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Recife: Quase 500 ônibus foram depredados durante o carnaval

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


O Grande Recife Consórcio de Transporte divulgou esta manhã o balanço de depredações ocorridas durante o carnaval deste ano. Durante os dias de folia, 491 coletivos foram alvo da ação dos vândalos. Este número é 6,51% superior a 2009, quando 461 ônibus foram quebrados.
O número de veículos depredados representou, este ano, 36% da frota em operação durante a festa, que foi de 1.362 ônibus – 72 a mais do que em 2009 (quando este percentual foi de 35,7%).
Ao todo, em 2010, foram avariadas 960 peças, causando um prejuízo de R$ 87 mil – equivalente a 47 mil tarifas do anel A. Em 2009, o total de itens quebrados foi de 812, totalizando um custo de R$ 63 mil em reparos. Os principais alvos dos vândalos foram: vidros de janelas corrediças, com 416 avarias, alçapão de teto com 94 peças danificadas, e pára-brisa dianteiro, 56 unidades quebradas.
A diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, lembrou que, além do prejuízo financeiro ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, o vandalismo afeta diretamente os usuários, que terão que esperar mais tempo por seus ônibus já que alguns veículos tiveram que sair da operação para passar pelos reparos e reposições necessárias.
Serviço – Ainda de acordo com o Grande Recife, o serviço ofertado durante o Carnaval 2010 ganhou um reforço importante em relação a 2009. Durante os quatro dias de festa, circularam 1.362 coletivos diariamente, nas áreas circunvizinhas aos pólos da RMR, o que significou um acréscimo de 346 ônibus em relação a frota que circularia na região, em dias úteis. Isto significou a oferta de 72 ônibus a mais que no carnaval de 2009 - o que representou um total 20% superior ao serviço operado no ano passado. Este contingente de veículos realizou um total de 2.892 viagens extras, totalizando 13.193 viagens feitas durante o período (com destino aos pólos ou regiões vizinhas).
Em relação a 2009, quando foram realizadas 8,6 mil viagens, o crescimento da oferta foi de 35%. Foram mais de 270 profissionais ligados ao consórcio, entre divulgadores, técnicos e fiscais, trabalhando nas ruas, durante os quatro dias de folia, para garantir o funcionamento da operação especial montada para o período momesco. Este ano, o consórcio reforçou o serviço de 150 linhas, que tiveram acrescidos o total de viagens e coletivos em operação. Além disso, quatro linhas especiais foram criadas, incluindo uma exclusivamente para atender ao Galo da Madrugada.


Fonte: Diário de Pernambuco
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Prefeitura de São Bernardo do Campo dará novo atendimento no transporte coletivo municipal


A partir deste sábado (20/2), a população da região da Vila São Pedro e Esperança contará com novo atendimento no transporte coletivo municipal. Com o funcionamento do Ponto de Controle Operacional Terminal Tiradentes, na Rua Tiradentes, a Prefeitura de São Bernardo do Campo passará a oferecer melhores condições operacionais e uma maior oferta de transporte coletivo na região.

O novo Ponto de Controle Operacional passará a oferecer a motoristas e cobradores do transporte coletivo municipal, um local apropriado para realizar as operações, antes feitas no entroncamento da Rua dos Pássaros com a Rua Jardim, na Vila São Pedro, e no entroncamento da Rua Jardim com a Passagem dos Lírios, na Vila Esperança.

Além de inadequado, uma vez que não contava com uma estrutura básica, o local tinha de ser compartilhado com diversos veículos que ficavam estacionados na via pública, ocupando o espaço destinado aos ônibus e acarretando prejuízos significativos à operação do transporte coletivo municipal.

O terminal, que ocupa as antigas instalações antes utilizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos para armazenamento de material, passou por ampla reforma e agora conta com pátio para manobra e estacionamento dos ônibus, refeitório e salas de descanso e leitura, além de funcionar como garagem.

A nova estrutura terá ainda uma sala destinada ao Centro de Controle Operacional (CCO) e banheiros feminino e masculino. Com a intervenção, as linhas municipais do Terminal São Pedro agora farão ponto final no Terminal Tiradentes, e as linhas do Terminal Esperança, na Rua Jardim, farão ponto final no Terminal São Pedro. De acordo com o diretor operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo (ETC), o Terminal Tiradentes trata-se de um importante trecho de ligação entre a Vila São Pedro e Vila Esperança.

"O terminal proporcionará melhor controle das linhas e os operadores terão um amplo pátio para estacionamento, além de espaço adequado para suas refeições", explica. Os passageiros irão desembarcar num ponto de parada na saída do terminal. O ponto de parada da Vila Esperança também passou por adequações e ganhou abrigo e nova pintura.

São 60 carros operando nas linhas que atendem a Vila São Pedro e 16 carros para suprir a demanda da Vila Esperança, totalizando 10 linhas que atendem aproximadamente 45 mil pessoas. Melhorias.

- A Secretaria de Transportes também realizou melhorias no viário dessa região, como complementação do asfalto e nova sinalização em um trecho da Rua Jardim próximo ao Terminal Esperança, onde foi feita uma adaptação para permitir a passagem do coletivo.

A população será informada das alterações por meio de informativos fixados nos ônibus. Na Vila São Pedro, também foram recuperados os pontos de parada da linha 1 (Taboão/Esperança), que receberam um abrigo e uma nova pintura.

Ao todo, foram recuperados quatro pontos em substituição aos antigos, sendo que na Rua Jardim (Vila São Pedro), foi implantado um ponto de parada duplo, e outro igual na mesma rua, na Vila Esperança.
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Marcopolo incentiva o uso do ônibus


A Marcopolo escolheu a 28ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, para lançar uma campanha nacional de incentivo ao uso do transporte coletivo. Com o slogan “Cuide do futuro do nosso planeta. Ande mais de ônibus. Faça andar essa ideia”, a empresa pretende mostrar que a utilização dos ônibus proporciona vantagens para a qualidade de vida da comunidade, para o meio ambiente e para a diminuição dos congestionamentos nas cidades .
De acordo com o diretor-geral da empresa, José Rubens de la Rosa, no mesmo espaço físico ocupado por cinco automóveis nas ruas e avenidas, com a média de duas pessoas por veículo, é possível transportar 160 passageiros em um ônibus, com conforto, rapidez e segurança. “É preciso mostrar e conscientizar toda a comunidade para a importância do transporte urbano na melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e redução dos congestionamentos. E isso, a cada dia, passa a ser fundamental para o futuro, não somente em grandes metrópoles, mas em cidades médias e pequenas”, salienta o executivo.
O uso do ônibus como meio de transporte diário é muito incentivado em países desenvolvidos e torna-se uma opção com benefícios imediatos para toda a comunidade.

Fonte: Fernando Fischer
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PAC da Copa de 2014 financiará 20 projetos de BRT


Com a definição dos recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento para a Mobilidade Urbana durante a Copa do Mundo de 2014, os sistemas de transporte rápido por ônibus foram escolhidos por nove das 12 cidades-sede do mundial. Segundo dados reunidos pela NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), ao todo, serão construídos 20 BRTs (Bus Rapid Transit), a fim de melhorar de forma ostensiva a mobilidade urbana nos próximos anos.

“A definição do orçamento veio em ótimo momento. Já estamos a apenas quatro anos do mundial e é necessário que as obras já tenham o seu andamento iniciado. Com isso, a implantação ocorrerá de forma ordenada e os prazos serão cumpridos”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.

Para a Copa do Mundo deste ano, a África do Sul construiu uma rede de transporte urbano totalmente nova, baseada em BRT. Em todo o mundo, existem mais de 80 cidades com os sistemas implantados e outras centenas com projetos em fase de implantação. “Os municípios brasileiros precisam de sistemas de transporte coletivo que comportem o aumento de demanda durante a Copa e que também sejam deixados como legado à população”, explica Bicalho.

No total, o poder público brasileiro investirá mais de R$ 11 bilhões para o financiamento de 47 projetos variados no transporte coletivo urbano. Serão utilizados recursos do FGTS, por meio do programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

Vantagens do BRT - Para a NTU, a opção da maioria das cidades-sede da Copa pelo BRT é positiva, principalmente, porque a sua implementação é rápida, levando de 24 à 36 meses. Além disso, a solução é mais barata, se comparada às outras modalidades de transporte, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e metrô.

Entre as principais vantagens do sistema estão o uso de estações fechadas e mais organizadas, qualidade dos serviços, novas opções de viagens e veículos com maior capacidade. Geralmente, um ônibus biarticulado de 25 metros é capaz de comportar 270 passageiros. “Ao optar por um BRT, adquire-se uma solução completa para mobilidade nos centros urbanos. Os serviços ficam melhores e os usuários passam a confiar mais no transporte coletivo”, explica Bicalho.

Os painéis informativos dentro das estações avisam em quanto tempo o ônibus estará disponível na parada. Em média, o intervalo pode variar de 30 a 60 segundos. Além disso, a gestão da operação em tempo real permite uma maior regularidade na oferta de transporte.

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, a uma fração do seu custo. (Assessoria NTU).

Fonte: Gazeta Digital
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Trânsito terá mudanças durante a Festa da Uva em Caxias do Sul

Durante a Festa da Uva 2010 o trânsito em volta dos Pavilhões terá alterações para facilitar o acesso de veículos e pedestres ao evento. Com as mudanças a Rua Ludovico Cavinato terá as duas pistas operando no sentido Avenida Ruben Bento Alves-Pavilhões (confira abaixo outras alterações).
Nos dias de corso alegórico haverá também alterações no Centro. O fechamento da Sinimbu começará cinco horas antes do início do desfile, com a proibição do estacionamento entre as ruas Coronel Flores e a Vereador Mario Pezzi. Quando faltar três horas para o início da apresentação, o tráfego será desviado para as ruas Coronel Flores, Bento Gonçalves e Vereador Mario Pezzi. A via será totalmente fechada duas horas antes do início do corso, com a proibição do tráfego de ônibus. O trânsito na Sinimbu será liberado após o término do desfile e da limpeza da rua.
- O transporte coletivo irá operar através da Rua Ludovico Cavinato convertendo a esquerda na Avenida Honeyde Bertussi e Padre Lamonatto. O ponto de embarque e desembarque será na Rua Ivo Remo Comandulli no trecho leste
- Haverá ônibus especiais partindo da Rua Visconde de Pelotas esquina com Rua Bento Gonçalves (imediações do colégio Presidente Vargas), com freqüência adequada ao horário do dia e a necessidade do público.
O horário destes ônibus especiais iniciará uma hora antes da abertura dos Pavilhões e encerrará uma hora após o fechamento, ou do término de shows
- Os ônibus das linhas 07-Pioneiro, 59-Pôr-do-Sol (via Matheo Gianella), 64-Vinhedos e 54-Interbairros, também farão seus roteiros junto aos Pavilhões.
Fonte: RBS
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Urgente: Quatro pessoas morreram depois que um poste e um transformador caíram em cima de um ônibus em Niterói

Quatro pessoas morreram depois que um poste e um transformador caíram em cima de um ônibus em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quinta-feira (18). As informações são da Niterói, Transportes e Trânsito S.A. (Nittrans).
O acidente foi na Rua Dourtor March, no Barreto, em Niterói.
Segundo a Nittrans, o poste foi derrubado pelo ônibus da linha 143 (São Gonçalo-Niterói, via Doutor March), que pegou fogo em seguida. O veículo ficou completamente destruído pelas chamas.
De acordo com informações iniciais, os mortos seriam o motorista, o cobrador e dois passageiros. Há pelo menos uma pessoa ferida, que foi levada para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói.
A Secretaria estadual de Saúde informou que o ferido sofreu pequenas queimaduras no peito, orelha e braços. Ele vai ser transferido para o Hospital das Clínicas, onde ficará apenas em observação. O paciente está lúcido.
Por causa do acidente, que ocorreu na pista sentido Centro de Niterói, próximo do Hospital Horência de Freitas, a Rua Rua Doutor March está fechada ao trânsito. Motoristas que saem de São Gonçalo em direção a Niterói, devem seguir por Neves, pela Rua João Brasil.
Para quem segue em direção a São Gonçalo a opção é ir pela Rua Doutor Oliveira Botelho.
Bombeiros do quartel de Niterói estão no local.
A Ampla, concessionária de energia do município, informou através de nota que presta apoio aos bombeiros no local do acidente. A empresa não informou se há problemas no fornecimento de energia na região.
Fonte: G1
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Goiânia: Sistema de transporte muda 27 linhas de ônibus

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


Os usuários do transporte coletivo foram e estão sendo pegos de surpresa pela CMTC, com alterações de itinerário que algumas linhas de ônibus sofrem a partir de amanhã. Algumas terão pequenas alterações, outras grandes intervenções, e a maioria dos usuários ouvidos ontem nos terminais sequer sabia das mudanças.

“Não acredito que o Campus Marista não vai passar nos finais de semana e feriados! Isso é um absurdo. O povo está sendo lesado mais uma vez!” A reação é da camareira Doverli Pereira, 46, quando a reportagem informou sobre as mudanças em algumas linhas de ônibus. Doverli mora na Vila Itatiaia e trabalha num hotel no Setor Marista. “Entro no serviço às 7 horas da manhã, inclusive nos finais de semana e feriados. Pego o Campus Marista às 6 horas da manhã. Agora, terei de pegar o Itatiaia/Praça da Bíblia às 5 horas da manhã, e no terminal pegar o 028, que demora bastante e vive lotado. Descerei na Avenida 87 e ainda terei de andar uns 20 minutos para chegar ao trabalho. É um absurdo.”

No Terminal Padre Pelágio, os usuários da linha 036 (Nova Esperança/Recanto do Bosque) garantem que não sabiam das mudanças na rota. A gari Terezinha Rosa Assunção, 44, reside no Setor Morada do Sol e diz que não foi avisada. A secretária Luana Patrícia de Paula, 23, moradora do Setor Estrela Dalva, também afirma que não sabia da alteração na rota do seu ônibus. “Vou ter de perguntar, preciso saber se continuarei pegando no mesmo ponto. Que complicação!”

O zelador Milton Fagundes, 32, utiliza a linha do Bairro Feliz e diz que recebeu um panfleto informando das novidades. “Vi o panfleto e fiquei preocupado. Esse ônibus já demora demais, não tem horário pra passar e agora vai dar mais voltas, pelo que entendi. No caso dessa linha, acho que a mudança foi pra pior.”

A assessoria da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou não saber das alterações e nem mesmo o porquê de tais mudanças. Informações que não teriam sequer sido repassadas ao órgão. Uma das assessoras garantiu que a companhia deve se informar sobre o assunto hoje, após as 12 horas. O mesmo relato da RMTC, que também deve se inteirar sobre o assunto assim que os servidores retornarem aos postos de trabalho nesta quarta. O que deixa menos de 12 horas para que o trabalhador escolha uma nova linha ou faça algum tipo de adaptação, mediante inclusão de mais uma delas para se chegar ao destino.

Durante o feriado da terça-feira, nenhum aviso constava nas áreas referentes ao embarque dos passageiros. Onde, seguindo a falta de interesse, a maioria dos funcionários que passavam o feriado trabalhando nos diversos terminais de Goiânia contaram também não saber da mudança. No Terminal Padre Pelágio, o maior da capital, apenas um dos motoristas estava a par das alterações nas rotas. Ele preferiu não se identificar com medo de retaliação por parte da companhia. Outra, uma vendedora de bilhetes, que também preferiu não revelar o nome, contou estar no terminal todos os dias, confirmou que nenhum anúncio ou distribuição de material foi feito acerca da mudança.

Fonte: O Hoje

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Guarulhos: Edital do bilhete único será disponibilizado a partir de amanhã


Depois de muita espera por parte dos interessados, o edital que dará início à reestruturação do transporte público na cidade deverá ser disponibilizado a partir de amanhã, conforme disse na sexta-feira (12) o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo. A íntegra do documento estará disponível na sede da secretaria (Rua Gilberto Dini, 19, Bom Clima), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Para ter acesso, basta levar um CD-ROM para retirá-lo, ou acesse o site da prefeitura: http://www.guarulhos.sp.gov.br/. Contestado por uns, exaltado por outros, o novo sistema que deverá entrar em operação a partir do segundo semestre deste ano tem o objetivo de desafogar o trânsito, principalmente no centro da cidade, e melhorar a condição do transporte público para o usuário. Outra melhoria que acompanhará o novo sistema, segundo Evaldo, será o Bilhete Único, que deve começar a funcionar até o fim do ano. A prefeitura estima que aproximadamente 480 mil usuários irão ser beneficiados com o novo sistema, um aumento de 15,5% com relação ao número atual que é de 380 mil pessoas. O edital, que desde o mês passado é aguardado pela sociedade, pode significar um marco no transporte público na cidade de Guarulhos.

Fonte: Diário de Guarulhos
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