Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Problema no RioCard impede alunos de embarcar em ônibus

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Esta segunda (30) foi um dia complicado para os estudantes que usam o RioCard – que dá direito à passagem gratuita. O cartão eletrônico não funcionou nos ônibus, e os alunos foram impedidos de viajar de graça.

Em Niterói, cerca de cem alunos do Colégio estadual Henrique Lage fizeram um protesto. Muitos disseram que não tinham dinheiro para voltar para casa e precisaram da ajuda de colegas. A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros reconheceu que o RioCard teve um problema técnico, e que orientou as empresas a aceitarem o embarque gratuito dos estudantes que tivessem o cartão. Segundo a Federação, o problema já foi resolvido.

O RioCard é a tecnologia mais utilizada no mundo e, atualmente, em diversas cidades brasileiras. Uma iniciativa do Rio Ônibus e da Fetranspor, o RioCard consiste num cartão eletrônico sem contato que funciona por rádio frequência, permitindo estabelecer uma comunicação com o validador (equipamento instalado nos ônibus e que também pode funcionar nas estações de embarque do metrô, trens e barcas) para débito da tarifa e liberação da roleta ou efetivação da recarga.
READ MORE - Problema no RioCard impede alunos de embarcar em ônibus

ANTT quer que empresas renovem frotas de ônibus


Na transição para o novo sistema de transporte interestadual de passageiros - chamado de Propass -, a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) está estudando exigir que as empresas concessionárias façam a renovação de sua frota de ônibus. Isso seria feito através dos contratos das concessões. Se a exigência se concretizar, a partir do momento da licitação - que deve ocorrer em 2011 - nenhum ônibus com mais de dez anos de operação poderá continuar sendo utilizado pelas concessionárias.
Depois de finalizar os estudos, a agência vai elaborar o plano de outorga que será enviado ao Ministério dos Transportes, onde será tomada a decisão final. Na situação atual, com as empresas operando por autorização especial, não há amparo jurídico para que se faça essa exigência. Qualquer ônibus que esteja em condições de circular, independentemente do tempo de operação, pode ser utilizado pelas empresas.
A ANTT também pretende exigir que toda a frota de ônibus de uma empresa opere dentro de uma faixa de idade média. Isso significa que as empresas terão ônibus com tempo de operação variado. Os mais antigos serão substituídos por veículos novos. A média ideal ainda está sendo estudada pela agência.
Segundo Sônia Rodrigues Haddad, superintendente do serviço de transporte de passageiros, " isso fará com que a empresa esteja sempre renovando a sua frota, sem que tenha que trocar uma grande parte dela de uma só vez. " Ela disse também que as concessionárias terão um prazo para adequarem sua frota às exigências. Terão, porém, que apresentar um plano de renovação de seus veículos desde o primeiro momento.
READ MORE - ANTT quer que empresas renovem frotas de ônibus

Aracaju: Prefeito inaugura Central de Transportes e Trânsito


Promover a fluidez no trânsito e proporcionar conforto aos usuários do transporte público da capital sergipana. Foi com esses objetivos que a Prefeitura de Aracaju (PMA), através a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), desenvolveu a Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), inaugurada na manhã desta segunda-feira, 30, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.
É com muita felicidade que inauguramos essa central desenvolvida por nossos servidores, que possibilitará o controle do sistema de bilhetagem eletrônica, o monitoramento dos horários dos ônibus que realizam todas as linhas na cidade, verificando se estão atrasados, adiantados ou no horário correto através do sistema de GPS. Além disso, também poderemos monitorar os semáforos, controlando eles conforme o tráfego na localidade. Esse é um grande passo que damos utilizando os avanços tecnológicos em favor do bem-estar no trânsito da nossa capital, afirmou Edvaldo.
Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, com o início operacional da CITT as melhorias nos serviços prestados pelo município chegarão a 30%. Qualquer coisa que venha acontecer aqui será registrado e enviaremos agentes para resolver. A possibilidade de controlar os tempos dos semáforos permitirá maior fluidez nas vias. Se em uma direção houver congestionamento e a mão contrária estiver livre, faremos com que o sinal da via congestionada permaneça aberto por mais tempo para que haja uma maior movimentação de veículos. Esse mecanismo está com um projeto piloto na rua Capela e em 2010 desejamos implantar em outros corredores de grande fluxo, explicou Samarone.
Na oportunidade também foi lançado o Portal da Mobilidade (http://www.smttaju.com.br/) onde será possível acompanhar online as linhas e horários de ônibus, efetuar consultas de multas e demais informações sobre o trânsito da capital. Será preciso informar o Renavam do carro e, pronto, a pessoa poderá conferir se o carro tem multa, se não tem. Com esse nosso serviço de inteligência, chega ao fim essa idéia de que temos uma caixa preta, que a SMTT é um a fábrica de multas. A página será o portal da transparência, ressaltou o prefeito.
READ MORE - Aracaju: Prefeito inaugura Central de Transportes e Trânsito

Sorocaba: Liminar garante circulação de ônibus


Os ônibus da viação Breda, de Sorocaba, que teve a concessão cassada pela Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) por falta de condições para rodar, voltaram a circular hoje com uma liminar da Justiça. A medida suspendeu a cassação até a análise do mérito da ação em que a empresa contesta as ações da Artesp. A empresa atende cerca de 3,6 mil passageiros por dia em linhas intermunicipais das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e litoral sul. O dia foi tumultuado para os passageiros. Mesmo com a liminar, a empresa não escapou da fiscalização da Artesp, que detectou atrasos nos horários. Os ônibus foram parados e vistoriados pelos fiscais.
READ MORE - Sorocaba: Liminar garante circulação de ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960