Prefeitura de SP celebra faixas só para ônibus em campanha

domingo, 6 de outubro de 2013

São Paulo - "Ganhe tempo e vá de ônibus" é a mensagem do novo filme da campanha Faixa Exclusiva para Ônibus da Prefeitura de São Paulo, que começa a ser veiculada nesta quinta-feira, dia 3.

A peça, assinada pela nova/sb, agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, tem como objetivo incentivar o uso dos ônibus para circular mais rápido pela capital. A campanha conta, ainda, com spots no rádio e mídia indoor.



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O vídeo mostra os benefícios que as áreas exclusivas trouxeram para motoristas e usuários das linhas, entre eles o aumento de 45% da velocidade dos ônibus, e destaca que dos 220 km de faixas para ônibus previstas para ser entregues até o final de 2013, já foram implantados 204 quilômetros.

O filme termina com o slogan da Prefeitura de São Paulo: “Viver a cidade que a gente ama. Fazer a São Paulo que gente quer”, criado pela nova/sb.

Informações: Exame

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Primeiro BRS do Recife será implantado ainda este mês na Avenida Mascarenhas de Moraes

A Avenida Mascarenhas de Moraes, importante corredor viário do Recife e uma das principais entradas da cidade, localizado no bairro da Imbiribeira, será a primeira via da capital a receber faixas seletivas no modelo BRS (Bus Rapid Service). O sistema, consagrado no Rio de Janeiro e agora fazendo sucesso com mais de 200 quilômetros implantados em ruas e avenidas de São Paulo, nada mais é do que abrir espaço viário para o transporte coletivo feito por ônibus em detrimento do automóvel. Serão 14 quilômetros de faixas exclusivas na Mascarenhas de Moraes até o fim de outubro e mais 46 quilômetros em outros cinco corredores recifenses até março de 2014.

A promessa é de João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife. Braga explicou que a implantação da faixa seletiva na Mascarenhas de Moraes deveria ter acontecido no último dia 21 de setembro, mas foi necessário esperar o programa de recapeamento de ruas e avenidas, lançado pelo prefeito Geraldo Júlio. Além da Mascarenhas de Moraes, receberão o chamado BRS as Avenidas Recife (que liga a Zona Sul à Zona Oeste), Abdias de Carvalho (Zona Oeste ao Centro), Beberibe (Zona Norte), Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar (Zona Sul), nessa ordem.
Na Imbiribeira, o projeto prevê a implantação de faixas seletivas nos dois sentidos da via, sete quilômetros em cada direção, sempre à direita do corredor, entre a Rua 10 de Julho (que compõe o binário com a Rua Barão de Souza Leão) e a Avenida Sul, que possui um pequeno e degradado corredor de ônibus. “Decidimos começar pela Mascarenhas porque os passageiros que residem no Ibura e entorno tiveram grandes perdas no tempo de viagem depois da inauguração do Terminal Integrado de Tancredo Neves, exatamente porque os ônibus ficam presos no trânsito”, disse João Braga.

Segundo informações da CTTU, a estimativa é gastar R$ 600 mil com a sinalização horizontal e vertical das faixas e R$ 220 mil com a contratação dos equipamentos de fiscalização. O pregão eletrônico para aquisição de câmeras que irão monitorar as faixas deverá ser lançado ainda esta semana. A faixa na Mascarenhas deverá começar a funcionar com a fiscalização apenas dos agentes, até que o processo seja finalizado.

Postado por Roberta Soares
Informações: JC Online
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Em BH, Linha Executiva atenderá Aeroporto da Pampulha

A BHTRANS informa que a partir de segunda-feira, dia 7/10, entra em operação o atendimento ao Aeroporto da Pampulha por meio da linha executiva SE01 (Cidade Administrativa/Savassi). As viagens nos horários de 8h, 9h, 10h e 11h irão passar pelo Aeroporto da Pampulha e, posteriormente, seguem o itinerário normal. O novo atendimento acontece nos dois sentidos da linha, Savassi/Cidade Administrava e Cidade Administrava/Savassi, e novos pontos serão criados próximo ao aeroporto.

É importante lembrar que a linha executiva SE01 circula apenas em dias úteis.


ITINERÁRIO - Sublinha Aeroporto da Pampulha

Saída - Cidade Administrativa: Itinerário atual da linha até Av. Dom Pedro I, Av. Otacílio Negrão de Lima, Alameda das Lathânias, Alameda das Acácias, Av. Santa Rosa, Praça Bagatelle, Av. Professor Magalhães Penido, Viaduto José de Alencar, Av. Presidente Antônio Carlos, retorno ao itinerário da linha.


Novos Pontos:
- Av. Santa Rosa, nº 301, entre Rua Henrique Cabral e Rua Padre Silveira Lobo;
- Praça Bagatelle, nº 43, entre Av. Santa Rosa e Av. Professor Magalhães Penido.

Saída - Savassi: Itinerário atual da linha até Av. Presidente Antônio Carlos, Av. Professor Magalhães Penido, Praça Bagatelle, Av. Santa Rosa, Av. Presidente Antônio Carlos, Av. Dom Pedro I, retorno ao itinerário da linha.

Novos Pontos:
- Praça Bagatelle, lado oposto ao nº 49, entre Av. Professor Magalhães Penido e Av.
Santa Rosa;
- Av. Santa Rosa, nº 200, entre Rua Professor Almeida Cunha e Rua Padre Silveira
Lobo.

Informações: BHTrans
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Viação Urbana de Fortaleza entre as melhores empresas de ônibus do Brasil, segundo ANTP

A Viação Urbana, empresa cearense do segmento de transporte de passageiros em Fortaleza, recebeu o prêmio ANTP de Qualidade 2013, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

A empresa recebeu o troféu prata na categoria empresas rodoviárias urbanas e metropolitanas. Entre os critérios avaliados estão gestão da liderança, qualidade operacional, o relacionamento com os passageiros e sociedade, gestão de pessoas e comprometimento ambiental. Vale lembrar que a Viação Urbana foi ganhadora das últimas edições do prêmio ANTP de Qualidade nos ciclos 2007/2009 e 2009/2011.


A premiação é uma das mais sérias e reconhecidas de todo o País e o processo de avaliação dos participantes é rigoroso, respeitando os mesmos critérios do PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade, baseados no MEG – Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional de Qualidade.

A cerimônia de entrega de premiação será no dia 08 de outubro durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Brasília.

Informações: Assessoria de imprensa
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Em Curitiba, Estação tubo Osternack é ampliada para dar mais conforto aos usuários

A estação Osternack, no bairro Ganchinho, está de cara nova, depois de uma reforma que garantiu mais  agilidade na operação e conforto para os passageiros da linha do Ligeirinho Bairro Novo. A área da estação, que começou a ser reformada há dois meses, passou de dez para 40 metros quadrados. Também foram instalados tubos geminados, que ampliam a área interna e de desembarque fora do tubo para quem não vai esperar outro ônibus.

A nova estação, por onde passam por dia em torno de 2,1 mil passageiros, em média, é o ponto final do Ligeirinho Bairro Novo e fica na rótula do cruzamento das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Guaçui, próximo ao Residencial Parque Iguaçu, entregue neste mês pela Cohab. Em funcionamento desde o início do mês, a estação vai ganhar na próxima semana pintura nova de sinalização de entrada e saída e de itinerário.


Josuel de Souza, que trabalha como encarregado numa empresa de comércio, afirma que a estrutura melhorou muito. “Antes era complicado, ficava apertado aqui dentro e fila lá fora. Era um tubo só, uma porta só, e agora está mais espaço, tem duas portas. Agora, tem horas que lota, mas ninguém fica fora”, diz ele.

Gerusa Amaral da Conceição, que trabalha como manipuladora de cera para depilação, afirma estar satisfeita. “Aqui tem ônibus toda hora, chegam rápido e agora cabe todo mundo aqui dentro, sem problema nenhum”.

Centro

O próximo projeto, já em elaboração e que vai beneficiar diretamente passageiros do Ligeirinho Bairro Novo, será a ampliação da estação tubo Bairro Novo, que é o ponto inicial da linha – no começo da Rua Des. Westphalen, perto da Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

O projeto, já em elaboração, prevê a transferência desta estação para dentro da praça Rui Barbosa com a implantação de tubos geminados e a ampliação, em quatro vezes, do tamanho atual, que é de sete módulos e 11 metros de extensão.

O Ligeirinho Bairro Novo é uma das 18 linhas do sistema Linha Direta que faz a ligação de bairros com paradas em estações tubo a cada três quilômetros. A linha Bairro Novo atende, por dia, em torno de 15,5 mil passageiros e liga a Praça Rui Barbosa ao Sítio Cercado, passando pelos bairros Rebouças, Água Verde, Parolin, Hauer, Fanny, Xaxim e Capão Raso.

Informações: URBS
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Em Cuiabá, SMTU muda linhas de ônibus

A partir desta segunda-feira (7), usuários do transporte coletivo devem se atentar para as mudanças nas linhas dos transportes em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Transito e Transporte Urbano (SMTU), duas linhas serão unificadas e outra criada. 

Segundo a SMTU, as linhas 403 – PEDREGAL/CENTRO e 411 – RENASCER/CENTRO serão unificadas e passam a responder pelo itinerário 403- RENASCER/CENTRO. 

Sem a unificação, a frequência era de 30 minutos no bairro Renascer e de 20 no Pedregal. Agora, cai para 10 minutos nos horários de pico. Os bairros Jardim Leblon e Areão passam a ser atendidos pela linha 404 – J. LEBLON-CENTRO. 

PERCURSO ALTERADO – Duas linhas também tiveram o percurso alterado na última semana devido às obras de mobilidade urbana para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São elas: 402 - Itamarati/Centro e 412 – Planalto/Centro. O embarque e desembarque dessas linhas acontecem na Praça Maria Taquara, no centro da Capital, e deixam de trafegar pelas Avenidas Dom Aquino e Dom Bosco, e pelas Ruas Joaquim Murtinho, Barão de Melgaço e Generoso Ponce. 

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Estações do BRT de Belém na avenida Almirante Barroso são removidas

A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), começou na noite da última quinta-feira (4)  a retirar as paradas de ônibus que já haviam sido implantadas no trajeto do BRT na avenida Almirante Barroso.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a retirada das paradas está sendo feita porque os abrigos foram feitos conforme o projeto do BRT da cidade de Curitiba e não estariam adequadas para o clima da capital paraense.
Ainda segundo a assessoria, todas as paradas serão devolvidas para empresa que as projetou e novas serão fabricadas.

BRT em Belém
O objetivo do sistema BRT (Bus Rapid Transit) é reduzir o tempo de viagem em até 60% e desafogar o trânsito de Belém nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. Quando concluído, o projeto vai ligar Icoaraci até o mercado de São Brás.

O projeto está orçado em cerca de R$ 400 milhões. As obras começaram em janeiro de 2012 na avenida Almirante Barroso, que ganhou uma via expressa por onde os ônibus do BRT vão passar.

Informações: G1 Pará
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200 radares serão instalados em faixas de ônibus de São Paulo

Até o fim do ano, a cidade de São Paulo ganhará 200 novos radares de trânsito, todos voltados para a fiscalização da invasão das faixas exclusivas de ônibus. Com os novos equipamentos e o aumento das faixas de ônibus, a arrecadação da Prefeitura de São Paulo com as infrações deverá subir 22% no ano que vem, na comparação com o previsto para 2013. É o que prevê a proposta de orçamento encaminhada para a Câmara Municipal. Pela primeira vez, a arrecadação com as multas deverá passar de 1 bilhão de reais

Atualmente, os aparelhos de fiscalização estão localizados principalmente nas áreas centrais. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), agora a ideia é ampliar o monitoramento para todas as regiões da cidade, até as faixas mais "distantes do centro", onde há "altos índices de infrações".

Todos os novos radares passarão a funcionar sob a vigência do contrato que já vigora para a fiscalização do trânsito. Outra licitação lançada neste ano pela gestão Fernando Haddad (PT) previa a troca de 436 radares fixos por modelos mais modernos, capazes de ler as placas dos automóveis e autuar os infratores. Além disso, seriam instalados mais 85 radares pela capital. Esse processo, no entanto, foi suspenso em julho pela Secretaria Municipal dos Transportes, após questionamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM) a respeito da modalidade escolhida para a contratação do serviço. Ainda não há prazo para relançamento.

Com o rápido aumento do número de faixas à direita exclusivas para os ônibus — a principal aposta do primeiro ano do governo Haddad no setor de transportes —, torna-se naturalmente maior o risco de motoristas de carros, motos e caminhões serem multados por invasão.

A própria CET admite que esse fato contribuirá para o aumento da arrecadação com multas. Para o próximo ano, conforme a proposta orçamentária apresentada pela Prefeitura nesta semana, o Executivo municipal espera arrecadar 1,190 bilhão de reais com infrações de trânsito. A peça encaminhada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) no ano passado estimava 925 milhões de reais com multas de trânsito. Reajustada segundo a inflação do último ano (até agosto), chegaria a 976 milhões de reais.

Informações: Veja Abril


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