Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Novos trens chineses do Metrô Rio passam por testes

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os novos trens chineses que serão incorporados à frota do metrô carioca a partir de agosto passaram por testes abertos à imprensa na madrugada desta quarta-feira. Funcionários da concessionária Metrô Rio aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas do Ministério Público, após terem recebido denúncias de que estações e túneis estariam passando por obras para se adaptarem às novas composições, pois elas balançariam mais do que as antigas e poderiam causar acidentes.
Marcelo Piu / O Globo

O diretor de engenharia do Metrô Rio, Joubert Flores, esclareceu que a maioria das estações está passando por uma padronização. Segundo ele, a distância padrão entre o trem e a plataforma será de nove centímetros. Atualmente esta distância varia entre as estações.

- Hoje as plataformas têm dez, cinco, quatro centímetros. Vamos padronizar para nove. É uma decisão operacional, não tem nada a ver com os novos carros – contou o engenheiro, acrescentando que as instalações do Metrô Rio estão abertas para o Ministério Público e quaisquer outras autoridades visitarem e terem acesso às informações.

Joubert Flores também contestou a informação do Sindicato dos Metroviários de que os novos carros consumiriam mais energia. De acordo com o engenheiro, as novas composições consomem 30% a menos de energia. Ele explicou que cada composição será composta por seis carros, sendo que quatro terão motores, e os outros dois serão reboques. A corrente utilizada será a alternada, ao invés da contínua, usada atualmente.

Promessa de fim dos problemas com ar-condicionado

A promessa do Metrô é de que o ar-condicionado também não dê mais problemas. As novas composições terão o ar na parte de cima dos carros, diferentemente dos atuais. Os engenheiros do Metrô Rio explicaram que os passageiros da Linha 2 sofriam com o desarme do aparelho porque ela é externa e, no verão, os trilhos chegavam a temperaturas de até 70ºC. Como o ar-condicionado fica na parte de baixo, o calor desarmava o aparelho e dominava os vagões.

Cada vagão terá capacidade para 300 pessoas, a mesma dos antigos. O Metrô Rio adquiriu 19 composições novas, que rodarão prioritariamente entre Pavuna e Botafogo. A promessa é que até o final de agosto o primeiro trem já esteja à disposição da população. A expectativa é que em dezembro dez composições estejam rodando e, em março do ano que vem, todos os 19 trens.

As composições estão distribuídas da seguinte forma: três estão passando por testes no Rio e uma na China, duas estão no porto, seis no mar a caminho da cidade, quatro em produção final e outras três em produção inicial.

A concessionária ainda não decidiu o que fazer com as composições antigas, após todas as chinesas entrarem em operação. Contudo, a estimativa é que o intervalo entre as composições nos terminais caia de cinco para quatro minutos e, entre a estação da Central e a de Botafogo, de 2min40s para 2 min. A expectativa é que os novos trens possam receber até 1,1 milhão de passageiros por dia, quando os 49 deles estiverem rodando nas duas linhas.

Devido ao início de mais uma etapa de testes, a partir deste sábado, a Linha 2 terá um esquema especial de funcionamento à noite e nos fins de semana, segundo informou a concessionária. Aos sábados, das 21h à meia-noite, e aos domingos, entre 21h e 23h, as novas composições passarão por testes na via. Com isso, nestes horários, a Linha 2 vai operar normalmente entre as estações Estácio e Colégio. Os passageiros que quiserem seguir até a Pavuna deverão desembarcar em Colégio e pegar outra composição, que partirá a cada 20 minutos.
READ MORE - Novos trens chineses do Metrô Rio passam por testes

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960