CET começa a multar invasão de faixa de ônibus na avenida Paulista

sábado, 27 de julho de 2013

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a multar nesta segunda-feira carros que invadirem as faixas exclusivas de ônibus nos horários de proibição. O trecho, implantado no início do mês, fica entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, em ambos os sentidos, e funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h.

Também começa a ser fiscalizada a faixa exclusiva da Doutor Arnaldo, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a rua Teodoro São Paulo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.


Durante as primeiras semanas, a CET não multou os motoristas, mas, a partir de hoje, quem for flagrado invadindo o trecho proibido será multado em R$ 53 e perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novas faixas
Também nesta segunda, a CET implanta duas novas faixas exclusivas na capital paulista. De acordo com a companhia, os ônibus que circulam pelas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa (zona oeste), e Ibitirama, na Vila Prudente (zona leste) poderão utilizar as faixas a partir de hoje.

Na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido centro, entre a rua Barão da Passagem e a avenida Mercedes, se conectando com a faixa exclusiva já existente a partir desta avenida. No trecho  já existente nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí, entre a avenida Mercedes e a rua Domingos Rodrigues, também será alterado o horário de funcionamento. A exclusividade será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira.

Já na rua Ibitirama, a faixa exclusiva à direita será implantada no sentido centro,  entre a rua José dos Reis e a avenida professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas.

Informações: Portal Terra
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São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

Uma das principais reivindicações dos paulistanos pode estar prestes a virar realidade: nesta quinta-feira (18), decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo promete a implantação de um projeto piloto, em 2014, que permita o funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas. 

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará. Uma das ideias é a criação de percursos de ônibus que façam o mesmo trajeto das linhas de metrô entre meia-noite e 4h40, quando o transporte metroviária não funciona na capital. 

O decreto estabelece ainda outras 99 metas para diversas áreas da administração municipal. Ainda no setor de transportes, a prefeitura promete mais 340 km de vias cicláveis - entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas - em 2014 e 44,2 km de faixas exclusivas para ônibus, como as que já existem nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida Paulista. 

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível - o que implica na substituição de cerca de 2.500 veículos que estão hoje em circulação. 

Já na área de meio ambiente, as metas da prefeitura têm prazo mais longo. O governo quer criar um programa de incentivos fiscais para carros elétricos e prédios verdes, mas em 2014 pretende, apenas, iniciar estudos preliminares a respeito do assunto. 

Outras metas são readequar 34 parques e unidades de conservação da capital - porém não há prazo para que isso aconteça - e ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos - mas, apenas, oito deles devem ser agraciados com a medida em 2014. 

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Região Metropolitana de Porto Alegre pode ter bilhetagem única

Um projeto piloto de bilhetagem única para o transporte da região Metropolitana deve ser implantado no ano que vem. O anúncio foi feito nessa terça-feira, em Porto Alegre, durante a Oficina Sistema Integrado de Transporte - Bilhete Único, evento promovido pela Metroplan e Secretaria de Obras Públicas Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Na ocasião, foi apresentado o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana, que busca a integração do transporte público da região, que compreende cerca de 4 milhões de habitantes.

"Em 11 meses será implantado projeto piloto de bilhetagem única, junto com a Copa do Mundo", disse o presidente do Conselho Deliberativo Metropolitano e prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Segundo ele, provavelmente será uma integração utilizando o eixo do trem. O secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, ressaltou que, hoje, o eixo Norte é o que se apresenta com mais possibilidade para iniciar a implantação, já que conta com todos os modais implantados.
O projeto contempla a bilhetagem eletrônica com uso de cartão. O sistema de tarifação será dividido em 13 bacias (referente aos municípios), em função das distâncias médias entre elas e valor para deslocamento dentro de cada uma, além de integração multimodal sem acréscimo tarifário. A interoperabilidade permitirá o uso do mesmo cartão em todo o trajeto. Além da união tarifária, será necessário integrar a rede estrutural intermodal, de intervenções urbanísticas-ambiental, de controle e informação ao usuário, de financiamento, e institucional, que prevê formar o Consórcio Metropolitano de Transporte. "A maior barreira é institucional, criar um consórcio de gestores para fazer a integração plena, operacional e tarifária entre municípios e sistema metropolitano", disse o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

A implantação do plano deve ser concluído em 2033. O metrô de Porto Alegre terá importante papel no plano, constituindo eixo de orientação e assegurando conexão entre os corredores de transporte e ligação entre 32 bairros. Porém, os prazos para a obra ainda são incertos. "Estão sendo revistos custos. Tanto o governador quanto o prefeito de Porto Alegre estão trabalhando junto ao governo federal", assegurou Escher.

Informações: Correio do Povo
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