Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeitura do Rio padroniza exibição de mensagens nos painéis dos ônibus

segunda-feira, 15 de julho de 2019

A Secretaria Municipal de Transportes criou novas regras para facilitar a visualização das informações dos serviços dos ônibus municipais. A Resolução nº 3149, publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial, normatiza as mensagens divulgadas nos painéis externos dos coletivos. Com a medida, os passageiros terão mais clareza para identificar os principais bairros e as vias que as linhas acessam, bem como se o coletivo realiza um serviço direto, variante, especial, regular, parcial ou noturno. 

Na painel superior do veículo devem constar, de forma abreviada e fixa, o tipo de serviço da linha, como SN (serviço noturno), SV (Serviço Variante), SP (Serviço Parcial), SR (Serviço Regular), SE (Serviço Especial), SD (Serviço Direto), o número da linha, e o destino principal (sendo alterado na ida e na volta). 

No painel menor, que fica logo abaixo do principal, no canto direito, devem constar os bairros importantes e principais vias que a linha em questão acessa, ou outros dados operacionais, alterando as informações no prazo de dois segundos. 

Já no painel inferior, também do lado direito, é preciso constar o tipo de parada (BRS) e o valor da tarifa, alterando as informações a cada dois segundos. Para os veículos que não possuírem painel no canto inferior do para-brisa frontal, as informações deverão ser veiculadas através de adesivos.

O painel traseiro deve sempre mostrar o tipo de serviço (SV, SN, SP, SR, SE, SD) e o número da linha, de forma fixa.

Já o painel localizado na lateral direita do ônibus deve indicar o tipo de serviço, o número da linha, o tipo de parada (BRS) e o valor da tarifa. As informações devem ser alternadas a cada segundo.

Toda a frota integrante do Sistema de Transporte Público por Ônibus da cidade do Rio de Janeiro deverá se adequar às normas publicadas nesta sexta-feira. Em caso de descumprimento, o consórcio responsável está sujeito a multa de 130 Ufir-RJ (R$ 444), conforme previsto no Art. 16 do Código Disciplinar.

Fonte: Diário Carioca 


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Prefeitura do Rio padroniza exibição de mensagens nos painéis dos ônibus

BRT Transbrasil começará a operar como corredor de BRS para ônibus

Planejado para ser o quarto BRT da cidade, o Transbrasil, que vai ligar Deodoro à Central do Brasil com ônibus articulados, deve ser inaugurado, em dezembro, mas não da forma como estava prevista. Os 39 quilômetros do sistema vão funcionar como BRS, por onde vão circular ônibus tradicionais. 

A ideia é que esse modelo seja temporário, e que as vias sejam readaptadas, em agosto de 2020, para operar como prevê o projeto original. A mudança de rumo aconteceu porque a prefeitura, que começou na sexta-feira a instalar a estrutura de um viaduto que ligará a Avenida Brasil à Avenida Rio de Janeiro, decidiu esperar pela conclusão das obras de dois terminais de integração para linhas intermunicipais, nos trevos das Margaridas (BR-016) e das Missões (BR-040). Os dois não estavam na licitação de 2014.

Fonte: O Globo


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - BRT Transbrasil começará a operar como corredor de BRS para ônibus

Metrô compra trens e sistemas para a monotrilho da Linha 17-Ouro

O Metrô de São Paulo informou agora a noite que deve publicar no Diário Oficial desta sexta-feira (12) a abertura de licitação para a compra de 14 trens e dos sistemas de sinalização da Linha 17-Ouro.

A concorrência será internacional e a sessão de recebimento das propostas será feita em 15/09.

É previsto também a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha, bem como de equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e de manutenção dos trens.

Fonte: ViaTrolebus


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Metrô compra trens e sistemas para a monotrilho da Linha 17-Ouro

Linha Centro do Metrô Recife só deverá ser normalizada na quinta

A semana promete ser de transtornos para usuários do Metrô do Recife. É que a Linha Centro, que opera em 18 estações, só deverá voltar a operar normalmente na próxima quinta-feira (18). Até lá, a linha, que funcionava em dois sentidos (Camaragibe e Jaboatão), circulará apenas em única via, levando a um maior intervalo de espera dos trens.

A mudança ocorre após um trecho de um quilômetro entre as estações Ipiranga e Mangueira ser danificada depois que um cabo da rede aérea, que alimenta a circulação dos veículos, romper neste domingo (14). Equipes de Manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) trabalham no conserto dos sistema.

Segundo a companhia, o prazo se tornou extenso porque vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação.

A linha Centro é responsável por atender a maior demanda de usuários da rede do metrô. Com saída na estação Recife, os trens seguem por nove paradas em um ramal único, até Coqueiral. Depois, o equipamento é dividido em dois percursos.

A linha Centro-1 é composta por cinco estações, e segue em direção a Camaragibe. Já a Centro-2 tem quatro paradas, com destino a Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Fonte: OP9


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Linha Centro do Metrô Recife só deverá ser normalizada na quinta

Obras da Linha Leste do metrô avançam no Centro de Fortaleza

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, acompanhou nesta semana os trabalhos no canteiro de obras da Linha Leste, localizado no Centro da cidade. No trecho, que será o ponto de partida da nova linha, os serviços se dividem em várias frentes. “Temos um canteiro de pouco mais de um quilômetro de extensão, exatamente onde a Linha Leste começa. Nessa área, haverá duas estações e o início da perfuração dos túneis. Por isso, concentramos diversas atividades básicas da obra, como a montagem das tuneladoras, que são as máquinas que escavarão os túneis, e a fabricação dos anéis de concreto, que vão revesti-los”, explica o secretário.

As duas tuneladoras que serão utilizadas para escavar os túneis até o Papicu já estão com suas montagens bem adiantadas, dentro do shaft (emboque), de onde partirão. Enquanto isso, a fábrica de aduelas (anéis estruturais que revestem e dão estabilidade aos túneis) entrará em fase de testes nos próximos dias, para posterior início da produção das peças de concreto.

Os serviços também avançam nas contenções e escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, que será a primeira subterrânea da nova linha. A execução dos trabalhos, que contam com cerca de 496 colaboradores, foram acompanhados também pela equipe da Coordenadoria de Transportes e Obras da Seinfra e por engenheiros do consórcio construtor.

Fonte: Governo do Estado



Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Obras da Linha Leste do metrô avançam no Centro de Fortaleza

Em Natal, Motoristas de ônibus anunciam greve a partir de quarta-feira

Categoria dos motoristas de ônibus das linhas intermunicipais de Natal e região aprovaram na manhã deste sábado (13), em assembleia, que haverá greve geral por tempo indeterminado a partir da quarta-feira (17).

Os motivos que levaram os trabalhadores a aprovarem a decisão da greve geral por tempo indeterminado foram os cortes nas gratificações e dupla função no trabalho (Motorista e cobrador).

Segundo o presidente do Sintro, Júnior Rodoviário, a categoria tem que exigir a gratificação ou a comissão do modo que era antes. “Precisamos reivindicar agora, pois daqui a dois anos, não terá mais pagamento em espécie. A nossa categoria vai trabalhar mais e recebemos menos, isso não pode. A paralisação vai começar nesta quarta-feira (17), e só rodarão as frotas de emergência”

Fonte: OP9 RN 

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

READ MORE - Em Natal, Motoristas de ônibus anunciam greve a partir de quarta-feira

Tempo de utilização do Bilhete Único Carioca diminui após decisão judicial

Uma decisão da Justiça fez com que voltasse a diminuir o tempo de duração para se pegar duas conduções pagando uma só passagem pelo Bilhete Único Carioca. O intervalo permitido voltou a ser de duas horas e meia.

A liminar que diminuiu o prazo atendeu a um pedido do Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio (Rio Ônibus). A integração vale entre dois ônibus municipais, com BRT, VLT ou van.

Em maio, uma lei tinha ampliado o prazo para três horas. O projeto de lei com a proposta do aumento foi aprovado em plenário, mas vetado pelo prefeito Marcelo Crivella. Só que o veto foi derrubado pelos vereadores.

Assim, a lei entrou em vigor e passou a valer o tempo de transbordo com mais meia hora. A proposta de mudança foi motivada pelas más condições do trânsito na cidade.

Nos pontos de ônibus do Rio, passageiros desaprovaram a diminuição. “A gente leva muito tempo, com obras, com trânsito ruim”, destacou uma mulher.

O que dizem os citados
A Secretaria Municipal de Transportes informou neste sábado (13) que o Rio Ônibus já oficiou a Riocard e a Fetranspor para realizarem a alteração dos sistemas de validadores.

O Rio Ônibus disse que a nova regra já está valendo na pratica. Além do ônibus, o sistema do Bilhete Único é integrado também ao VLT.

Informações: G1 Rio



Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Tempo de utilização do Bilhete Único Carioca diminui após decisão judicial

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960