Bilhete único beneficia 214 mil pessoas por dia

sábado, 6 de fevereiro de 2010


O bilhete único intermunicipal, que entrou em vigor na segunda-feira, deverá ser usado três milhões de vezes até este domingo. Isso significa uma média de aproximadamente 214 mil pessoas utilizando o sistema por dia, de acordo com estimativa da Secretaria estadual de Transportes. O estado espera atingir a meta de mais 1,5 milhão de passageiros usando o cartão antes do final do ano.
(Entenda melhor como funciona o bilhete único)
O impacto do bilhete único deveá ser analisado em seis meses. Até lá, o governo não se arrisca a calcular quanto do orçamento será consumido com o sistema. Só na primeira semana, coube ao estado R$ 1,8 milhão em subsídios. Depois de seis meses, um balanço será feito para estudar possíveis mudanças, como o aumento do tempo para fazer a baldeação, que hoje é de duas horas.
Empolgado com os primeiros resultados, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, comemorou, em palestra na Associação Comercial do Rio, a adesão ao sistema.
Para o secretário, o bilhete único vai favorecer o transporte formal em detrimento do pirata, uma vez que o usuário gasta apenas R$ 4,40, mesmo que o valor da passagem seja maior. Mas o benefício só vale para veículos legalizados.
- O ônibus aceita o bilhete único, mesmo que tenha ar-condicionado. Esperamos um aumento da procura por esses veículos.
O secretário também falou sobre as empresas de ônibus que não estão cumprindo os horários das linhas normais, para tentar lucrar mais com os veículos de tarifas mais caras. O problema, de acordo com ele, existia antes do bilhete único e será combatido pela fiscalização, com multas que dobram a cada reincidência. Ao longo da semana, o Detro aplicou 42 multas a sete empresas, por descumprimento de horários.
Fonte: OGlobo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960