Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Pesquisa Ibope revela que 90% dos paulistanos apoiam faixas exclusivas e 59% querem mais ciclovias

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pesquisa qualitativa realizada pelo Ibope aponta que os cidadãos paulistanos apoiam importantes medidas da Prefeitura com relação à mobilidade urbana e implementadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT). As faixas exclusivas para ônibus têm apoio de 90% da população, enquanto as ciclovias têm 59%. A divulgação foi feita na manhã desta terça-feira, no centro de São Paulo.

O levantamento, realizado pelo nono ano consecutivo sob encomenda da Rede Nossa São Paulo e da FeComercioSP, também mostra que o trânsito e o transporte foram melhor avaliados em um ranking de problemas principais da cidade, passando da 4ª e 5ª posições para a 5ª e 6ª, entre 2014 e 2015, respectivamente. A questão da Saúde é a principal preocupação dos cidadãos paulistanos, indica a pesquisa.

Outras medidas, como o fechamento de vias para lazer aos domingos e a redução de limite máximo de velocidade em importantes vias, têm apoio de 64% e 43%, respectivamente.

Após a divulgação, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, participou de um debate para discutir seus resultados e a visão da população sobre a mobilidade em São Paulo, com representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, das áreas de mobilidade e saúde.

Medidas de Mobilidade Urbana da SMT no caminho certo

Durante o evento, Tatto destacou que a pesquisa mostra o apoio da população a importantes medidas da Prefeitura ligadas à mobilidade, como a priorização ao pedestre, ao transporte público e ao transporte de propulsão humana. “Os resultados da pesquisa mostram que essas nossas ações estão no caminho certo” avaliou.

Sobre a redução dos limites máximos de velocidades, o secretário afirmou que “após o cidadão se acostumar com os primeiros resultados da medida, como a diminuição do número de acidentes e, também, dos congestionamentos, os índices de aprovação devem melhorar ainda mais nos próximos anos”.

Tempo de viagem nos ônibus é apenas oito minutos maior que o do carro

Tatto também ressaltou a baixa diferença no tempo de viagem entre o transporte público e o carro: apenas oito minutos. Segundo o levantamento, os usuários do transporte coletivo que responderam à pesquisa afirmam gastar diariamente 2h56 nos seus deslocamentos, ante 2h48 de quem usa os automóveis, considerando todas as viagens do dia.

Para o secretário, com apenas essa diferença o transporte público mostra-se vantajoso ao usuário, proporcionando economia ao passageiro em relação ao carro, melhorando a qualidade de vida e ajudando a cidade do ponto de vista ambiental, poluindo menos, e contribuindo para a mobilidade urbana.

Segundo Maurício Bronzini, coordenador da Rede Nossa São Paulo, os dados da pesquisa mostram que a política municipal com relação à mobilidade urbana, dando prioridade ao transporte público, tem dado resultado.

Diferentemente dos anos anteriores, a pesquisa avaliou o transporte público como um todo, sem separar ônibus, trens e Metrô. O secretário Tatto lamentou esta mudança, pois ela não contribui na avaliação individualizada de cada modal.

Nessa avaliação, o transporte público recebeu nota 4,5 dos cidadãos que responderam ao questionário, mantendo a avaliação do ano passado.

De acordo com levantamento da SPTrans, a satisfação dos usuários do transporte público têm aumentado. Entre janeiro e agosto de 2015 as reclamações recebidas pela gestora caíram 33,7%, comparado com o mesmo período do ano passado, passando de 48.586 para 32.198.

Faixas de pedestres têm a melhor avaliação

De acordo com as notas dadas pelos paulistanos entrevistados, a quantidade e a localização das faixas de pedestres foram os itens mais bem avaliados, com notas de 5,3 e 5,2 cada.

Tais dados refletem ações específicas da CET para priorizar o pedestre na cidade. Entre 2014 e 2015, 5.097 faixas de travessia foram implantadas ou repintadas na cidade, como parte do programa CET no Seu Bairro.

Em complemento, a CET está realizando um projeto piloto com uma faixa exclusiva para pedestres, estendendo a calçada em uma área com grande movimentação de pessoas a pé, no eixo das avenidas Liberdade e Vergueiro. A medida será avaliada e, em caso de aprovação, pode ser levada para outros locais da cidade.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
READ MORE - Pesquisa Ibope revela que 90% dos paulistanos apoiam faixas exclusivas e 59% querem mais ciclovias

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960