Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Brasileiros sofrem com a superlotação dos ônibus

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Na região metropolitana de Belém, os ônibus são o único meio de transporte público pra atender mais de um milhão de pessoas, ou seja, a metade da população. Na linha que sai do centro de Belém e vai até Ananindeua, o município vizinho, segundo o motorista, a viagem dura 45 minutos com trânsito normal, mas isso quase nunca acontece.
No Rio de Janeiro, a cena é comum no horário de rush: nos pontos de ônibus, há muitas filas com passageiros, que já pegam o transporte público lotado. Os ônibus já saem cheios do ponto.

Em Salvador, quem pega ônibus para voltar para casa já sabe que vai enfrentar aquele que é, de longe, o pior horário do trânsito na cidade, onde o número de veículos quase dobrou nos últimos dez anos. Em média, 1,3 milhão de pessoas, quase metade da população da cidade, usam o transporte público diariamente.

Em Curitiba, 2,3 milhões de pessoas dependem do transporte coletivo todos os dias. Na cidade, há vias exclusivas para as principais linhas de ônibus, o que torna o transporte rápido. Mas isso não quer dizer que o passageiro não tenha de enfrentar um aperto danado na hora que sai do trabalho e vai para casa.
Um milhão e oitocentas mil pessoas utilizam ônibus no grande Recife. O ônibus tem capacidade para 80 passageiros. E estão sempre lotados.

Em São Paulo, mais de seis milhões de pessoas dependem dos ônibus. No horário de pico, a velocidade média dos ônibus cai para 15 km por hora. O trajeto, em condições normais de trânsito, deveria levar 30 a 40 minutos. No horário do rush, o tempo vai para uma hora e meia, uma hora e 40 minutos.
“O que diminui muito a capacidade do corredor é ser compartilhado com táxi. Atrapalha grande parte da população em benefício de poucos’, diz o urbanista Ricardo Corrêa.

O urbanista, especialista em transporte, diz que aumentar o número de ônibus não adianta. Nas grandes cidades, o certo seria um sistema integrado. "Todo integrado, como acontece nas grandes cidades do primeiro mundo, onde o transporte coletivo é planejado com maior dignidade", afirma Corrêa.
Fonte: Jornal O Globo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960