
65 - número de abrigos .

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960