Prefeitura de Fortaleza prorroga validade das carteiras de estudantes por 60 dias

sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), informa que a carteira estudantil terá seu prazo de validade prorrogado por 60 dias. O prazo terminaria no dia 30 de abril, mas, para que as entidades estudantis distribuam todos os documentos nos estabelecimentos de ensino, a Etufor e as entidades decidiram pela prorrogação do prazo até 30 de junho.

No total, foram solicitadas 327 mil carteiras estudantis, sendo 208 mil de estudantes da rede pública (escolas e universidades públicas), 68 mil de estudantes secundaristas de escolas particulares e 51 mil de universidades particulares.

A Etufor alerta aos estudantes que, para ser considerada a solicitação concluída, o aluno deve cumprir as duas etapas do processo: fazer o pedido do documento na instituição de ensino ou através do site da Etufor e realizar o cadastro da biometria facial. Além disso, a instituição de ensino deve realizar a confirmação da matrícula no site da Etufor, para que os documentos sejam desbloqueados. As solicitações continuam sendo feitas durante todo o ano e o prazo de entrega é de 35 dias.

Os estudantes contam com mais este prazo para solicitar e receber as novas carteiras a tempo, utilizando o documento atual. Para quem já solicitou o documento, a carteira será entregue a partir de maio pelas entidades estudantis nas instituições de ensino (escolas e faculdades), desta forma, os alunos não precisarão fazer deslocamentos para recebê-lo. Os alunos que não possuíram carteira de estudante em 2014 já recebem a carteira habilitada para uso na rede de transporte público de Fortaleza.

Mais detalhes:

São três passos básicos:
- Solicitar a carteira de estudante na instituição de ensino ou internet;
- Entregar documentação na instituição de ensino ou Etufor;
- Realizar o cadastro da biometria facial (quem já possui não precisa repetir o procedimento).

Instituições de ensino (escola/universidade) particulares
Os alunos deverão solicitar seu boleto impresso na secretaria da instituição ou pela internet, entregar a documentação na instituição de ensino ou sede da Etufor e realizar o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único.
                
No caso dos alunos da Unifor, os veteranos poderão imprimir o boleto no site da Etufor, realizar o pagamento em uma casa lotérica, anexar a declaração de matrícula e cópia do RG do aluno e devolver toda documentação no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial.

Os valores das carteiras da rede particular variam entre R$16,00 e R$20,00, dependendo da entidade estudantil que lhe representa.

Alunos da rede pública municipal e estadual

A secretaria da instituição de ensino é encarregada de solicitar a carteira de estudante de 2015 no caso dos alunos de ensino fundamental e médio. O aluno deve procurar a secretaria para confirmar se a solicitação foi realizada e devem fazer o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único.

Alunos da UFC, UECE e IFCE podem fazer seu pedido através da internet. Basta imprimir a solicitação da gratuidade 2015, anexar os documentos exigidos e devolvê-los nos seus nos respectivos DCE´s ou Etufor. Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial.

Postos de cadastro da biometria facial
- Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União (de segunda a sexta das 8h às 16h30).
- Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8h às 17h).
- Terminais do Siqueira, Parangaba, Papicu e Antônio Bezerra (de segunda a sábado das 6h às 21h).
- Vapt-Vupt Messejana: de segunda a sexta, de 8h às 17h.
- Praças Coração de Jesus e José de Alencar (de segunda à sábado das 7h às 18h).

Informações: Etufor

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960