No Recife, Número de usuários nos ônibus cresceu apenas 6% nos últimos anos

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O número de pessoas que usam carros aumenta mais dos que utilizam o transporte coletivo, para se ter uma idéia, no período 2004 a 2009 a frota de veículos na RMR aumentou  34% enquanto o número de passageiros transportados no STPP/RMR cresceu apenas 6%. No Ano de 2009, foram transportados cerca de 438.554.393 contra 413.348.600 em 2004.
Falta de corredores de ônibus
Pode-se dizer que o número de passageiros dentro dos coletivos cresceu menos de 1% ao ano.

Isto acontece pela falta de investimentos no sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife como falta de corredores de ônibus, ônibus sem qualidade, insegurança e falta de ônibus. Para muitos especialistas e urbanistas, a resolução deste assunto é priorizar o transporte público de massa. Para isso, é preciso restringir o uso dos carros de forma a priorizar os ônibus nas principais vias da cidade.

E para somar tudo isso, o crescimento econômico do Brasil e de Pernambuco, onde as famílias passaram a terem mais renda e facilidades no crédito.
E foi justamente nesta facilidade ao crédito junto com a redução do IPI dos automóveis fez com que aumentasse ainda mais o número de pessoas com carros na cidade.

Atualmente, o Estado tem emplacado entre 1 mil e 1.300 veículos por dia. E a tendência é cada vez mais os automóveis ganharem as ruas impulsionados pelo culto ao carro comum entre os brasileiros.

Confira a invasão de carros em PE. Os números mostram a frota veicular em setembro/2011.
PE – 2.013.881 veículos
RMR – 1.002.681 veículos
Recife – 559.942 veículos



6 comentários:

Wilson disse...

Ônibus com 20,30,até meia hora ou mais de espera,super-lotados,sem ar-condicionado,passagens caras,sem um minimo de conforto,por quê será hein?????

leonardo-pe disse...

a culpa tambem não é isso caro Wilson.o próprio povo é DESORGANIZADO!passagem cara?é a mentira dita mais verdadeira do Recife.a cara-de-pau do Recifense é gritante.uma ignorancia q assusta até o mais inocente cidadão com o mínimo de conhecimento(2%)!sobre ar-refrigerado,concordo.e só!no mais,haja óleo de peroba!

leonardo-pe disse...

claro:culto ao carro,alem de uma"imprensa amiga"q incentiva o uso de transporte individual,dá nisso.trânsito q não anda!Recife tem a 5a tarifa de onibus MAIS BARATA do Brasil.mas o Recifense ama ser Hipocrita.adora mentir.falo isso por que vivo aqui desde 1986 e sei disso.tambem não acredito nesses corredores BRT q são conversa pra boi dormir!

Wilson disse...

Claro,claro.....Então deixa teu carro e vai andar de ônibus,ok!!!! Se eu gasto todos os dias R$ 6,20 de passagem indo e voltando,por mes; R$148,80 de passagem,para quem ganha salario minimo ou um pouco à mais,vc está dizendo que não é caro,então tá,pra vc talvez não seja caro,porém pra mim,é muito caro sim,ok!!!! E se tu concordar ou não,pra mim tanto faz,certo!!!!

Anônimo disse...

Tudo isso é culpa desses políticos incompetentes, e culpa nossa que votamos nesses bostas que não ligam para o povo.

Vlademir do Pina

leonardo-pe disse...

já entendi Wilson.só q os caras não contam R$3,10 de tarifa B.eles contam a tarifa A(usada por 70% da população)!Vladimir do Pina:é mais culpa nossa do q deles!com essa imprensa q temos,até eu fico imbecil!

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960