Ônibus movidos a hidrogênio entram em circulação em São Paulo

sexta-feira, 11 de março de 2016

Dois novos ônibus movidos a hidrogênio entraram em circulação no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), entre as regiões de Santo André e Diadema, em São Paulo. Os ônibus, desenvolvidos com tecnologia brasileira, são resultado de um projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), em uma parceria com o PNUD, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em junho de 2015, três ônibus foram entregues ao Estado de São Paulo e ativados para teste. No começo do mês, dois deles foram integrados à frota dos ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP. Os trabalhos começaram na Linha 287P Piraporinha a Santo André, em trajeto bastante demandado por usuários.

A tecnologia utilizada de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes. No lugar de dióxido de carbono e outras emissões dos carros comuns, somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus.

Os dois veículos reforçam a preocupação com a natureza. Eles são decorados com pássaros representativos da fauna brasileira e recebem nomes de aves. Um deles é a ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste, e outro o sabiá laranjeira, considerada por Decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Finep

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960