São Paulo ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Prefeitura de São Paulo, a SPTrans e o Instituto Brasil Leitor (IBL) inauguram nesta sexta-feira, 29 de outubro, a Biblioteca Leitura no Ponto, no Terminal Sacomã, integrante do Expresso Tiradentes. Esta é a primeira biblioteca em um terminal de ônibus a ser implantada na Capital.

A biblioteca Leitura no Ponto será aberta ao público com mais de 2 mil livros à disposição das cerca de 70 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal. São títulos de gêneros como literatura brasileira, auto-ajuda, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A expectativa do IBL é de chegar a mais de 3 mil associados nos dois primeiros anos de operação.

A implantação de uma biblioteca no terminal alimenta o importante hábito da leitura, já existente nos usuários do sistema de transporte público. Pesquisa realizada pela SPTrans apontou que 51% dos passageiros têm o costume de ler sempre. Também se constatou que quase toda a totalidade das pessoas (97,5%) considera boa a implantação de bibliotecas em terminais e 95,9% as utilizariam.

Para poder retirar os livros da biblioteca, que tem apoio do Ministério da Cultura, os passageiros deverão se cadastrar gratuitamente. Os interessados deverão apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência (originais e cópias) e uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação.

O novo espaço para empréstimo de livros da capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os leitores poderão emprestar um livro por vez e terão prazo de dez dias para a devolução. O serviço é gratuito.

Fonte: SPTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960