Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

BH: Prefeitura e estudantes vão discutir meio-passe no transporte público

segunda-feira, 30 de março de 2009




A discussão sobre a concessão do meio-passe no transporte coletivo a alunos das redes pública e particular será levada ao prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Um encontro entre o chefe do Executivo municipal e representantes dos alunos está marcado para a segunda quinzena de abril.Segundo a assessoria de comunicação da BHTrans, após o encontro, um estudo de viabilidade pode ser feito para analisar o impacto do benefício no sistema de transporte. Estudantes reclamam que Belo Horizonte seria única capital do país onde a meia-passagem não é concedida.
Por esse motivo, cerca de 300 estudantes do ensino médio saíram às ruas do Centro da cidade na manhã desta quinta-feira, para pedir o meio-passe. Além disso, eles cobram a aprovação da lei na Câmara Municipal de BH que assegura o desconto nas passagens.Em entrevista à reportagem da TV Alterosa, alguns estudantes admitiram que o custo com deslocamento pesa no orçamento familiar. "Se for necessário manifestação semanal, mensal ou diária, vai acontecer. Esse ano tem que sair o meio-passe porque a situação dos estudantes vem piorando”, afirmou o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas, Guilherme Silva.
READ MORE - BH: Prefeitura e estudantes vão discutir meio-passe no transporte público

Ônibus adaptados para cadeirantes compõem a frota do transporte coletivo de Paulínia


Foram apresentados oito ônibus cada veículo comporta 34 pessoas sentadas e 49 em pé, os adaptados têm duas vagas para cadeirantes e um acento para obesos. Com essa aquisição, a empresa Viação Passaredo, disponibilizará 41 veículos nos oitos itinerários. Os itinerários antigos estão sendo remodelados e em breve estará sendo divulgando pontos e novas linhas. A aquisição dos ônibus adaptados faz parte de projeto de lei do Executivo que subsidiou parcialmente o valor da passagem do transporte coletivo urbano. Segundo o prefeito José Pavan, adaptação dos ônibus é um compromisso da empresa Viação Passaredo, concessionária do serviço de transporte coletivo no município urbano. “É mais do que uma conquista, pois se trata do resgate de um compromisso da sociedade para com os portadores de necessidades especiais, que agora têm a possibilidade de recuperar um pouco mais da sua a liberdade, podendo ser transportados agora com segurança e, mais do que isso, com dignidade”, assinalou o prefeito.
READ MORE - Ônibus adaptados para cadeirantes compõem a frota do transporte coletivo de Paulínia

Natal: Via Livre melhora Avenida Jaguarari


A primeira semana de vigência do projeto Via Livre ao longo da Avenida Jaguarari foi tranquila. Apesar das medições técnicas que avaliarão o volume do tráfego na via não terem sido realizadas, o secretário municipal de Transporte e Trânsito Urbano, Kelps Lima, já se diz satisfeito com o resultado. A equipe do Diário de Natal percorreu toda a avenida na tarde de ontem. No trecho compreendido entre as avenidas Presidente Bandeira (Avenida 2) e Nascimento de Castro, onde a sinalização vertical já foi completamente instalada, havia apenas um carro estacionado. O secretário informou que toda a via será completamentre sinalizada até a segunda-feira.

‘‘Primeiro os trechos mais críticos. Esse foi o nosso objetivo. Por isso o projeto começou logo pelo miolo’’, frisou Kelps Lima. Na semana que vem a STTU vai comprovar, ou não, os resultados do projeto, já implantado nas avenidas Romualdo Galvão e Jaguarari. ‘‘As medições técnicas serão feitas semana que vem. Então, poderemos medir a alteração no volume de tráfego’’, explicou. O departamento de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai participar fazendo medições no trânsito. Será contado o volume de tráfego no local, só que com critérios diferenciados dos utilizados pela STTU. Os efeitos nas avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais também serão analisados.

Nesse período de implantação do Via Livre na Jaguarari, agentes de trânsito ficam em pontos estratégicos para orientar os motoristas. ‘‘Não estamos tendo pressa em multar o motorista. Nosso objetivo é permanecer com a medida educativa pelo tempo que for necessário. Só passaremos a autuar quando percebermos que aquele motorista é realmente infrator’’, destacou Kelps. O agente de trânsito Lavoisier Macêdo acha que os motoristas já estão bem informados do projeto. ‘‘As pessoas estão obedecendo e, inclusive, elogiando. Os motoristas ficam surpresos quando chego para orientar. Existe a idéia de que o agente só fala com o motorista quando vai multar. Por isso eles ficam até felizes com nossa abordagem’’, afirma.







READ MORE - Natal: Via Livre melhora Avenida Jaguarari

Fortaleza: Frota da Capital cresce 10% ao ano


Até o fim de abril Fortaleza chegará a 600.000 mil carros, motos, ônibus, caminhões e outras variedades de automotores que, diariamente, congestionam algumas das principais vias da cidade. Com 592.855 veículos até fevereiro deste ano, a Capital ganha uma média de quatro mil novos veículos por mês, incrementando a frota em 10% ao ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Números que se refletem diariamente no cotidiano de motoristas e pedestres, por meio de engarrafamentos, do estresse e de outros tipos de transtornos decorrentes do uma frota que cresce desproporcional a abertura de novas vias.


Carlos Henrique Pires, diretor de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), diz não haver nada que os órgãos públicos possam realizar em relação à venda de veículos. “Agora para retirar os veículos de circulação não existe segredo. É investir em metrô e ônibus para fazer com que as pessoas deixem de andar de carro e moto. É assim quem qualquer lugar do mundo”, explica Pires.

READ MORE - Fortaleza: Frota da Capital cresce 10% ao ano

BH: Novo modelo de coletivo irá circular com bagageiro


Um novo modelo de ônibus coletivo irá circular em Belo Horizonte a partir de hoje. Um veículo da linha 4034 (Dom Bosco/Savassi), da Viação Euclásio, passa a rodar, em fase de teste, com um bagageiro acoplado no teto para que os passageiros que utilizam o transporte público da capital possam acomodar suas bolsas ou outros materiais. O projeto do bagageiro foi desenvolvido pelo estudante do quarto período de engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Igor Augusto Alves Batista, 19. Segundo o jovem, a ideia de desenvolver o equipamento e apresentá-lo à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) nasceu após muito desconforto dentro de coletivos. "O bagageiro é aberto, tem dois metros de extensão e está a uma altura de 1,75 m do piso do ônibus. Por ser vazado, as pessoas que o utilizarem poderão estar atentas aos seus objetos", afirmou Batista. Com isso, o estudante acredita que não há risco de esquecimento ou roubo das bagagens já que, normalmente, os usuários do transporte que usarem o bagageiro estarão de pé, de frente para o compartimento.O ônibus, que irá participar dos testes a partir de hoje, recebeu o equipamento no sábado de manhã. À tarde, o veículo foi vistoriado pela BHTrans. Conforme a empresa, ainda não há certeza sobre o uso do equipamento já que os testes na rua é que vão indicar a viabilidade do recurso. Segundo o autor do projeto, a expectativa é que a ideia dê certo. Benefício. "Já criei a patente e vamos testá-lo. Os cálculos de custo do bagageiro, a resposta do equipamento nas ruas e o interesse das montadores é que vão definir o uso, mas acredito que o benefício será muito grande para a população", avalia. Batista afirmou que irá acompanhar os testes com o equipamento pelas ruas da capital e a avaliar a reação dos usuários do transporte coletivo. O custo para colocar o bagageiro em um ônibus é, segundo Batista, de R$ 500.

READ MORE - BH: Novo modelo de coletivo irá circular com bagageiro

Campo Grande: Tem que ter cobrador de ônibus nos horários de pico


O estresse causado para os usuários e os motoristas do transporte coletivo a falta de cobrador de ônibus principalmente nos horários de pico coloca o setor em alerta. “O motorista foi pegar o vale transporte de uma passageira, perdeu o controle do ônibus e bateu no poste". O relato é do aposentado José Maria Meirelles, 58 anos, uma das vítimas do choque de um ônibus contra um poste entre as ruas Manoel da Costa Lima e Senador Felinto Miller, na Vila Progresso, em Campo Grande. Neste caso, o acidente aconteceu fora do horário de pico, no sábado às 18 horas, mas segundo os trabalhadores do setor, a tensão e o cansaço desencadeiam falta de atenção e o resultado pode ser acidentes ainda mais graves.
Nesta manhã, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) disse que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) já anunciou que mesmo com o cartão temporal as empresas não devem demitir os cobradores e sim, remanejá-los. Indagado sobre a falta do profissional nos horários mais estressantes como do rush, Trad Filho disse que as linhas mais movimentadas têm que ter a presença do cobrador para auxiliar os motoristas e que cabe a Agetran monitorar isso.
A Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande) informou que cumpre o que a Prefeitura preconiza. Sobre a substituição dos cobradores à medida que o cartão temporal é popularizado foi briga ganha na justiça trabalhista pelos empresários.

READ MORE - Campo Grande: Tem que ter cobrador de ônibus nos horários de pico

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960