Em Sorocaba, Aplicativo ajuda usuários com itinerários e horários de ônibus

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sorocaba é a primeira cidade da América Latina a oferecer, em tempo real, os horários exatos das linhas de ônibus no aplicativo Google Transit, desenvolvido para facilitar as viagens dos usuários de transporte público. Na plataforma, que pode ser acessada pelo link http:// bit.ly/1BVqzcF, quem desejar ir de um ponto a outro da cidade utilizando os ônibus consegue visualizar o horário de partida de cada linha, além do trajeto, com os pontos de parada, e o tempo total da viagem. O serviço é fornecido em parceria com a Urbes - Trânsito e Transportes, e está disponível desde a semana passada.

O Google Transit é acoplado ao Google Maps, que funciona como uma guia online de ruas, avenidas e rodovias de todos os municípios brasileiros e do exterior. Com isso, pela Internet as pessoas podem conseguir transitar pelas cidades, com informações atualizadas. No aplicativo Transit, os dados dos serviços do transporte público podem ser acessados em tempo real, no caso de Sorocaba.

Por exemplo, o usuário entra na página do aplicativo e informa, no primeiro campo de pesquisa (denominado como From, do inglês, que significa ponto de partida) o local onde está e depois insere no To (destino, em português) o lugar para onde deseja ir. O Transit, então, informa as linhas de ônibus disponíveis para esse deslocamento, com horários exatos de partida e de chegada, conforme relatado pela Urbes, e também o tempo total levado na viagem.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa Google, Sorocaba, por meio da Urbes, foi a primeira cidade a fornecer os dados em tempo real, utilizando o padrão aberto chamado GTFS-Realtime. Na prática, a Urbes envia as coordenadas emitidas pelos equipamentos de GPS instalados em todos os veículos da frota do transporte coletivo de Sorocaba."Usando o padrão GTFS-Realtime, os dados de GPS dos ônibus de Sorocaba são trabalhados e adaptados no padrão aberto. Com isso esses dados são enviados ao Google, que os processa em tempo real para exibição no Google Maps", explica a empresa. Outras cidades que também fornecem as informações em tempo real são Boston, Chicago, San Diego, Londres, Turim e Vancouver. "Fornecer informações atualizadas sobre horários de chegada e partida atuais permite que os usuários planejem suas viagens com ainda mais tranquilidade", complementa a Google.

Aplicativo da Urbes

Além do Google Transit, os usuários do transporte coletivo de Sorocaba possuem outra facilidade na hora de pesquisar horários de linhas de ônibus. Desde março de 2013, a Urbes oferece o aplicativo InfoBus Sorocaba, que pode ser baixado por celulares com sistema Android ou IOs. Com este aplicativo é possível saber as tabelas de horários em cada dia da semana mesmo sem estar conectado à Internet ou utilizando o GPRS. O aplicativo também garante que a pessoa receba todas as atualizações de horários e itinerários através de notificações no celular.

Para os usuários, a experiência de utilização dessa tecnologia é bastante positiva. A dona de casa Taís Mary do Nascimento de Oliveira, 27 anos, é uma assídua usuária do aplicativo da Urbes, mesmo morando em Votorantim. Ela conta que sempre precisa passar por atendimentos médicos em Sorocaba e usa os ônibus da cidade para chegar até o local. "Então sempre que eu venho para o hospital, eu abro o aplicativo no celular para ver os horários. Eu vejo bem certinho se os horários dos ônibus batem com o da minha consulta", afirma. Taís considera como ótima essa iniciativa da Urbes e aproveita para fazer um apelo: "a empresa de Votorantim bem que poderia fazer o mesmo."

A estudante Jeesly Pereira, 17, também aproveita o aplicativo para facilitar as suas viagens com o transporte público da cidade. "Antes eu ia na Internet e imprimia os horários para não me perder. Aí tinha que ficar andando com o papel na mão pra todo lugar", conta. Para a balconista Tatiane da Costa Santos, o principal benefício foi ela conseguir se organizar melhor na hora de sair de casa para trabalhar. "Agora ficou muito mais fácil", diz. Já Paulo Henrique de Souza, 21, ainda não instalou o aplicativo em seu celular e também nunca utilizou o Google Transit, porém planeja começar a acessá-los o quanto antes. "Vai facilitar bastante", considera.

A Urbes diz que sente essa recepção positiva da população ao aplicativo, tanto é que percebeu uma diminuição nas reclamações e nas demandas dos canais de informações aos usuários (fone 118, balcão de informações dos terminais urbanos e "fale conosco") sobre horários de linhas de ônibus. O aplicativo Infobus Sorocaba já conta com mais de 43 mil downloads.

Informações: Cruzeiro do Sul

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960