Governo de Alagoas realiza conscientização no Dia Mundial Sem Carro

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os problemas causados pelo intenso aumento na frota de veículos automotivos têm preocupado cada vez mais pessoas em todas as partes do planeta. Pensando nisso, no final do século passado a Europa instituiu um dia de conscientização, que logo depois passou a ser conhecido como o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro. Maceió iniciou sua participação em 2006 e neste ano o Governo de Alagoas está presente nas ações desse importante dia.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) e o Serviço Social do Comércio de Alagoas (SESC/AL), preparam para a próxima quarta e quinta-feira (21 e 22) ações relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro. Palestras sobre alternativas no transporte público, instalação de kits de segurança para ciclistas e ações de conscientização com motoristas serão algumas dessas ações.

Para a quarta-feira (21), a AAC está realizando no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Ponta Verde, o 2° Encontro Alagoano da Bicicleta. O espaço contará com palestras sobre diversos temas ligados a temática do Dia Mundial Sem Carro como mobilidade urbana, ciclismo, educação no trânsito e outras temáticas. A inscrição para participar custa R$ 10 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3034-0356.

Na quinta-feira (22), outros parceiros entrarão em ação para ajudar numa campanha de conscientização do Dia Mundial Sem Carro. Além de SEMARH, IMA, AAC, SESC/AL, equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Coletivo Popfuzz, do Coletivo Bicicletada e da Atlântica Motos estarão conversando com motoristas, ciclistas e pedestres em vários pontos da cidade.

Além do trabalho de conscientização, a parceria com o SESC/AL, garantiu a instalação de aproximadamente 400 kits de segurança para ciclistas que estiverem transitando em dois pontos específicos: Via Expressa (próximo a entrada do Conjunto José Tenório) e Rua Cabo Reis. A SMTT também estará realizando uma grande ação de conscientização do Dia Mundial Sem Carro na Rua Cincinato Pinto, também na quinta-feira (22).

O Dia Mundial Sem Carro ocorre em diversos lugares do planeta e em Alagoas as ações estão concentradas na capital Maceió. O evento está sendo realizado em parceria e o Governo de Alagoas participa com ações da SEMARH, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento de Trânsito de Alagoas (DETRAN). A Universidade Federal de Alagoas também apóia o evento.

A parceria conta ainda com a participação da Prefeitura de Maceió com a SEMPMA, a SMMT e a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). A sociedade civil organizada está participando e conta com a Associação Alagoana de Ciclismo, o SESC/AL, a Faculdade Maurício de Nassau, a Atlântica Motos, o Coletivo Popfuzz, o Coletivo Bicicletada e a Sete Rochas Promoções e Eventos.

por Ascom/MMA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960