Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Governo de Alagoas realiza conscientização no Dia Mundial Sem Carro

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os problemas causados pelo intenso aumento na frota de veículos automotivos têm preocupado cada vez mais pessoas em todas as partes do planeta. Pensando nisso, no final do século passado a Europa instituiu um dia de conscientização, que logo depois passou a ser conhecido como o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro. Maceió iniciou sua participação em 2006 e neste ano o Governo de Alagoas está presente nas ações desse importante dia.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) e o Serviço Social do Comércio de Alagoas (SESC/AL), preparam para a próxima quarta e quinta-feira (21 e 22) ações relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro. Palestras sobre alternativas no transporte público, instalação de kits de segurança para ciclistas e ações de conscientização com motoristas serão algumas dessas ações.

Para a quarta-feira (21), a AAC está realizando no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Ponta Verde, o 2° Encontro Alagoano da Bicicleta. O espaço contará com palestras sobre diversos temas ligados a temática do Dia Mundial Sem Carro como mobilidade urbana, ciclismo, educação no trânsito e outras temáticas. A inscrição para participar custa R$ 10 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3034-0356.

Na quinta-feira (22), outros parceiros entrarão em ação para ajudar numa campanha de conscientização do Dia Mundial Sem Carro. Além de SEMARH, IMA, AAC, SESC/AL, equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Coletivo Popfuzz, do Coletivo Bicicletada e da Atlântica Motos estarão conversando com motoristas, ciclistas e pedestres em vários pontos da cidade.

Além do trabalho de conscientização, a parceria com o SESC/AL, garantiu a instalação de aproximadamente 400 kits de segurança para ciclistas que estiverem transitando em dois pontos específicos: Via Expressa (próximo a entrada do Conjunto José Tenório) e Rua Cabo Reis. A SMTT também estará realizando uma grande ação de conscientização do Dia Mundial Sem Carro na Rua Cincinato Pinto, também na quinta-feira (22).

O Dia Mundial Sem Carro ocorre em diversos lugares do planeta e em Alagoas as ações estão concentradas na capital Maceió. O evento está sendo realizado em parceria e o Governo de Alagoas participa com ações da SEMARH, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento de Trânsito de Alagoas (DETRAN). A Universidade Federal de Alagoas também apóia o evento.

A parceria conta ainda com a participação da Prefeitura de Maceió com a SEMPMA, a SMMT e a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). A sociedade civil organizada está participando e conta com a Associação Alagoana de Ciclismo, o SESC/AL, a Faculdade Maurício de Nassau, a Atlântica Motos, o Coletivo Popfuzz, o Coletivo Bicicletada e a Sete Rochas Promoções e Eventos.

por Ascom/MMA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960