São José dos Campos terá uma estação do Trem de Alta Velocidade

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A prefeitura de São José dos Campos e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Governo Federal, anunciaram na quarta-feira, dia 23, a inclusão de uma estação em São José dos Campos no projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV).

Na avaliação da equipe técnica da prefeitura de São José, o ideal é que essa estação seja mais próxima possível do aeroporto, permitindo a integração com o transporte aéreo e a estrutura viária da região.

Os novos estudos para avaliar os locais disponíveis e propor alternativas viáveis serão feitos pelas secretarias de Transportes e Planejamento. Segundo o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, ainda este mês será publicado o edital para a contratação de uma empresa para gerenciar o projeto de engenharia, o que deve ocorrer até março.

De acordo com o projeto, o TAV terá 511 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O trem terá velocidade máxima de cerca de 300 km/h. Além da estação em São José, também já está confirmada uma estação em Aparecida.

A primeira etapa do projeto compreende a implantação dos sistemas de sinalização, eletrificação e comunicação, proteção acústica, operação e manutenção do sistema.

A licitação para a contratação das empresas que farão as obras de infraestrutura será aberta no primeiro semestre do ano que vem, para que as obras sejam concluídas até 2019 e o trem entre em operação em 2020.

O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, que participou da coletiva, disse que ainda este mês será publicado o edital para a contratação de uma empresa para gerenciar o projeto de engenharia.


READ MORE - São José dos Campos terá uma estação do Trem de Alta Velocidade

Metrô do Rio vai funcionar durante 24 horas no carnaval

Para facilitar a vida dos foliões do Rio de Janeiro, o metrô funcionará durante 24 horas entre os dias 8 e 12 de fevereiro. A circulação será em esquema especial, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (08) às 23h de terça-feira (12), com extensão até às 2h de quarta-feira (13) nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório.

A partir do meio-dia de sábado (09), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 5h de sábado (16) e 23h de domingo (17) para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

O MetrôRio, em parceria com a Secretaria Estadual de Transportes e a Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua - Sebastiana-, lançou o Cartão Metrô Folia 2013. O passe dá direito a cinco viagens, será comercializado pelo valor 15 reais, nas bilheterias de oito estações: Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. A venda acontecerá até o dia 17 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques e será válido até o dia 28 do mesmo mês.

Segundo o MetrôRio, o objetivo do novo cartão, que será comercializado a partir de 1º de fevereiro, é propiciar aos passageiros um embarque mais rápido durante os dias de folia. Ele será aceito em todas as estações do MetrôRio e no serviço Metrô na Superfície, respeitando as regras de integração.

Durante a operação especial de carnaval, as bilheterias das estações permanecerão abertas e serão aceitos os cartões Pré-Pago, Rio Card e Bilhete Único Estadual.

READ MORE - Metrô do Rio vai funcionar durante 24 horas no carnaval

Em Santos, Motoristas de ônibus não poderão mais ter dupla função

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) anunciou, na última quarta-feira (23), o fim da dupla função dos motoristas das linhas municipais de ônibus em Santos, no litoral de São Paulo. Com a medida, os condutores deixarão de exercer o trabalho de cobradores.

De acordo com a decisão, a Viação Piracicabana, empresa responsável pelo serviço, terá 90 dias para se adequar a norma. Para atender as determinações,  a concessionária irá triplicar o número de locais de venda de bilhetes.

Hoje existem oito postos da companhia para a compra de passagens e outros 32 pontos de vendas terceirizados para o comércio de bilhetes, cartões múltiplos e recarga. Outra novidade é a compra do cartão pela internet. Na segunda quinzena de fevereiro, os usuários poderão fazer o cadastro pelo site e solicitar o cartão, que será enviado pelos correios em até cinco dias úteis. O primeiro cartão será gratuito.

A partir de 1º de março, a compra dos créditos do cartão transporte poderá ser feita por boleto bancário ou cartão de crédito, via internet. O uso do telefone está em estudo e poderá ser implementado nesse período.

Barbosa também falou sobre a elaboração do Plano de Melhorias do Transporte (PMT), que inclui prazos para renovação da frota, instalação de ar-condicionado nos ônibus, piso baixo para facilitar o acesso nos coletivos e sistema sonoro para deficientes visuais.

Por fim, o prefeito informou que não há possibilidade de discussão de reajuste da tarifa com a Viação Piracicabana sem que as medidas sejam atendidas.

READ MORE - Em Santos, Motoristas de ônibus não poderão mais ter dupla função

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960