Rio de Janeiro: Edital de licitação das linhas de ônibus será publicado na terça-feira

segunda-feira, 14 de junho de 2010


O prefeito Eduardo Paes garantiu ontem que a licitação das linhas de ônibus será concluída até agosto — prazo para também implantar o Bilhete Único. Paes afirmou que o edital sai no Diário Oficial de terça-feira. O anúncio já havia sido adiado duas vezes, porque faltava fazer ajustes em alguns itens. As empresas que vencerem a concorrência vão ganhar concessões de 20 anos.

No entanto, a regulamentação do setor deve pesar no bolso do passageiro. A expectativa é de que o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passe de R$ 2,35 para R$ 2,40.

De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.

Vão vencer a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico para aprimorar o sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960