Porto Alegre conhece o seu modelo de ônibus BRT

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Porto Alegre conheceu nesta quarta-feira, 23, o modelo de ônibus que irá operar no sistema BRT (Bus Rapid Transit), a partir de 2014, nos corredores que estão sendo construídos pela prefeitura. A apresentação foi feita pelo prefeito José Fortunati e o secretário de Transportes e presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, dentro do veículo chassi Mercedes-Benz; motorização Euro V – Proconve 7, com baixa emissão de gases poluentes, carroceria Marcopolo e 23 metros de comprimento, estacionado junto ao Mercado Público da Capital.

Também estiveram presentes representantes das empresas Mercedez-Benz e Marcopolo. “Nós fizemos uma provocação aos empresários, solicitando a construção de um veículo de piso baixo, pelas características de nossa cidade. O desafio foi aceito e o resultado está aqui e demonstra qualidade e adaptação às características urbanas de Porto Alegre”, afirmou Cappellari.


Em coletiva, o prefeito José Fortunati lembrou os tempos de estudante, na década de 70, quando tinha dificuldades para transitar nos corredores centrais dos ônibus, por serem muito baixos. “Este veículo é uma notável evolução tecnológica, que vai qualificar os nossos corredores de ônibus e dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo de Porto Alegre”, afirmou. O veículo comporta 166 passageiros e é adaptado para pessoas com deficiência, contando com box para cadeirantes. 
Fortunati informou que a licitação para o transporte urbano na Capital deve ser realizada até o ano que vem e previu que a operação do novo sistema, já com veículos como o que foi apresentado, ocorra até o final de 2014. “Esse tipo de transporte irá atender todo o eixo Sul-Leste, já que a região Norte da cidade será beneficiada pela construção do metrô”, explicou. 



O prefeito enfatizou, ainda, as negociações com o Governo do Estado, no sentido de racionalizar as viagens dos ônibus que atendem à Região Metropolitana da Capital. Junto com o sistema coletivo de Porto Alegre, estes ônibus realizam um total de 34 mil viagens por dia, a maioria passando pelo Centro da cidade. “A integração desse sistema com os BRTs vai proporcionar maior conforto, rapidez e segurança para os usuários do transporte coletivo de toda a região da Grande Porto Alegre", finalizou.     

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Informações: Prefeitura de Porto Alegre 




READ MORE - Porto Alegre conhece o seu modelo de ônibus BRT

No Recife, Nova linha de ônibus passa a atender ao Shopping RioMar

O Grande Recife criou uma linha temporária para os usuários que desejem circular entre o Shopping RioMar e o Centro do Recife. A linha Shopping RioMar/Conde da Boa Vista é opcional e circulará entre os dias 22 de outubro e 31 de dezembro. Serão três veículos que circularão com intervalo médio de 20 minutos. 

Os coletivos utilizados são equipados com ar-condicionado e terão tarifa de R$2,70, equivalente à da linha 042 – Aeroporto (Opcional). A linha irá realizar os seguintes itinerários: no sentido Terminal/Ponto de Retorno: Shopping Rio Mar (terminal), parada Shopping RioMar (parada 2), Av. República do Líbano, Rua Manoel de Brito, Túnel do Pina, Av. Antônio de Góes, Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, Acesso à Ponte Papa João Paulo II, Av. Agamenon Magalhães (pista local leste), Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Cde. Boa Vista, Pte. Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo... 

Já no sentido Ponto de Retorno/Terminal: ...Av. Guararapes, Pte Duarte Coelho, Av. Cde. Boa Vista, Rua Dom Bom, Av. Agamenon Magalhães (pista central), Pte Papa João Paulo II, Viaduto Cap. Temudo, Av. Saturnino de Brito, Pte. Gov. Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Rua Nogueira de Souza, Av. República Árabe Unida, Parada Shopping RioMar (parada 1), Viaduto do Shopping RioMar, Av. República do Líbano, Shopping RioMar (Terminal). 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

READ MORE - No Recife, Nova linha de ônibus passa a atender ao Shopping RioMar

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960