Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Recife, Conde da Boa Vista vai passar por gambiarra para ganhar estações de BRT

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cinco anos depois de passar por uma reforma polêmica, ao custo aproximado de R$ 14 milhões, sob argumento de se incorporar ao Corredor Leste-Oeste (que liga o Recife a Camaragibe), a Avenida Conde da Boa Vista será alvo de uma gambiarra para viabilizar o sistema BRT (transporte rápido por ônibus) entre a Praça do Derby e a Avenida Guararapes. A partir de janeiro, três estações de embarque e desembarque de BRTs provisórias serão implantadas em cada lado da via e funcionarão em paralelo às convencionais, até que a prefeitura conclua estudos de requalificação da área. Os modelos foram aprovados na última quarta-feira, 13.

De acordo com o secretário de controle urbano do município, João Braga, até janeiro os estudos devem estar concluídos. “Estamos analisando a Conde da Boa Vista de uma forma mais ampla, considerando as outras vias do entorno como opção de transporte, mas precisamos de pesquisas complementares”, justificou. Questionado sobre o fato de se aplicar novos recursos na mesma obra, o secretário alegou que é preciso considerar o papel da via no sistema. 

Para construir as estações, três paradas convencionais vão ser removidas, em cada sentido, e as 74 linhas que atendem a avenida passarão a dividir apenas três pontos. “Faremos um trabalho de divulgação junto aos usuários”, salienta o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes, que participa dos estudos de requalificação, reconhecendo a falhas desse serviço, esta semana, quando foram alteradas 11 linhas em circulação nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. 
MODELO - As estações provisórias terão estrutura metálica, chapa perfurada ao seu redor e telha termoacústica. Elas serão fechadas para possibilitar o pagamento antecipado da passagem, como acontece no sistema BRT. As estações elevadas originais são feitas em vidro, climatizadas e possuem painéis em LED para os passageiros acompanharem o horário dos ônibus, além de estarem em nível com os degraus dos ônibus. Devem ser concluídas em cerca de 60 dias e só vão ser iniciadas em janeiro para não atrapalhar o intenso fluxo de pessoas nessa época do ano, no Centro.

A circulação dos BRTs pela via, nesse formato improvisado, só será possível porque eles têm porta dos dois lados.
Embora a ideia do Corredor Leste-Oeste seja o de interligar, por via exclusiva de ônibus, os municípios do Recife e Camaragibe, o trecho de 12,3 quilômetros licitado pelo Governo do Estado, em andamento, vai do Terminal Integrado de Timbi, atravessando a Avenida Caxangá, até a Praça do Derby.

Informações: JC Online
READ MORE - No Recife, Conde da Boa Vista vai passar por gambiarra para ganhar estações de BRT

São Paulo ganha mais uma faixa para ônibus na av. Sumaré

Na zona oeste, serão 3,9 km de faixas no eixo formado pelas avenidas Antártica [da rua Barão de Tefé até a praça Marrey Junior], Sumaré, Paulo 6º e Henrique Schaumann [da avenida Paulo 6º até a rua Cardeal Arcoverde], com exclusividade para ônibus de segunda a sexta-feira das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.
Veja o Infográfico das faixas em SP
Diante das mudanças na região, a motofaixa existente na avenida Sumaré será desativada e as rotas de bicicletas sofrerão mudanças. Mas, segundo a CET, serão implantadas áreas exclusivas de espera semafórica para motocicletas e bicicletas junto aos principais cruzamentos das quatro avenidas. 

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

Outros 1,2 km de corredor serão implantados na avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade [da rua Pedro Machado até a avenida Pacaembu] e na rua Mário de Andrade [entre as avenidas Pacaembu e General Olímpio da Silveira], na Barra Funda. A exclusividade valerá em ambos os sentidos das vias, de segunda a sexta-feira das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Na zona leste, a faixa exclusiva existente na radial Leste, sentido bairro, será ampliada em mais 300 metros, passando pela rua Melo Freire, entre as ruas Monte Serrat e Francisco Marengo. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 10h às 23h.

Mudança de horário
Já a zona norte ganhará mais 1,8 km de faixas na região do Carandiru. Os coletivos terão prioridade à direita da avenida Zaki Narchi, em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Em direção ao centro, a faixa será implantada entre a avenida Moysés Roysen e avenida Cruzeiro do Sul. No sentido contrário, a exclusividade passará pela avenida Moysés Roysen até a praça Orlando Silva.

O centro da cidade também será beneficiado com a implementação de 200 metros de faixa na rua dos Bandeirantes, em sentido único, no trecho entre a rua Afonso Pena e a avenida Santos Dumont. O corredor vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, bem como aos sábados, das 6h às 14h.

Por fim, as faixas existentes na avenida Sargento Geraldo Santana, em Interlagos, na zona sul da cidade, passarão por adequações. Os automóveis terão uma faixa de rolamento liberada para circulação, no sentido Interlagos, no trecho de 120 metros entre a rua Professor Guilherme Belfort Sabino e a avenida Interlagos.

Informações: R7.com
READ MORE - São Paulo ganha mais uma faixa para ônibus na av. Sumaré

No DF, Superlotação é a maior reclamação de passageiros de ônibus

O G1 acompanhou, durante uma semana, a operação dos ônibus da nova frota do transporte coletivo do Distrito Federal. A principal reclamação dos passageiros é sobre a superlotação dos coletivos. A reportagem esteve em São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Cidade Estrutural e Planaltina – regiões que já operam com a frota renovada.
Ônibus superlotado que sai de Planaltina em direção ao Plano Piloto (Foto: Lucas Salomão/G1)
No Paranoá, moradores relataram à reportagem que a situação do transporte coletivo piorou desde que os novos ônibus passaram a circular. Durante duas horas, os ônibus passaram no horário. Apesar disso, o G1 presenciou seis ônibus que não pararam no ponto porque estavam lotados. Em outro, passageiros que tentaram entrar no ônibus tiveram que descer porque não havia espaço no coletivo.

“Estou a uma hora e quarenta [minutos] esperando um ônibus. Eles estão todos cheios e não param. Quando passam, vêm cheios e temos que nos espremer. O que acontece aqui é um absurdo. Só piorou", disse a auxiliar administrativa Kátia Bastos. "Você tem poucas opções. Ou briga com o motorista e se espreme para caber ali, ou pega dois ou três ônibus e gasta muito, ou desiste e vai para casa."


Mesmo com os ônibus novos, o adestrador de cães Carlos Jesus teve que mudar o horário de entrada no trabalho. “Os ônibus estão ótimos, bonitos, mas é a mesma coisa de sempre. Superlotados. Não me importo de ir em pé, mas eles chegam tão cheios que nem param. Tenho que esperar três, quatro para conseguir entrar em um.”

Outra reclamação recorrente no Paranoá é a de que os ônibus passam primeiro no Itapoã e por isso já chegam cheios.

No Itapoã a situação melhora em algumas linhas de ônibus. Apesar disso, quando passam no Paranoá, os coletivos lotam. A frentista Dalila Rosa aprovou a mudança. “Melhorou demais. Faltam algumas linhas circularem em mais horários, mas está bem melhor. Gostei dos ônibus, e até consigo chegar no horário no trabalho.”

Os ônibus estão ótimos, bonitos, mas é a mesma coisa de sempre. Superlotados. Não me importo de ir em pé, mas eles chegam tão cheios que nem param. Tenho que esperar três, quatro para conseguir entrar em um"
Carlos Jesus, adestrador de cães.

Para a atendente Jéssika Alves, nada mudou com a nova frota. “Eu, que pego ônibus no final do Itapoã, já tenho que vir em pé. É chato porque você já fica cansada, estressada antes mesmo de começar a trabalhar. A volta para casa é pior ainda", disse.

São Sebastião
Em São Sebastião, além da reclamação pela superlotação, alguns passageiros reclamam de atrasos dos ônibus. Durante o tempo que a reportagem esteve na região, um ônibus atrasou uma hora e vinte minutos. Segundo o DFTrans, atrasos assim não são justificáveis.

Nos condomínios do Jardim Botânico, em contrapartida, a situação melhorou, segundo passageiros ouvidos pelo G1. Segundo a doméstica Joelma Rocha, há mais opções de linhas. "Nos condomínios, onde eu trabalho, melhorou bastante. Antes, se atrasássemos um pouquinho, já era. Não tinha mais nenhum ônibus. Agora, passa bastante, em mais horários.”

Estrutural
Primeira região a receber novos ônibus, a Estrutural também tem muitas reclamações de passageiros sobre a lotação dos veículos. Apesar disso, em duas horas na região, o G1 não encontrou nenhum ônibus lotado.
O estudante William Rocha disse não saber se os novos ônibus são confortáveis. “Não sei dizer. Nunca sentei em um para saber. Sempre vou em pé. Não vi mudança. Os ônibus vêm cheios e, dependendo do horário, você não consegue pegar nenhum.”

A auxiliar administrativa Priscila Paixão achou os ônibus "mais bonitos", mas com os mesmos problemas. “Não mudou nada, só enfeitaram os ônibus. Eles nem param, dependendo do horário. Está tudo igual, só mais bonitos.”

Por outro lado, o vendedor Ricardo Dantas apontou melhoras no transporte da Estrutural. “Vejo muita gente reclamando, mas eu vi uma melhora grande. Consigo pegar ônibus praticamente a qualquer hora e eles estão mais confortáveis, mais vazios. Pode melhorar uma coisinha aqui ou ali, mas no geral está bem melhor.”

Planaltina
A reclamação sobre a superlotação dos ônibus foi mais comum em Planaltina. Segundo passageiros, os ônibus já saem lotados do terminal da região. Durante a reportagem, o ônibus de Planaltina para o Plano Piloto foi o mais cheio que o G1 presenciou.

Para a cozinheira Claudiene Santana, a superlotação é "insuportável". "Os ônibus novos estão circulando há pouco tempo aqui. Mas não houve nem uma melhora mínima. É insuportável depender do transporte público aqui. Chego atrasada todos os dias ao trabalho porque preciso esperar muito um ônibus menos cheio."

Para o ajudante de pedreiro João de Oliveira, a nova frota não proporcionou nenhuma melhora para os passageiros. "Esses ônibus são uma enganação. Preciso sair de casa três horas antes para chegar atrasado ao trabalho. Substituir só não adianta. Precisamos de mais ônibus, não de trocar seis por meia dúzia."

Nova frota
No dia 2 de março de 2012, o GDF lançou o edital de licitação para substituir quase 90% da frota de ônibus do sistema público de transporte do DF. O sistema foi dividido em cinco grandes áreas. Cada área é explorada por uma empresa ou consórcio de empresas.

Em junho deste ano, os primeiros 48 novos ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF passaram a circular na Estrutural. Em 21 de outubro, o GDF atingiu a marca de 500 novos ônibus.
O edital previa ônibus com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas. Também deveriam possuir rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção. Outras especificações eram sistema de som, GPS e computador de bordo, para auxiliar o condutor.

Informações: G1 DF
READ MORE - No DF, Superlotação é a maior reclamação de passageiros de ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960