Cuiabá ganha 1ª linha expressa

domingo, 24 de outubro de 2010

A partir de segunda-feira (25) o transporte coletivo de Cuiabá contará com o apoio da primeira linha de ônibus expressa que vai ligar o Terminal do CPA 3 ao Centro. A linha E-1 tem caráter experimental e o objetivo é dar fluidez e agilidade ao transporte de passageiros entre 6h e 9h da manhã.
O diretor de Transporte Coletivo de Cuiabá, Gabriel Müller, explica que serão disponibilizados 9 ônibus para essa linha, sendo que cada um fará 3 viagens. O embarque será feito somente no Terminal do CPA 3. Nos 5 pontos onde o ônibus parar - ao logo das avenidas Rubens de Mendonça e Tenente Coronel Duarte (Prainha) -ocorrerá apenas desembarque, tanto que o veículo nem terá cobrador.
Depois de deixar os passageiros no último ponto, o veículo retornará vazio, direto ao terminal. Nesse sistema, a partir das 9h, os carros são recolhidos e só voltam a circular no dia seguinte.
Para o diretor de transporte, a linha expressa é uma alternativa para quem vai dos bairros direto ao centro cidade, principalmente a trabalho. Como não há embarque, o tempo médio do percurso será de 25 minutos, bem menos dos que os 45 minutos que as linhas "normais" precisam para realizar o mesmo trajeto.
Mesmo com esses benefícios, Gabriel afirma que não existem projetos pilotos para a inclusão de linhas expressas em outras regiões da cidade. "Só poderemos fazer uma avaliação mais precisa depois que a linha estiver funcionando. Mas, a princípio, estamos focando nos estudos do sistema de transporte expresso BRT (Bus Rapid Transit)".
A nova linha será divulgada nos veículos de comunicação e em cartazes fixados no terminal e nos ônibus.
Fonte: O Nortão

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960