As alterações integram o Corredor Central, que será implantado a partir deste sábado, dia 9 de janeiro e, como esclareceu o secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, vai priorizar o transporte coletivo e reorganizar o trânsito, reduzindo os pontos de conflitos, com ações voltadas à mobilidade.
Formado pelas avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina e com 8,6 quilômetros de extensão, sendo 4,2 quilômetros de pista interna e 4,4 de pista externa, o corredor terá faixa exclusiva (à direita) ao transporte coletivo na sua pista interna e faixa preferencial (à esquerda) na pista externa (exceto na Avenida Orosimbo Maia).
Na faixa exclusiva, somente é permitida a circulação dos transportes urbano e metropolitano, por ônibus e miniônibus. Já na faixa preferencial, o uso do sistema viário será preferencial ao ônibus, podendo ser usado por outros veículos na ausência dele. A EMDEC permitirá, ainda, a circulação de veículos do serviço de fretamento apenas no período das 20h às 7h, nas faixas exclusivas.
A Secretaria de Transporte irá publicar no Diário Oficial do Município (DOM) todas as resoluções que regulamentarão a nova velocidade, as regras de circulação, para o fretamento e carga e descarga.
De acordo com Bittencourt, todas as mudanças operacionais integram um plano que vem sendo colocado em prática desde a implantação do Bilhete Único e, no início de dezembro passado, com a conclusão das obras de infraestrutura de transporte na região central, que incluíram as cinco estações de transferência e o tratamento especial dos pontos de parada do transporte.
“Como são várias alterações, escolhemos o período de férias, quando o fluxo de veículos e também do transporte coletivo é menor para que sejam feitas as adaptações”, informou. O secretário ressalta que os motoristas terão todo o mês de janeiro para assimilar as novas regras.
Em todas as vias do Corredor Central a velocidade permitida agora é de 50 km/h. A EMDEC reduziu a velocidade nessas vias para ampliar a segurança, sobretudo, porque a área central recebe, diariamente, cerca de 400 mil pessoas, a grande maioria pedestres. Só entre os usuários de ônibus são mais de 160 mil pessoas.
Essa medida foi adotada, pois em casos de acidentes e atropelamentos, as chances de sobrevivência aumentam quando a velocidade é reduzida.
A probabilidade de uma vítima morrer num atropelamento com o veículo a 60 km/h é de 90%. Já quando a velocidade é reduzida para 50 km/h, o risco de falecimento cai para 62%, triplicando a segurança dos pedestres.
Vale destacar que a EMDEC realizou testes que apontaram que na realização do percurso do Corredor Central em 60 km/h, os motoristas quase, invariavelmente, eram obrigados a parar nos semáforos. Já a 50 km/h, é possível concluir o trajeto sem precisar parar tantas vezes.
O Corredor em números - informações sobre o transporte
160 mil - é o número de usuários do transporte público no Corredor Central.
58 - são as linhas do sistema InterCamp trafegam pelo Corredor Central.
05 - número total de Estações de Transferências implantadas no Corredor (Anchieta, Dona Libânia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina).
04 - são os pontos de parada na Avenida Orosimbo Maia que receberam tratamento especial (Barata Ribeiro, Sacramento, Maternidade e Jorge Miranda).
65 - número de abrigos .
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