Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Campinas prevê tarifa de ônibus congelada até junho

quinta-feira, 28 de março de 2019

O secretário de Transportes em Campinas (SP), Carlos José Barreiro, afirmou que o valor da tarifa de ônibus deve seguir congelado até junho. Além disso, ele adiantou que o município deve ter regras para uso compartilhado de bikes e patinetes elétricos a partir de abril.

A manutenção do preço do bilhete no transporte coletivo ocorre após a Prefeitura aplicar reajustes por quatro anos seguidos no primeiro mês do ano (veja detalhes abaixo). De acordo com ele, o subsídio pago para empresas que operam o serviço na cidade também continuará inalterado.

"Estes dois primeiros meses transcorridos [janeiro e fevereiro] estão dentro da expectativa que desenhamos de custo e receitas. Está mantida a nossa previsão de não mexer no próximo trimestre [...] Só se houver alguma coisa anormal, que não tinha como prever", ponderou ao mencionar que o primeiro bimestre foi projeto com expectativa de melhorias em indicadores da economia.

A tarifa está fixada em R$ 4,70 desde janeiro de 2018, embora usuários do Bilhete Único - 90% do público atendido, segundo a administração - tenham redução do preço para R$ 4,30. Já o total do repasse para as companhias no ano passado foi de R$ 72 milhões, dos quais R$ 60 milhões foram direcionados ao sistema geral e R$ 12 milhões para o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI).

Aumentos da tarifa em Campinas
ago/2014 - foi de R$ 3 para R$ 3,30 (10%);
jan/2015 - passou de R$ 3,30 para R$ 3,50 (6,06%);
jan/2016 - subiu de R$ 3,50 para R$ 3,80 (8,57%);
jan/2017 - foi de R$ 3,80 para R$ 4,50 (18,42%);
jan/2018 - alta de R$ 4,50 para R$ 4,70 (4,44%);
Subsídio para empresas (valor anual)
2017 - R$ 57 milhões do sistema + R$ 12 milhões para o PAI;
2018 - R$ 60 milhões do sistema + R$ 12 milhões para o PAI;
A diferença entre os períodos corresponde a 4,34%;

Valores vigentes

Bilhete Único Comum: R$ 4,30;
Bilhete Único Escolar: R$ 1,72;
Bilhete Único Universitário: R$ 2,15;
Bilhete Único Vale-Transporte: R$ 4,70;
Dinheiro ou tíquete QR Code: R$ 4,70;
Integração: R$ 0,40 (embarque no terceiro ônibus)

Informações: G1 Campinas.
READ MORE - Campinas prevê tarifa de ônibus congelada até junho

Tarifas de ônibus em Salvador ficarão mais caras a partir desta terça-feira (2)

As passagens de ônibus ficarão mais caras em Salvador a partir desta terça-feira (2). O valor, que ainda não foi revelado, será anunciado pelo prefeito ACM Neto neste sábado (30). Atualmente a passagem de ônibus nas linhas regulares custa R$3,70.

A promotora Rita Tourinho, titular da 5ª Promotoria de Justiça da Cidadania, disse que quem define o preço da nova passagem é o prefeito. "Embora tenha participado das reuniões, não sei o valor, porque isso fica a cargo do prefeito. Mas foi uma questão complexa, foram necessárias cerca de 12 reuniões para se chegar a um acordo", afirmou a representante do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que tem mediado os encontros.

Segundo ela, uma das mudanças confirmadas é a renovação da frota, obrigatória para que haja o reajuste. No fim do ano passado, ACM Neto já havia dito que sem novos coletivos, nenhum acordo seria firmado.

A promotora aponta que, para que o reajuste não pese tanto no bolso do consumidor, o município, no acordo, ofereceu alguns benefícios às empresas de ônibus. Os detalhes também serão revelados apenas pelo prefeito ACM Neto, no sábado.

Falhas contratuais
Rita Tourinho também contou que duas auditorias foram contratadas para estudar o antigo contrato e o atual. "Foram observadas várias falhas no anterior e fizemos um novo termo, onde o município e as empresas terão de cumprir uma série de obrigações. A nova tarifa será mais baixa do que o consumidor ou passageiro deveria efetivamente pagar", explica.

Entre as falhas apontadas, estão o não cumprimento contratual por parte das empresas dos coletivos, que transportavam menos passageiros do que o previsto. "O que ocorre é que, desde 2016, o contrato não vinha sendo cumprido como deveria pelas empresas de ônibus. Eles pediram uma revisão, o que não ocorreu. Só para se ter ideia, contratualmente, eles deveriam transportar 28 milhões de passageiros por mês, mas não chegavam nem a 21 milhões. Isso porque há muito transporte clandestino, além de gratuidade. Eles só recebiam por passageiro ativo", finalizou Rita Tourinho.

Participaram do acordo representantes do MP-BA, do município, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), do consórcio Integra (Associação das Empresas de Transporte de Salvador), da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), do Consórcio Salvador Transcard (responsável pelo SalvadorCard) e da Casa Civil do município. 

AO CORREIO, o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, explicou a situação. "Na verdade, não é que existe uma falha no contrato. É que existia uma estimativa de 28 milhões de passageiros no mês, mas o estudo mostrou que não temos essa quantidade de gente para transportar. Tivemos uma queda com a chegada do metrô e com a crise. A tarifa tinha cálculo em cima desse número de 28 milhões e, como transportamos cerca de 20,8 milhões, temos de recalcular em cima desse novo  número", explanou.

"O que não estava sendo cumprido era o pagamento dos impostos, a taxa da Arsal, do Imposto Sobre Serviços (ISS), questão da outorga, entre outros. Mas em relação a isso, tínhamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado até a conclusão desse estudo, que acabou por agora", completou.

Integração
Desde 2015, três empresas fazem parte do Consórcio Integra: Consórcio Salvador Norte (CSN), OT Trans e Plataforma. "Essas empresas fazem parte do sistema de integração. São os ônibus amarelos, verdes e azuis que fazem a integração entre si, além do metrô", disse o gerente de atendimento ao usuário da Integra, Cláudio Malamut. 

Os ônibus verdes da OT Trans cobrem o miolo da capital, incluindo as regiões do Cabula e de Cajazeiras; os amarelos, da Plataforma, operam na região do Subúrbio Ferroviário; e os azuis, da Salvador Norte, ficam responsáveis pelas linhas da orla e do Centro.

Informações: Correio 24 Horas
READ MORE - Tarifas de ônibus em Salvador ficarão mais caras a partir desta terça-feira (2)

No Recife, Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação promovida pela Prefeitura do Recife. A humanização da via guiou os estudos, que tiveram início em 2016 e foram realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação e Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Os detalhes da intervenção foram anunciados nes
ta quita-feira (8), em um coletiva de imprensa. O investimento da gestão municipal na requalificação será de cerca de R$ 15 milhões.

Para viabilizar o início das mudanças, duas licitações foram publicadas no Diário Oficial do Município, nos dias 1º e 6 de novembro, referentes aos passeios públicos e à iluminação, respectivamente. A obra será realizada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Com a Nova Conde da Boa Vista, os pedestres, passageiros do transporte coletivo e condutores de veículos particulares vão ter uma avenida mais acolhedora, arborizada e eficiente no seu dia a dia. Ciclistas também vão ser beneficiados e poderão chegar à avenida com mais segurança pelas rotas instaladas no entorno.

O secretário de Infraestrutura e Habitação e presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, destaca que, "para a melhoria da Avenida Conde da Boa Vista, a Prefeitura do Recife realizou inúmeros estudos, pesquisas e simulações. Essa intervenção tem uma importância fundamental para que a via volte a ser um grande corredor não só de transporte, mas também um indutor de desenvolvimento e da recuperação de todo o bairro da Boa Vista", comenta. Além dos estudos realizados, o novo projeto foi discutido com diversas entidades.

A Avenida Conde da Boa Vista tem 1,6 km de extensão e conecta o centro da cidade às zonas Norte e Oeste. As obras vão acontecer em toda a via e terão início em março de 2019, com prazo estimado de um ano. Enquanto os trabalhos na Avenida Conde da Boa Vista estiverem em andamento, esquemas de mobilidade serão colocados em prática à medida que o cronograma da obra for avançando.

A premissa do estudo é moderna e inovadora. Iluminação em LED – inclusive com postes específicos para o pedestre; canteiro central ajardinado e floreiras nas calçadas; 90 árvores serão plantadas; as calçadas terão mais de 2.000m² de ampliação e receberão esquinas alongadas; as paradas de ônibus serão instaladas nas calçadas e serão mais modernas e confortáveis. Duas estações de BRT serão construídas no canteiro central, substituindo as seis existentes atualmente.

Dando continuidade às novidades, bicicletários e bancas para vendedores ambulantes cadastrados serão colocados ao longo da avenida. Rampas e pisos acessíveis serão instalados, além de nova sinalização nas travessias dos pedestres – também com piso elevado; ilhas de travessia; mais lixeiras e nova programação semafórica, com foco também nos pedestres. Os que caminham na via, inclusive, vão ter mais oportunidades de atravessar com segurança. Hoje, eles têm cinco locais voltados para esse fim e, com o projeto, passarão a ter 13.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, comemora mais essa melhoria. “Esse é um momento importante para toda a cidade. Discutimos bastante essas mudanças e o nosso objetivo é resgatar o centro da cidade e o bairro da Boa Vista. O projeto é um convite para as pessoas viverem a cidade, valorizando o centro, sem esquecer a mobilidade dos pedestres e da eficácia do transporte público.”

Durante os estudos e pesquisas feitos para a concepção do projeto, foi identificado que cerca de 310 mil pessoas passam pela Avenida Conde da Boa Vista por dia. Dessas, mais de 50% utilizam as 49 linhas de ônibus e as quatro de BRT que passam na via, cerca de 40% são pedestres, menos de 10% estão nos veículos particulares. Em alguns pontos, passam mais de 180 ônibus/hora. A partir daí, os arquitetos e engenheiros da Emlurb e CTTU trabalharam em um projeto para dar mais conforto aos usuários do sistema de transporte. Também participaram da discussão do projeto, a URB, as secretarias de Planejamento Urbano do Recife, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. No Governo do Estado, o debate envolveu a Secretaria das Cidades e o Consórcio Grande Recife.

"Esse é um projeto bastante inovador, que traz vários aspectos relacionados a urbanismo para a via, considerada a mais importante da cidade e que merece receber esse tratamento cuidadoso. Questões como a acessibilidade, a iluminação e a vegetação foram priorizadas, o que vai dar mais conforto e segurança ao cidadão”, frisa a diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernandha Batista.

ROTAS CICLÁVEIS - O projeto da Nova Conde da Boa Vista receberá em seu entorno uma nova malha cicloviária. Dessa forma, todo o centro da cidade ficará interligado, com circuitos que conectam os bairros da Boa Vista, Soledade, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Ilha do Leite, Coelhos e o Bairro do Recife. De acordo com o projeto, bicicletários serão instalados e permitirão que os ciclistas coloquem as suas bicicletas e, assim, caminhem pela via arterial.

Os ciclistas poderão acessar a Avenida Conde da Boa Vista através da Rua da Aurora, do Beco do Estudante e das ruas Gonçalves Maia e José de Alencar. O percurso em paralelo com a Avenida Conde da Boa Vista será realizado através da Rua João Fernandes Vieira, Avenida Oliveira Lima e Rua do Riachuelo (chegando até a Rua da Aurora). Através desta última, será realizada a conexão com o Eixo Estruturador Camilo Simões.

Além da integração em rota paralela com a Avenida Conde da Boa Vista, a nova rota permitirá a conexão com o Eixo Estruturador Camilo Simões, inaugurado em abril de 2017. Também haverá ligação com a ciclovia permanente da Avenida Mario Melo, já projetada pela CTTU. A ligação com a futura ciclovia da Avenida Mario Melo será realizada através de Rua Bispo Cardoso Ayres. Também faz parte da malha proposta uma nova estrutura cicloviária, essa ao longo da Rua José de Alencar até a Praça Miguel de Cervantes, que atenderá o bairro de Coelhos e Ilha do Leite.

CIRCULAÇÃO – No sentido cidade/subúrbio, não haverá restrição de circulação. Já no sentido subúrbio/cidade, veículos particulares vão poder trafegar na via para acesso local, com possibilidade de prosseguir apenas por uma quadra e, então, sair da avenida. Essa medida vai permitir a redistribuição do espaço público: pedestres vão ter mais espaço nas calçadas, os abrigos de ônibus e estações de BRT serão mais confortáveis e o importante corredor de transporte público será fortalecido, com mais efetividade na operação dos ônibus e BRT. No total, quatro novos equipamentos de fiscalização eletrônica serão instalados para coibir a passagem irregular de veículos.

COMÉRCIO POPULAR – Essa será mais uma questão que o projeto da Nova Conde da Boa Vista vai priorizar. Os ambulantes cadastrados pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) poderão trabalhar nos fiteiros dispostos ao longo da Conde da Boa Vista ou nos centros de comércio localizados nas ruas da Saudade e 7 de Setembro, que serão entregues em 2019. Todos deverão comercializar em equipamentos e locais definidos pela pasta, com o objetivo de preservar a mobilidade dos pedestres.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO

1. Tornar a via mais acolhedora e arborizada

2. Proporcionar conforto e segurança para o pedestre

3. Melhorar a fluidez do transporte coletivo e dar mais conforto ao usuário

4. Assegurar a infraestrutura para os ciclistas

5. Garantir a infraestrutura urbana necessária

6. Respeitar a arquitetura, a história e o valor simbólico da via

NÚMEROS DA CONDE DA BOA VISTA

- 1,6 km de extensão
- 310 mil pessoas circulam na via por dia
- Mais de 50% está nos ônibus
- Mais de 40% são pedestres
- Menos de 10% está nos veículos particulares
- Menos 1% é usuário de bicicletas
- 49 linhas de ônibus
- 4 linhas de BRT
- Mais de 180 ônibus por hora no horário de pico
- Cruzamentos com até 6.800 pedestres/hora
- Transporte coletivo: 80% nos ônibus convencionais e 20% usuários do BRT
- 1.500 unidades habitacionais
- Cerca de 370 estabelecimentos comerciais 

NÚMEROS DO PROJETO

- 13 será o número de travessias de pedestres. Hoje são 5
- 13 sinais sonoros serão instalados na via. Hoje são 4
- 50% será a redução do tempo de espera na travessia dos pedestres
- 6 vezes mais oportunidades de travessia dos pedestres, de 157 para 936
- 15 travessias elevadas para pedestres serão implantadas
- 2 mil m² de calçadas serão implantados
- 20 novas paradas de ônibus serão construídas. Hoje são 14
- 50% é a expectativa de redução do tempo de viagem dos ônibus
- 135 floreiras nas calçadas serão colocadas nas calçadas
- 90 árvores serão plantadas
- 18 vezes de aumento da área verde pública da via
- 2.361 m² de canteiro central ajardinado serão implantados
- 6 bicicletários estará dispostos ao longo da via
- 70 novas lixeiras do tipo papeleira e 13 do tipo coletiva serão instaladas
- 7 circuitos interligados de rede semafórica serão instalados. Hoje, o circuito é isolado
- 271 luminárias de LED, com foco nos pedestres e na via, serão implantadas
- 700m novos de rede de drenagem
- 86 novos pontos de captação de drenagem
READ MORE - No Recife, Avenida Conde da Boa Vista passará por uma grande requalificação

Em SP, Linhas retornam para a Avenida Santo Amaro

A SPTrans informa que nesta terça-feira, dia 18, os itinerários de 22 linhas retornam para a Av. Santo Amaro, altura da Av. Jornalista Roberto Marinho, devido ao término das obras no Viaduto Santo Amaro. 

Juntas as linhas transportam, em média, por dia útil 257.300 passageiros, aos sábados 123.900, e aos domingos 63.600.

Confira os itinerários:

476A/10 Ipiranga – Term. Sto. Amaro
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Dr. Antônio Bento, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Ac. Via Provisória, Av. Jorn. Roberto Marinho, prosseguindo normal.

637G/10 Grajaú – Pinheiros
637G/51 Jd. Eliana – Pinheiros
637J/10 Vl. São José – Pinheiros
637P/10 Term. Sto. Amaro – Term. Pinheiros
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Pça. D. Gastão Liberal Pinto, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Dr. Antônio Bento, prosseguindo normal.

5131/10 Cidade Ademar – Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. Sem Nome, Av. Sto. Amaro, Av. Brig. Luís Antônio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. Sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. Roque Petroni Jr., prosseguindo normal.

516N/10 Jd Miriam – Pça D. Gastão
Sentido único: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto Amaro, Pça. D. Gastão Liberal Pinto, prosseguindo normal até a Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. Roque Petroni Jr., prosseguindo normal.

5111/10 Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
669A/10 Term. Sto. Amaro – Term. Princ. Isabel
7550/10 Term. Sto. Amaro – Metrô Sta. Cecília
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. Brig. Luís Antônio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Dr. Antônio Bento, prosseguindo normal.

6400/10 Term. João Dias – Term. Bandeira
6450/10 Term. Capelinha – Term. Bandeira
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Túnel Takeharu Akagawa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. João Dias, prosseguindo normal. 

6422/10 Vl. Cruzeiro – Term. Bandeira
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Túnel Takeharu Akagawa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Américo Brasiliense, prosseguindo normal.

6450/21 Term. Capelinha – Itaim Bibi
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. João Dias, prosseguindo normal.

6450/51 Valo Velho – Term. Bandeira
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Túnel Takeharu Akagawa, prosseguindo normal.

6500/10 Term. Sto. Amaro – Term. Bandeira
6505/10 Term. Guarapiranga – Term. Bandeira
N701/11 Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Túnel Takeharu Akagawa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Dr. Antônio Bento, prosseguindo normal.

675I/10 Term. João Dias – Metrô São Judas
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Vieira de Moraes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. João Dias, prosseguindo normal.

709G/10 Term. Guarapiranga – Itaim Bibi
Sentido único: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro e Pça. D. Gastão Liberal Pinto, prosseguindo normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Dr. Antônio Bento, prosseguindo normal.

857C/10 Term. Campo Limpo – Metrô Conceição
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro pista lateral, Av. Sto. Amaro, Av. Jorn. Roberto Marinho, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Av. João Dias, prosseguindo normal. 

856R/10 Lapa – Socorro
Ida: normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Rua Dr. Antônio Bento, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Sto. Amaro, Viad. sem nome, Av. Sto. Amaro, Pça. D. Gastão Liberal Pinto, prosseguindo normal.

Para informações sobre itinerários ligue 156.
READ MORE - Em SP, Linhas retornam para a Avenida Santo Amaro

Em Curitiba, Estação tubo Fagundes Varela é instalada na Linha Verde Norte

quarta-feira, 11 de julho de 2018

As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto está sendo instalado, alterando a paisagem da região: a estação tubo Fagundes Varela, que vai atender os passageiros do transporte coletivo que circulará pela via.

O serviço começou há cerca de dez dias. O novo equipamento está sendo instalado sobre a plataforma, no trecho que já está com a canaleta, as duas pistas marginais e as duas vias locais implantadas.

Os trabalhos para a iluminação da Linha Verde estão sendo iniciados no trecho em obras. A sinalização horizontal (pintura) já foi feita. Em breve serão instaladas as placas (sinalização vertical).

O conjunto compreende ainda a pavimentação das ruas Bento Ribeiro, Francisco Zuneda Ferreira da Costa e José Fernandes Maldonado, que agora estão interligadas. Foi construída uma ponte sobre o Rio Bacacheri, consolidando a ligação entre as ruas. Preparadas, elas permitirão o acesso dos ônibus à estação Fagundes Varela pelo lado do Bairro Alto.

A passarela para pedestres próxima à futura estação Vila Olímpica também segue em implantação.

O atual trecho em obras na Linha Verde vai desde a Avenida Victor Ferreira do Amaral até a Avenida Caviúna e a Rua Ingabaú, no Bairro Alto, próximo ao Hospital Vita.

Seguem os trabalhos na trincheira da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, que fará a ligação com a Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri. Uma galeria celular está sendo implantada para garantir a drenagem das águas pluviais na trincheira.

Do lado do Bairro Alto, estão sendo inseridos os tirantes nas paredes laterais da trincheira. As longas estruturas de aço introduzidas nas paredes de concreto darão sustentação à trincheira. Só depois desta etapa será possível dar início às escavações sob a Linha Verde.

Informações: URBS
READ MORE - Em Curitiba, Estação tubo Fagundes Varela é instalada na Linha Verde Norte

No Recife, Mudanças no trânsito na Zona Norte afetam mais de 20 linhas de ônibus

Com as mudanças no trânsito da Avenida João de Barros, do Largo da Encruzilhada até o cruzamento com a Rua Conselheiro Portela, o Grande Recife altera também o itinerário das linhas de ônibus que passam pelo local. A intervenção, que transforma as duas pistas da via em mão única (sentido subúrbio/cidade), tem início neste sábado (14) e envolve ainda a troca de pontos de embarque e desembarque de passageiros.

Agora, os ônibus quem vêm pela Avenida Beberibe em direção ao Centro do Recife continuarão trafegando pela pista oeste (direita) quando entrarem no Largo da Encruzilhada. Passageiros poderão utilizar a parada de nº 130298, que já existe no local para o embarque e desembarque nas seguintes linhas:

700 – Beberibe/Afogados
711 – Alto do Pascoal
712 – Alto Santa Terezinha
713 – Bomba do Hemetério
721 – Água Fria 
723 – Cajueiro – itinerário principal e itinerário via Derby
724 – Chão de Estrelas
726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 – Beberibe (Espinheiro)
741 – Dois Unidos
743 – Alto José Bonifácio (João de Barros)
746 – Alto do Capitão
760 – Dois Unidos/Derby
810 – TI Xambá/Encruzilhada

As linhas 741 – Dois Unidos – itinerário via Pombal/Prefeitura, 742 – Linha do Tiro e 744 – Dois Unidos (Bacurau) atenderão esta mesma parada, pois terão a seguinte alteração de itinerário, no sentido subúrbio/cidade:

…Avenida Beberibe, Largo da Encruzilhada (pista oeste), giro à esquerda na Avenida Norte…

Com a mudança, estas três linhas (741, 742 e 744) deixarão de atender as paradas de nº 120203 e nº 120204, ambas na Rua Fernando César; e nº 110019, na Avenida Norte. As opções para os usuários são as paradas de nº 120044, na Avenida Beberibe antes do cruzamento com a Rua Fernando César; ou as linhas 714 – Alto José Bonifácio (Avenida Norte), 717 – José Amarino dos Reis e 722 – Campina do Barreto que continuarão trafegando pela Rua Fernando César.

Já as linhas que vêm pela Estrada de Belém, sentido subúrbio/cidade, terão de circular apenas pela pista leste (esquerda) quando entrarem no Largo da Encruzilhada. Com isso, estes ônibus deixarão de atender a parada nº 130298 e passam a atender a de nº 130299, que será implantada no canteiro central da via. Por este ponto farão parada as linhas:

821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
823 – Jardim Brasil II (Estrada de Belém)
825 – Jardim Brasil/Joana Bezerra – via Encruzilhada
860 – TI Xambá (Príncipe) 
2920 – Rio Doce/CDU
2930 – Rio Doce/Dois Irmãos

A linha 812 – Sítio Novo (Avenida Norte), ida Encruzilhada / volta Avenida Cruz Cabugá, atenderá esta mesma parada, pois terá a seguinte mudança de itinerário, no sentido subúrbio/cidade:

…Rua Prudente de Moraes, Estrada de Belém, Largo da Encruzilhada (pista leste), giro à esquerda na Avenida Norte…

Com a mudança, esta linha (812) deixará de atender as paradas de nº 120046, na Avenida Beberibe antes do cruzamento com a Rua Profº Miranda Curió; nº 120203 e nº 120204, ambas na Rua Fernando César; e nº 110019, na Avenida Norte. As opções para os usuários são as paradas de nº 130297, na Estrada de Belém, em frente à Igreja de Belém; ou as linhas 714 – Alto José Bonifácio (Avenida Norte), 717 – José Amarino dos Reis e 722 – Campina do Barreto que continuarão trafegando pela Rua Fernando César.

Sentido oposto – Os ônibus quem vêm do Centro do Recife em direção à Zona Norte da cidade ou ao município de Olinda, passando pelo bairro da Encruzilhada, farão um novo percurso. Confira, abaixo, as linhas envolvidas, os itinerários e os novos pontos para embarque e desembarque de passageiros.

700 – Beberibe/Afogados 
711 – Alto do Pascoal 
712 – Alto Santa Terezinha 
713 – Bomba do Hemetério 
721 – Água Fria
723 – Cajueiro – itinerário Principal e itinerário via Derby
724 – Chão de Estrelas 
726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista) 
731 – Beberibe (Espinheiro)
741 – Dois Unidos 
743 – Alto José Bonifácio (João de Barros) 
746 – Alto do Capitão
760 – Dois Unidos/Derby 
810 – TI Xambá/Encruzilhada
821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém) 
823 – Jardim Brasil II (Estrada de Belém) 
825 – Jardim Brasil/Joana Bezerra – itinerário via Estrada de Belém 
860 – TI Xambá (Príncipe) 
2920 – Rio Doce/CDU
2930 – Rio Doce/Dois Irmãos

Novo itinerário
…Avenida João de Barros, giro à direita na Rua Alfredo de Castro, Rua José de Sá Carneiro, Rua Castro Alves, Largo da Encruzilhada, Avenida Beberibe ou Estrada de Belém…

621 – Alto Treze de Maio 
780 – Alto Santa Terezinha/Derby

Novo itinerário
…Avenida João de Barros, giro à direita na Rua Alfredo de Castro, giro à esquerda na Avenida Norte…

Com relação aos pontos de ônibus, a parada de nº 180013, localizado na Avenida João de Barros, sentido cidade/subúrbio, será remanejada para a Rua Alfredo de Castro e continuará sendo seletiva. Ela atenderá apenas as linhas que vêm da Avenida João de Barros com exceção da linha 780 – Alto Santa Terezinha/Derby que teve seu itinerário modificado. Veja, abaixo, as linhas que atenderão esta parada:

621 – Alto Treze de Maio 
711 – Alto do Pascoal 
712 – Alto Santa Terezinha
713 – Bomba do Hemetério
721 – Água Fria
723 – Cajueiro – itinerário Principal
724 – Chão de Estrelas 
741 – Dois Unidos 
743 – Alto José Bonifácio (João de Barros) 
746 – Alto do Capitão
780 – Alto Santa Terezinha/Derby
810 – TI Xambá/Encruzilhada 
821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
823 – Jardim Brasil II (Estrada de Belém) 
860 – TI Xambá (Príncipe)

A partir do remanejamento da parada nº 180013 para a Rua Alfredo de Castro, os usuários da linha 511 – Alto do Mandu terão como opção o ponto de embarque e desembarque nº 180072 ainda na Avenida João de Barros, antes do giro à esquerda para a Rua Conselheiro Portela.

Já a parada de nº 120210, localizada na Rua Castro Alves próxima ao cruzamento com a Estrada de Belém, também será seletiva atendendo somente as linhas que vêm da Rua do Espinheiro e dobra à direita na Estrada de Belém. Confira, abaixo, as linhas que atenderão esta parada:

825 – Jardim Brasil/Joana Bezerra – via Estrada de Belém 
2920 – Rio Doce/CDU 
2930 – Rio Doce/Dois Irmãos

Os ônibus que vêm pela Rua Castro Alves e cruzam a Estrada de Belém para seguir pela Avenida Beberibe não deverão atender a parada nº 120208, na Rua Castro Alves; ou nº 120045, na Avenida Beberibe antes do cruzamento com a Rua Coragem. São elas:

714 – Alto José Bonifácio (Avenida Norte) 
717 – José Amarino dos Reis 
722 – Campina do Barreto 
741 – Dois Unidos – itinerário via Prefeitura/Pombal
742 – Linha do Tiro

A exceção é para a linha 812 – Sítio Novo (Avenida Norte) que, além da parada nº 120208, na Rua Castro Alves, atenderá também a parada nº 130300, na Estrada de Belém, em frente à Igreja de Belém.

Como as linhas 621 – Alto Treze de Maio e 780 – Alto Santa Terezinha/Derby mudam o seu itinerário, elas também deixam de atender as paradas nº 120046, na Avenida Beberibe; e nº 120203 e nº 120204, ambas na Rua Fernando César. As opções para os usuários são:

Linha 621 – Alto Treze de Maio: as paradas nº 110033, próximo ao posto de gasolina e nº 110035, após o cruzamento com a Rua Enéas Lucena, na Avenida Norte.

Linha 780 – Alto Santa Terezinha/Derby: utilizar as paradas nº 120046 e nº 120047, na Avenida Beberibe, e embarcar na linha 712 – Alto Santa Terezinha ou, nas paradas nº 110033, próximo ao posto de gasolina e nº 110035, na Avenida Norte, após o cruzamento com a Rua Enéas Lucena, pegar a linha 780.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).
  
Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, Mudanças no trânsito na Zona Norte afetam mais de 20 linhas de ônibus

Sorocaba recebe 14 novos ônibus articulados

Quatorze ônibus articulados zero quilômetro foram entregues, na tarde desta quarta-feira (11), para compor o sistema de transporte coletivo de Sorocaba. Os carros foram adquiridos pelo Consórcio Sorocaba (Consor), num investimento total de R$ 18,7 milhões.  

Segundo o prefeito José Crespo, esses carros irão circular principalmente pelas grandes avenidas, além de atender bairros mais afastados do centro e com grande demanda, como o Carandá, Altos do Ipanema e Parque São Bento. Maiores, os carros articulados comportam 50 passageiros sentados e 87 em pé. Todos possuem ar condicionado, sistema de wi-fi, USB para carregamento de celulares, câmeras de segurança externas e internas, rastreador de frota e portas dos dois lados, além de duas vagas para transporte de deficientes. Todos já estão no padrão para operarem, no futuro, nos corredores sistema BRT (Bus Rapid Transit), que a Prefeitura pretende que já esteja funcionando, num prazo de dois anos, avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio. “Estas encomendas vieram especialmente para atender corredores. É uma melhoria que já estamos antecipando”, falou Crespo.  

Com estes novos carros, são 30 ônibus articulados para a frota entregues este ano. A previsão é que mais 30 sejam adquiridos até dezembro, informou o novo presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Roberto Bataglini. O secretário recém-empossado Luiz Alberto Fioravante, de Mobilidade de Acessibilidade -- vindo da Secretaria de Planejamento e Projetos -- também participou da cerimônia e confirmou que as obras do BRT começam no próximo mês. “Vamos entregar em 18 meses. O BRT é real”, disse.  
  
Também foi entregue à Prefeitura, depois de ter sido equipado pelas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade, o ônibus que atuará com o projeto Prefeitura no Bairro. O veículo possui escritório, ar-condicionado e terminais para computador e deve ser usado pelo prefeito para cumprir agenda de visitas aos bairros para ouvir demandas da população. 

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul
READ MORE - Sorocaba recebe 14 novos ônibus articulados

BHTrans quer triplicar pistas exclusivas e preferenciais de coletivos até 2020

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Grandes vias de Belo Horizonte vão receber pistas exclusivas e preferenciais para ônibus nos próximos dois anos. A meta é criar 87,5 quilômetros de faixas para reduzir o tempo de deslocamento. O número é quase o triplo dos atuais 32 quilômetros. Hoje, 40% dos moradores das capitais do Sudeste, incluindo os da mineira, dizem ficar mais de duas horas no trânsito todos os dias. 
Imagem: Pedro Gontijo

Para a diretora de planejamento e informação da BHTrans, Elizabeth Gomes, o tempo de deslocamento está diretamente relacionado ao aumento de veículos na cidade. Por isso, a principal estratégia para reverter o quadro é o estímulo ao uso do transporte coletivo, bicicletas e até caminhadas para percursos mais próximos.

O esperado pela BHTrans é que o aumento da velocidade dos coletivos estimule as pessoas a deixar carros na garagem, reduzindo os congestionamentos. Dentre as avenidas que terão as mudanças, a Amazonas (entre a Praça Raul Soares e o Anel Rodoviário) é a que está com os trâmites mais avançados, segundo Elizabeth Gomes. 

Lá, já existem estudos de viabilidade técnica e o planejamento dos pontos onde serão necessárias obras e reformulação do tráfego, como impedimento de conversões à direita. As intervenções nos 7,5 quilômetros ainda estão pendentes de financiamento para bancar os R$ 20 milhões necessários. 

Para fazer o projeto dos outros 80 quilômetros serão necessários mais R$ 8 milhões. O valor das obras será definido posteriormente. Estão incluídas no planejamento da BHTrans avenidas como a Nossa Senhora do Carmo, Afonso Pena, Portugal, Andradas e Abílio Machado. Todas com implantação até 2020.

Soluções

Para o especialista em transporte e trânsito Márcio Aguiar, a segregação de pistas é um “bom paliativo”, pois não resolve a falta de mobilidade na capital. “A instalação de pistas exclusivas vai trazer melhorias, mas em vários pontos da cidade as vias não comportariam a segregação. Então, teremos pontos de afunilamento e congestionamento que permanecerão atrasando as viagens”, afirma.

Para o professor do departamento de engenharia de transporte do Cefet-MG, Guilherme de Castro Leiva, a solução definitiva passa pela descentralização dos serviços e comércio, o que já vem ocorrendo na capital. Assim, diz ele, as pessoas não precisariam se deslocar por grandes distâncias para realizar atividades diárias. Além disso, o professor defende melhorias no transporte público, como ampliação do metrô e linhas do Move.

Enquanto a solução não chega, a diarista Francisca Izabel da Silva, de 55 anos, pega seis ônibus diariamente para trabalhar. Sai de casa às 5h e volta apenas às 17h. “Fico umas quatro horas dentro do ônibus todo dia, somando a ida e a volta. É praticamente outro expediente. Muitas vezes em pé, porque os ônibus estão sempre lotados”, afirma. 

Pesquisa

Além dos 40% que gastam mais de duas horas no trânsito todos os dias, o levantamento recente feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) aponta que apenas 13% das pessoas gastam menos de meia hora nos deslocamentos para atividades diárias. “A pesquisa mostra uma realidade das quatro capitais, mas BH puxa a média para cima porque não tem a estrutura de metrô tão consolidada como Rio de Janeiro e São Paulo”, afirma o vice-presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza Silva.

Veja onde elas estão atualmente: 

Faixas exclusivas

- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre Rua Valparaíso e Avenida do Contorno, neste sentido;
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre Rua Outono e Rua Valparaíso, neste sentido;
- Rua Padre Belchior, entre Avenida Amazonas e Rua Curitiba, neste sentido;
- Rua Padre Belchior, entre Rua São Paulo e Rua Curitiba, neste sentido;
- Avenida Augusto de Lima, entre Rua Curitiba e Avenida João Pinheiro, neste sentido;
- Avenida Augusto de Lima, entre Avenida João Pinheiro e Rua São Paulo, neste sentido;
- Avenida João Pinheiro, entre Rua dos Guajajaras e Rua Goiás, neste sentido;
- Avenida Professor Alfredo Balena, entre Rua Padre Rolim e Praça Hugo Werneck, neste sentido;
- Avenida Professor Alfredo Balena, entre Praça Hugo Werneck e Rua Pernambuco, neste sentido;
- Avenida Pedro II em toda sua extensão;
- Avenida Carlos Luz, em toda sua extensão;
- Avenida Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a Avenida Vilarinho;
- Rua Goiás, entre Avenida João Pinheiro e Rua dos Guajajaras;
- Avenida Vilarinho, da Estação Venda Nova até a Av. Cristiano Machado;
- Viaduto Leste, do início do túnel até Avenida do Contorno;
- Avenida Antônio Carlos

Faixas preferenciais

- Rua Tupis, entre Paraná e Rio Grande do Sul
- Av. Amazonas
- Av. Tereza Cristina
- Av. dos Andradas
- Rua Araguari
- Rua Niquelina,  entre as  Avenidas Mem de Sá e Contorno;
- Rua Padre Eustáquio, desde a interseção com a Avenida Nossa Senhora de Fátima até a Rua Vila Rica;
- Rua Pará de Minas, em toda sua extensão.

Informações: Hoje em Dia
READ MORE - BHTrans quer triplicar pistas exclusivas e preferenciais de coletivos até 2020

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960