São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

sábado, 27 de julho de 2013

Uma das principais reivindicações dos paulistanos pode estar prestes a virar realidade: nesta quinta-feira (18), decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo promete a implantação de um projeto piloto, em 2014, que permita o funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas. 

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará. Uma das ideias é a criação de percursos de ônibus que façam o mesmo trajeto das linhas de metrô entre meia-noite e 4h40, quando o transporte metroviária não funciona na capital. 

O decreto estabelece ainda outras 99 metas para diversas áreas da administração municipal. Ainda no setor de transportes, a prefeitura promete mais 340 km de vias cicláveis - entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas - em 2014 e 44,2 km de faixas exclusivas para ônibus, como as que já existem nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida Paulista. 

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível - o que implica na substituição de cerca de 2.500 veículos que estão hoje em circulação. 

Já na área de meio ambiente, as metas da prefeitura têm prazo mais longo. O governo quer criar um programa de incentivos fiscais para carros elétricos e prédios verdes, mas em 2014 pretende, apenas, iniciar estudos preliminares a respeito do assunto. 

Outras metas são readequar 34 parques e unidades de conservação da capital - porém não há prazo para que isso aconteça - e ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos - mas, apenas, oito deles devem ser agraciados com a medida em 2014. 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960