Avenida Recife vai receber nova estrutura e a implantação da Faixa Azul para os ônibus

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mais duas importantes vias do Recife estão recebendo as obras da Operação Verão - troca de placas de concreto danificadas, a exemplo da que foi executada na Avenida Mascarenhas de Morais. Desta vez, as contempladas são a Avenida Recife, na Zona Sul, e a Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste. Elas foram escolhidas prioritariamente para a implantação de corredor exclusivo de BRS (Bus Rapid Service), a chamada Faixa Azul. O trabalho começou a ser realizado nas duas no fim de semana e a previsão é que sejam concluídas em fevereiro. Ainda este mês, a ação chegará à Avenida Norte.

Serão trocadas 200 placas de concreto, em cada via, até o próximo dia 15. Na Avenida Recife, o trabalho está sendo feito a partir do Viaduto Tancredo Neves, sentido Cidade Universitária. Na Abdias de carvalho, em toda a extensão. "Todas as placas em estado crítico vão ser substituídas. A previsão é que a Operação Verão seja concluída em abril, quando começa a chover com mais frequência na cidade", explicou a diretora de Manutenção Urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Fernandha Batista.

Trechos das vias serão interditados até por mais de cinco dias para viabilizar a execução correta do trabalho. "Nós primeiro quebramos a placa antiga. Retiramos, colocamos a nova e temos que esperar um período de cinco dias para secar. Interromper esse processo diminui o tempo de durabilidade do material, que vai se danificar mais rápido", continuou Fernandha Batista.

"Só o recapeamento dá para realizar à noite. Às vezes, alguns motoristas passam durante o dia e reclamam que não tem ninguém trabalhando naquela área, mas estamos justamente esperando secar." Toda a Operação Verão custará R$ 4,6 milhões.


Os motoristas apoiam as obras. "É um problema hoje que nos beneficiará no futuro. Pegamos um pouco de trânsito, mas é só olhar a longo prazo. Vale a pena", afirmou a auxiliar administrativa, Flávia Campêlo Soares, 33 anos.

Informações: Jornal do Comércio
Imagens: Clayton Leal/Blog Meu Transporte




READ MORE - Avenida Recife vai receber nova estrutura e a implantação da Faixa Azul para os ônibus

Prefeitura de Maceió fixa data para implantação da faixa para ônibus

A Prefeitura de Maceió fixou uma nova data para a implantação das faixas exclusivas para ônibus, do trecho da Praça do Centenário, no Farol, até o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins. A partir do dia 17 de fevereiro, as faixas da direita das vias, nos dois sentidos, serão reservadas para os ônibus. A alteração do calendário foi motivada pela necessidade da intensificação da campanha educativa junto à população. Além disso, a Prefeitura está finalizando a sinalização das faixas exclusivas.

No próximo dia 28, às 9h, haverá uma entrevista coletiva onde a imprensa será informada sobre o funcionamento da faixa. Na ocasião, os órgão de comunicação também serão informados sobre a proibição de tráfego de caminhões no trecho compreendido entre a Praça do Centenário e o Makro. Na mesma data da coletiva, começa a ser veiculada nos meios de comunicação uma campanha educativa. Entre os dias 03 e 16 de fevereiro, a população será alvo de ações educativas que vão explicar o objetivo da implantação da faixa seletiva.

A Prefeitura informa também que entre os dias 17 de fevereiro e 09 de março não haverá notificação aos motoristas que não respeitarem a delimitação pra os ônibus. A partir de 10 de março, os condutores que infringirem a determinação serão multados.

Informações: Tribuna Hoje

READ MORE - Prefeitura de Maceió fixa data para implantação da faixa para ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960