VLT em Natal é aprovado pelos passageiros‏

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

As viagens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Rio Grande do Norte foram iniciadas oficialmente na manhã de ontem, 2. A população aprovou as novas composições. O primeiro veículo saiu da estação da Ribeira com destino a Parnamirim às 8h16 e o segundo se dirigiu a Ceará-Mirim às 9h44.
O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria Cavalcanti, informou que o veículo começa a operar em horários intermediários, que têm pouco fluxo de passageiros, mas será inserido gradualmente no horário comercial. “A ideia é que o VLT vá entrando no sistema, substituindo os trens atuais. Quando estiver tudo concluído serão 12 composições de VLT”, detalhou.

Cavalcanti contou que, ainda, é necessário modernizar todo o sistema, fazendo com que não existam mais limitações para a operação dos VLTs no Estado. Entre as obras previstas estão a reforma das estações existentes, criação de mais oito, além de reparo e substituição de parte da linha férrea e do apoio das linhas. “A expectativa é de até três anos para implantar todos os carros, mas faremos o possível para reduzir esse tempo”.

Com as mudanças, o número de passageiros pode aumentar, uma vez que os carros do VLT são bem mais confortáveis do que as locomotivas de trem. “Estudos não apontaram para uma super demanda de passageiros, mas se isso ocorrer, nós faremos estudos para avaliar o que poderá ser feito em relação a isso”, informou o superintendente da CBTU.

Inicialmente, operam duas composições, climatizadas e com capacidade de transportar 600 pessoas cada uma. Na linha norte, a viagem é entre Natal e Ceará-Mirim, enquanto na sul, entre Natal e Parnamirim.

USUÁRIOS

Entre os passageiros que utilizaram as duas composições do VLT na manhã de ontem, 2, o sentimento comum era de satisfação.

O casal Ubirajara Cândido e Maria da Conceição embarcou no veículo em Cidade Nova e chegou à estação da Ribeira por volta das 10h. Eles costumam utilizar o trem quase diariamente e consideram que houve uma melhoria muito grande. “Está ótimo. O VLT é tudo de bom, fazia tempo que a gente não tinha uma mordomia dessas”, disseram.

A aposentada Maria Júlia Fernandes saiu da Ribeira com destino a Ceará-Mirim e demonstrava muita animação ao entrar no veículo. “Está bom demais, mais bonito, mais alegre. Melhorou demais para a gente”, comemorou.

O educador físico Milton França Júnior também embarcou com destino a Ceará-Mirim e afirmou ter gostado do veículo, apesar de acreditar que o ideal seria um modal cujo funcionamento fosse elétrico e não a diesel. (Com informações do Portal G1 RN )

DADOS

HORÁRIOS DAS VIAGENS DO VLT

Natal/Ceará-Mirim: 9h44 – 12h40

Ceará-Mirim/Natal: 11h12 – 14h08

Natal/Parnamirim: 8h16 – 15h18

Parnamirim/Natal: 9h08 – 16h10

Preço da passagem: R$ 0,50

Informações: Gazeta do Oeste

READ MORE - VLT em Natal é aprovado pelos passageiros‏

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960