O Cartão Legal de São Bernardo, sistema semelhante ao Bilhete Único da Capital, começa funcionar na segunda quinzena de setembro.
O serviço permite ao usuário fazer mais de uma viagem em linhas do município pagando tarifa única, de R$2,50.
Dos 380 ônibus municipais, 304 já receberam o equipamento para leitura dos cartões e da impressão digital, além dos moedeiros. A implantação deve ser finalizada até o fim do mês.
O cadastro começou no dia 19 de julho para os idosos no dia 16 para deficientes físicos.
A expectativa é de que o registro dos aposentados comece na primeira quinzena de setembro e das crianças, menores de 5 anos, em outubro, seguida pelas demais categorias. Ao todo, há foram 18.717 cadastros.
Segundo a consultora em Planejamento de Transporte Urbano da Prefeitura de São Bernardo Andreia Azevedo Brisida, para iniciar a operação é preciso que a maioria das gratuidades esteja cadastrada.
"Quem possui o benefício de isenção precisa do cartão para usar o sistema. Por isso demos prazo de 60 dias para o cadastro", disse.
Além de apresentar o cartão, idosos e estudantes deverão validar o serviço com a identificação digital.
"Ao sair da loja do Cartão Legal, o usuário passa pela catraca para conhecer o sistema. Se nos ônibus houver algum problema com a digital, o cobrador e motorista irão liberar a passagem, para não causar tumulto e demora", explica.
O modelo de bilhetagem eletrônica e integração tarifária de São Bernardo é formado por nove cartões, um para cada tipo de público.
O passageiro que utilizar o Cartão Legal poderá, nos dias úteis, embarcar em mais de uma linha no período de 90 minutos. Aos sábados, domingos e feriados, a transferência poderá ser em 120 minutos - mas só valem para as viagens de ida, a volta será cobrada.
Os períodos foram calculados de acordo com o tempo médio das linhas e a espera nos pontos. "Se a pessoa pegar o transporte no primeiro ponto e descer na última linha e ainda pegar outro ônibus, os 90 minutos serão suficiente", garante.
SEGURANÇA
A consultora diz que o objetivo é proporcionar a integração das linhas. "Também dar segurança ao passageiro e cobrador que não precisarão lidar com dinheiro". Em casos de roubo ou furto, a pessoa deve registrar boletim de ocorrência e comparecer a loja do Cartão Legal (Rua Marechal Deodoro, 760, Centro). "Serão recuperados os créditos e emitida segunda via do cartão, mediante cobrança de R$ 25."
População elogia sistema, mas cobra ônibus extrasA equipe do Diário foi até um ponto de ônibus na Avenida Faria Lima para saber se a população conhecia o Cartão Legal. Todos disseram conhecer o sistema.
A dona de casa Francisca da Silva Paz já fez o cadastro. "Assim que meu filho soube do registro, me avisou. Faz uns 15 dias que fui até a loja", disse, moradora da Vila São Pedro. "Agora não preciso usar somente os primeiros assentos do ônibus", afirma.
Outras pessoas desconhecem as mudanças no sistema. "Ainda não sei como vai funcionar. Não tem muita divulgação. Vi escrito apenas no ônibus", explica a auxiliar de perecíveis Edelia Santos de Magalhães, 48, moradora do Baeta Neves.
Para o encarregado de higienização Edvaldo Barbosa da Silva, 30 anos, a iniciativa vai beneficiar quem precisa pegar mais de um ônibus.
"Todos os dias são duas conduções para trabalhar. Gasto por mês, em média, R$160. Agora com o cartão vou conseguiu usar duas linhas no percurso de 90 minutos", disse o morador da Vila Carminha.
Segundo o açougueiro Robson Santos Gomes, 29, será preciso aumentar o número de ônibus. "Acredito que o cartão proporcionará um fluxo maior de pessoas. Os microônibus, por exemplo, não vão dar conta", disse o morador do Baeta Neves que reclama da lotação da linha Baeta-Rudge Ramos. BG
Projetos vão aumentar frota e reduzir intervalos
O sistema de transporte público de São Bernardo é alvo constante de reclamações por parte dos passageiros. Ao todo são 59 linhas municipais.
A consultora em Planejamento de Transporte Urbano da Prefeitura de São Bernardo Andreia Azevedo Brisida explica que, além da implantação do Cartão Legal, há dois projetos que visam melhorar a oferta e aumentar a frota municipal.
Segundo Andreia, projeto de reprogramação de linhas deverá ser implementado até o fim do ano.
"Vamos priorizar as três linhas de maior demanda: 19 (Vila Industrial - Los Angeles), 01 (Taboão - Vila Esperança) e 11 (Jardim das Orquídeas- Paço)".
A consultora ressalta que com a compra de novos veículos haverá aumento no número das linhas e os intervalos passarão a ser de, no máximo, 20 minutos.
"Este ano, a SBCTrans adquiriu 62 microônibus que estão nas ruas, além de 50 ônibus convencionais que serão usados para substituir e complementar a frota."
TERMINAIS
Segundo Andreia, o projeto de redimensionamento de rede pretende melhorar todo o sistema de transporte.
"A criação de linhas troncais (linhas com paradas reduzidas e veículos maiores) que chegariam aos terminais estratégicos (bairro Alvarenga, Rudge Ramos e Riacho Grande) e depois seguiriam pelas linhas alimentadoras (que liga aos bairros próximos) vai gerar rapidez e otimização do serviço", afirma.
De acordo com a consultora, o projeto depende de estudo e da licitação dos terminais estratégicos para que possa ser executado. BG
Fonte:
Diário Grande ABC