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Metrô de SP instala redutores de vão de plataformas nas estações

sexta-feira, 20 de agosto de 2010


Para tentar evitar a ocorrência de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros, principalmente das crianças e dos idosos, o Metrô de São Paulo começou a instalar nesta semana redutores de vão nas plataformas das estações Sé, da linha 1-Azul, e Corinthians-Itaquera, na linha 3- Vermelha. Feito de poliuretano de cor amarela, os redutores medem aproximadamente cinco centímetros de largura.

O vão existente entre os trens alinhados e a área de embarque é maior nas estações construídas em trechos de curvas, como na São Bento, na linha 1 -Azul. Geralmente, passageiros desatentos ou com mobilidade reduzida inserem os pés no espaço, acidentalmente e podem se ferir. Esse tipo de acidente já foi registrado, mas sem gravidade, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Não foi informado o número de acidentes ocorridos nos últimos meses.

Até ontem, o novo equipamento só estava no sentido Jabaquara da estação Sé, mas o metrô promete colocar os redutores nas quatro plataformas existentes na estação. Para os passageiros que passam rapidamente pelo local, o novo item de segurança passou despercebido.

Acompanhada pelo filho de 7 anos, a operadora de telemarketing Sheila Rodrigues Ventura, 29, que vinha da estação Palmeiras-Barra Funda, diz que a criança quase se machucou ao desembarcar na Sé. "Na hora em que a gente foi sair do trem, empurraram e ele quase caiu no buraco". Ela lamenta a falta de respeito dos passageiros.

O desrespeito dos passageiros que utilizam o transporte também foi o principal motivo do ferimento de um usuário. "Outro dia, estava aquele empurra-empurra, uma pessoa pisou falso e caiu no buraco", conta o vendedor Josué Araújo Filho, 50. "Agora, isso poderá ser evitado".

Com carrinhos cheios de roupas, a vendedora Sônia Regina de Alcântara, veio de Mongaguá (no litoral de São Paulo) para fazer compras na região do Brás (no centro de São Paulo). Para voltar para casa, ela enfrentou dificuldades para entrar com a mercadoria no vagão. "Isso vai melhorar muito para todos nós. Já vi tanto sapato caindo na linha. Já que colocaram o equipamento aqui [na Sé], poderiam colocar em todas as estações também."

Com 93 anos, a aposentada Maria da Silva, disse que conhece várias pessoas que já se machucaram no vão do metrô, mas diz que nunca teve problemas, pois sempre ficou atenta. "Se tivesse algo para ficar mais próximo seria melhor para qualquer pessoa, independente da idade", diz.

O Metrô diz estudar a colocação do dispositivo em outras estações. A instituição não divulgou o valor gasto com os equipamentos.

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São Paulo: Governador diz que melhora dos trens leva até dois anos


No dia em que o transporte por trilhos sofreu dois problemas em São Paulo --nos trens e no metrô--, o governador Alberto Goldman (PSDB) afirmou que as falhas nos trens da CPTM serão resolvidas em até dois anos.

A afirmação contraria o que o Metrô tem dito: que o plano de expansão da rede estará concluído até o final deste ano --ou, no máximo, no começo de 2011.
Goldman disse que os dois sistemas (trens e metrô) estão passando por renovação e que os sistemas de comunicação e controle eletrônico serão modernizados, para reduzir o número de falhas.

"Estamos transformando o sistema da CPTM em um metrô de superfície. Em mais um ano, mais dois anos, vamos ter, paulatinamente, um sistema de 240 km de metrô e trens de superfície para atender a população", afirmou.

Em resposta à Folha em março, o Metrô afirmou: "Podemos assegurar que o ponto central do plano de expansão será atingido. Até o final de 2010 a extensão das linhas com qualidade de metrô será quadruplicada, chegando a 240 km (sendo 78 km no metrô e 162 km na CPTM)".

Fonte: Folha Online
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Pesquisa confirma: superlotação e espera são as maiores queixas nos ônibus de Recife


Superlotação e tempo de espera são o maior problema do sistema de transporte público de passageiros na Região Metropolitana do Recife. A resposta é um dos pontos em comum entre a pesquisa realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte em outubro de 2009 e uma outra anunciada na última quinta-feira (19) pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Transportes e Passageiros (Urbana).

A diretora em exercício do Grande Recife, Taciana Ferreira (foto), falou sobre como o Consórcio pretende melhorar o serviço e a importância da denúncia de problemas por parte dos usuários. "Verificamos que tempo elevado de espera resulta na regularidade da linha. Temos 367 linhas, das quais, cerca de 40% têm intervalo entre cinco e dez minutos no horário de pico. É uma oferta boa, mas enfrentamos congestionamentos diários e não temos nas vias prioridade para o transporte público", explica. Ela diz que o Grande Recife tem investido nos corredores, previstos para ser concluídos em 2012 e resultarão em quase 63 km de vias exclusivas para o transporte público, garantindo rapidez, velocidade e qualidade no serviço.

Do total de entrevistados na pesquisa do Consórcio, 44,3% preferem pagar mais caro por um serviço melhor, enquanto 55,15% não concordariam. Entre os que concordam, 46,12% exigem o aumento da frota em circulação e 47,01% pedem maior renovação na frota. 49,61% querem veículos mais confortáveis e 46,11% gostariam de ter maior regularidade nos horários. 45,84% desejariam um tempo de espera menor nos terminais e paradas. Para 40,84% dos usuários, é preciso mais informações operacionais nos veículos. Por fim, 42,5% querem ampliação do terinamento de motoristas e cobradores.

ATENDIMENTO
Taciana Ferreira também falou sobre questões ligadas ao mau atendimento dos operadores (motoristas e cobradores). As queixas dos usuários dizem respeito, principalmente, aos finais de semana, quando a fiscalização é menor: “é natural que, com a redução de serviço no final de semana, nossa fiscalização também diminua. Realizamos concurso público, ampliando o quadro de agentes na fiscalização, para que esse setor seja suprido. No caso de reclamações específicas, como comportamento inapropriado de motoristas, é preciso fazer a reclamação pelo 0800.081.0158. Com isso atuamos especificamente, focando na reclamação”.

“A ideia é melhorar o atendimento ao usuário através dos operadores com capacitação, com melhores informações do usuário sobre o serviço, seus direitos, quando pode reclamar. Os operadores são capacitados pelas empresas e isso está sendo acompanhado pelo Consórcio”, afirma Taciana.

A diretora disse que informações sobre itinerários é um dos pontos que se espera melhorar. Existe, em algumas linhas, segundo ela, informação sobre o trajeto dos veículos e o serviço será ampliado com a utilização de tecnologia.

“Está em fase de licitação o Centro de Controle de Operação. Com ele nós vamos mapear todos os itinerários, disponibilizando essas informações através de telas LCD nos terminais de integração, ampliando informações no site para os usuários terem acesso. A partir do momento que massificamos a informação sobre o transporte público para o usuário, ele ajuda a melhorar o serviço”, concluiu.

Fonte: pe360graus.com

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Salvador: Transporte de qualidade e a implantação de sistemas de corredores exclusivos para ônibus


Transporte de qualidade e a implantação de sistemas de corredores exclusivos para ônibus, também na capital baiana, foram temas do Seminário Nacional NTU 2010 com o tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”, realizado esta semana pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em Brasília, na capital federal. O objetivo do encontro foi apresentar formas de modernização do transporte público através de uma política de mobilidade inteligente.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) Horácio Brasil, também esteve no evento destacando a inclusão de Salvador no projeto Bus Rapid Transit (BRT), que teve início há 20 anos em Curitiba. O projeto já está em desenvolvimento e a parte licitatória deverá ser realizada em breve. A primeira fase deverá ligar o aeroporto ao Centro da cidade com a Lapa e Avenida Vasco da Gama.

De acordo com o superintendente da NTU, Marcos Bicalho dos Santos a capital baiana tem todas as condições para implantar o sistema. “É um projeto que pode durar uma média de dois a três anos. Depende muito das facilitatórias”, disse. Ainda segundo ele, o sistema deverá ficar pronto em meados de 2013, para a Copa das Confederações.

“Estamos com uma participação muito ativa de toda a parte interessada para a implantação do BRT. Temos a motivação também por parte dos gestores, afinal será uma reformulação na rede de transporte”, acrescentou ele, explicando os benefícios do projeto para toda a comunidade.

Segundo ele, a NTU vai acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto, não apenas da capital baiana, mas em todas as cidades que estão desenvolvendo o sistema. “O acompanhamento do andamento é para que seja garantida a excelência”. Conforme ele, outras cidades que também têm projetos do BRT são Vitória e Goiânia. “O objetivo é termos transporte de qualidade para toda a população”.

Durante o evento foram abordados ainda a relação urbana, social, turística e econômica do transporte nos municípios. Com um transporte de qualidade e com um valor accessível para os usuários, diminuindo ainda o tempo de espera nos pontos de ônibus que atualmente é de 18 minutos para cerca de três a sete minutos. Integrando as linhas também a tecnologias avançadas, através de uma iniciativa público-privada.

Um dos destaques do seminário foi o Transmilênio, transporte coletivo de Bogotá, na Colômbia, que se destacou pos questões relacionadas à qualidade de vida, rapidez e valores baixos. “Atualmente temos 84 quilômetros de sistema em operação e o Transmilênio está em sua terceira fase, com a construção de mais 32 quilômetros de corredores. Além disso, são 107 estações, banheiros públicos, estacionamento para bicicletas e um centro de controle, entre outros”, disse o representante do governo de Bogotá Arturo Fernando Rojas.

O transporte de qualidade é apenas um dos desafios das cidades brasileiras para a realização da Copa de 2014. Especialistas da área de transporte não apenas do Brasil, mas de outros países, expuseram e debateram durante o evento.

O destaque foi para a mobilidade urbana que merece reforço e precisa de melhorias o quanto antes.


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Juiz de Fora: Nove linhas de ônibus alteram embarque e desembarque


A partir de amanhã as linhas 313 Sandira e 420 Linhares vão ter o embarque e desembarque invertidos. Na segunda-feira as linhas 304 Caeté e 538 Morada do Serro também mudam o fluxo de passageiros.

Já na terça-feira será a vez das linhas 106 Parque Independência,308 Retiro, 429 Linhares, 710 Novo Triunfo e 711 Barreira circularem com a mudança. A previsão da Settra é de que até o final deste mês 25% dos coletivos já estejam com a roleta invertida. É importante que todos os usuários fiquem atentos às sinalizações na frente e nas laterais dos ônibus indicando a inversão do fluxo de passageiros.

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Começa o monitoramento do transporte coletivo de Campinas


Aparelhos instalados em alguns pontos de ônibus de Campinas fiscalizam se os coletivos estão cumprindo o horário ou se ele está atrasado.

O sistema ainda está em fase de teste e além de ajudar na fiscalização da Emdec, ele promete melhorar o transporte público, como ajudará na fiscalização da EMDEC. Os detalhes você confere na reportagem de Ana Paula Palazi.



Fonte: TVB
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Novos ônibus do transporte coletivo urbano são entregues em Caxias do Sul


A partir de terça-feira, dia 24, os passageiros de sete linhas do transporte coletivo urbano perceberão mudanças na hora de se deslocar. Na manhã de sexta, foram entregues os 10 ônibus que iniciarão uma mudança no perfil da frota da Viação Santa Tereza (Visate).
Os novos carros serão implantados em linhas onde a demanda de passageiros é menor e não contarão com a presença de operador de sistema para cobrar a passagem. A tarefa caberá ao próprio motorista, a exemplo do que ocorre nos táxis-lotação.

A primeira linha a conferir a novidade será a L. 37 Tijuca/Nossa Senhora da Paz, com dois ônibus. Nas demais linhas, a implantação ainda não está definida.

Segundo o diretor superintendente da Visate, Fernando Ribeiro, a proposta objetiva reduzir custos operacionais, além de otimizar o tempo entre as viagens.

— Priorizamos linhas em que o fluxo de usuários é menor e em locais onde o acesso dos ônibus maiores é difícil e há dificuldade em realizar manobras devido ao estreitamento das ruas — afirma Ribeiro.

Fabricados pela Marcopolo no modelo Sênior Midi, os novos ônibus são cerca de 20% menores (aproximadamente três metros) do que os atuais. Os carros trarão a inscrição "Caxias Urbano".

De acordo com Ribeiro, todos os cobradores que atuavam nas linhas atingidas serão relocados para outros itinerários.

— Ninguém vai perder emprego com essa novidade. Eles serão transferidos, mas todas as vagas serão mantidas — garante.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul, Tacimer Kulmann da Silva, diz que vai exigir que a manutenção do quadro seja garantida em documento a ser firmado em novembro, mês em que é negociado o dissídio da categoria.

— (A nova proposta) é um caminho para que se comece a dizer: "Não tem por que haver cobradores nos ônibus", como ocorre em outras cidades. Por isso é preciso deixar registrado — salienta Silva.



Fonte: Zero Hora
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Ônibus do Rio vão circular com poesias de autores consagrados


A partir da próxima segunda-feira (23) os ônibus do município do Rio passarão a circular com poesias de autores consagrados da literatura brasileira como Castro Alves, Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Gregório de Matos e Carlos Drummond de Andrade.

É o projeto “Circulando Cultura”, uma iniciativa entre o Rio Ônibus e a Academia Brasileira de Letras (ABL) que levará a obra desses grandes poetas para dentro dos ônibus. As poesias serão divulgadas em cartazes afixados na parte interna de 8.600 coletivos que fazem parte do sindicato Rio Ônibus.

A Academia será a responsável pela escolha das poesias. Até o momento, já foram selecionados 400 poemas.

Os textos irão alcançar 3,5 milhões de passageiros em um só dia. O projeto deverá ser estendido para todo o estado.

Fonte: G1.com

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