João Pessoa: Mais ônibus, ciclovias e monitoramento das ruas devem ser aliados contra o aumento de acidentes e engarrafamentos

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


A capital paraibana cresce estreitando as relações com cidades vizinhas e constituindo uma área metropolitana com 11 municípios integrados. O fluxo de usuários que utilizam o transporte público extrapola o primeiro milhão de passageiros a circular na cidade. Na avaliação do diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, permitir a fluidez do tráfego numa cidade que cresce a cada ano prescinde de uma certeza no planejamento e execução de ações. "Não há solução para o trânsito que não passe pelo transporte público", avalia Adalberto Araújo.
A projeção feita pelo diretor de Transporte da STTrans é de que somente a frota de ônibus deve crescer 30% em João Pessoa, que atualmente dispõe de 500 veículos, sendo 430 em circulação e 70 como reserva técnica, para o transporte diário de 270 mil passageiros. Para atender a demanda crescente, será necessário disponibilizar mais 150 ônibus para o transporte no perímetro urbano, mas se for levada em consideração a região metropolitana, esse aumento pode ser de até 210 novos veículos.

A consequência imediata na concentração de carros e motos está na queda da velocidade comercial dos ônibus. "Se um ônibus tem, hipoteticamente, uma velocidade comercial média de 40km/h para fazer o trajeto, com os congestionamentos, essa velocidade cai para 20km/h, sendo necessário colocar mais veículos para atender a população", explicou Adalberto Araújo.

Uma das medidas alternativas em análise pela prefeitura de João Pessoa está no sistema "Bus Rapid Transit" (BRT) - ônibus de trânsito rápido -, espécie de veículo sobre trilhos que deve englobar a área central e a Epitácio Pessoa.

Fonte: O Norte


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960