Ônibus sucateados serão impedidos de circular em Manaus

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O superintendente Municipal de Transportes Urbanos, Marcos Cavalcante, anunciou em entrevista à TV Amazonas, na manhã de hoje (29), a interdição da garagem da empresa de transporte coletivo Vitória Régia, localizada na Bola do São José, zona Leste. A ação pretende impedir a saída e circulação de ônibus sucateados em Manaus.

"Isso é um problema sério. São ônibus velhos, apodrecidos, acima de dez anos de idade. Nós temos que coibir e até amanhã no máximo vamos interditar a garagem da empresa Vitória Régia. Esses ônibus velhos não vão sair mais. Hoje nós vamos planejar a ação, mas amanhã de madrugada vamos impedir que os ônibus saiam da garagem", afirmou Cavalcante.

Segundo Cavalcante, a interdição tem o aval do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. O superintendente afirmou que já se deparou com vários ônibus quebrados e sucateados na capital. "Ontem mesmo, vi quatro somente na avenida Buriti até a Bola do São José", disse.

O diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), César Tadeu, afirmou ao Portal Amazônia que o sindicato ainda não foi informado oficialmente sobre a ação. Segundo ele, os empresários vão buscar informações para tomar as providências cabíveis sobre o caso.

Promessa
Em setembro, o prefeito Amazonino Mendes prometeu que até junho de 2011, mil ônibus novos farão parte do sistema de transporte coletivo da capital. Na ocasião, ele afirmou que as empresas estão falidas e cheias de problemas, prejudicando a população.

A nova frota fará parte da licitação lançada no último dia 16 no Diário Oficial do Município (DOM) para concessão da exploração de linhas de transporte coletivo urbano. Ao todo, a Prefeitura prevê investimentos na faixa de R$ 5 bilhões nos próximos 10 anos.

Os primeiros 450 ônibus devem chegar a Manaus em abril de 2011. Com a segunda remessa, que chega em junho, serão 800 veículos comuns e 100 articulados. Segundo Amazonino, o número corresponderia a mil novos ônibus, devido ao tamanho e capacidade dos veículos articulados.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960