Baixada Santista ganhará 22 VLTs, parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM)

sábado, 24 de novembro de 2012

Foi publicado nesta sexta-feira (23/11) no Diário Oficial do Estado o despacho de homologação da Concorrência nº 004/2012 para o fornecimento de 22 Veículos Leves sobre Trilhos na Região Metropolitana da Baixada Santista. Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O ganhador foi o CONSÓRCIO TREMVIA SANTOS, formado pelas empresas TRANS SISTEMAS DE TRANSPORTES S.A. e VOSSLOH ESPANÃ S.A.

O edital para a compra dos veículos é uma concorrência internacional  publicada em 31/05. O primeiro veículo deve ser entregue em 18 meses (maio de 2014).  A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. A previsão de custo total é de R$ 284,3 milhões.

As principais características dos VLTs, previstas no edital, são: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

A previsão é de que os veículos começarão a operar em 2014 no trecho de 11km entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos, além da  extensão de 6km entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo, também em Santos.

Informações: EMTU SP
READ MORE - Baixada Santista ganhará 22 VLTs, parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM)

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960