ATP solicita suspensão de 12 linhas de transporte coletivo em Porto Alegre

segunda-feira, 25 de maio de 2020

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) solicitou a suspensão de 12 linhas de ônibus a partir da próxima segunda-feira (25). O pedido foi feito à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), motivado pela redução na demanda nos últimos dois meses, que chegou a 80% no volume diário de passageiros. A suspensão afetaria o itinerário das empresas Viva Sul, MOB, Mais e Via Leste.

Para prefeitura de Porto Alegre, a ação seria um descumprimento de contrato e informa que a operação deve ser mantida. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), o executivo estaria “preparando alternativas para uma possível interrupção do transporte, inclusive com apoio do Exército", segundo nota divulgada nesta sexta-feira (22).

As linhas atingidas são: 361 CEFER, 255 Caldre Fião, 718 Ilha da Pintada, 705 2 Aeroporto / CEASA, B09 Aeroporto / Indústrias / Iguatemi, 654 Educandário Petrópolis, 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso, 525 Rio Branco / Anita / Iguatemi, 282 Cruzeiro do Sul, 282 1 Pereira Passos, 289 Rincão / Via Oscar Pereira, 2843 B.Velho (S.Francisco) / Rincão / Betão até Azenha.

No total, seriam 526 viagens a menos por dia durante a semana, atingindo mais de 15 mil passageiros, segundo números da prefeitura. Nos fins de semana, a suspensão atingiria mais de sete mil pessoas - em um total de 390 viagens diárias a menos.

Informações: Jornal do Comércio

READ MORE - ATP solicita suspensão de 12 linhas de transporte coletivo em Porto Alegre

CTTU faz mudanças no cruzamento da Agamenon com a Rui Barbosa

A partir desta segunda-feira (25), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá implantar duas alterações no cruzamento das avenidas Agamenon Magalhães com a Rui Barbosa, perto do Parque Amorim e do Tribunal Regional Eleitoral. A primeira mudança é para quem vem pela Rui Barbosa: antes de se aproximar do cruzamento, se for para Olinda ou para o centro, deve se manter nas faixas da esquerda; se for para Boa Viagem, à direita. 

Neste caso, a CTTU irá montar canteiros para deixar bem separados os fluxos da Rui Barbosa. Com isso, o local ganhará novas faixas de pedestre, que reduzirão o tempo de travessia por lá - de 160 para 90 metros. 

A segunda mudança é na pista local/paralela da Agamenon, no sentido Boa Viagem/Olinda. Ao se aproximar do Parque Amorim, o motorista não poderá mais seguir direto como acontece hoje. Terá de virar à direita, na Rua João Fernandes Vieira e, depois, entrar novamente na avenida.

A CTTU acredita que as mudanças darão mais fluidez ao trânsito neste trecho da Agamenon e beneficiará, além dos pedestres, os usuários de transporte público. A via é um grande corredor de ônibus e tem recebido diversas intervenções para melhorar a mobilidade dos coletivos. 

“Este é mais um projeto na Avenida Agamenon Magalhães dedicado à segurança do pedestre, que faz parte de um plano mais amplo da gestão em implantar várias intervenções ao longo da via que viabilizem o tráfego e a segurança viária dos que andam a pé”, diz a presidente da autarquia, Taciana Ferreira.

Informações: Diário de Pernambuco


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - CTTU faz mudanças no cruzamento da Agamenon com a Rui Barbosa

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960