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Prefeitura de Ribeirão Preto vai subsidiar transporte coletivo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O novo sistema de transporte coletivo que será implantado em Ribeirão Preto, em 2012, terá subsídio da prefeitura para baratear o valor da tarifa. A proposta consta no edital de licitação para contratação do serviço, que deve ocorrer até no fim deste ano.

Segundo o superintendete da Transerp, Willian Latuf, ainda não existe o percentual do subsídio, mas ele garante que vai ocorrer porque é necessário garantir melhorias no transporte público. "Esse subsídio pelo município é fundamental para garantir essa melhora", disse.

Várias cidades do país, como Salvador, Bahia, já adotam esse sistema de subsídio na tarifa do ônibus. Nesta quinta-feira (18), foi apresentado na prefeitura o projeto básico que servirá de parâmetro para a licitação do transporte coletivo na cidade. Além do custeio de parte da tarifa pela prefeitura, o projeto prevê tarifa única para o usuário, com o fim do bilhete integração.

O Executivo evita falar em aumento no valor do bilhete, mas admite que com a implantação de todas as melhorias a tarifa pode ficar mais cara para o usuário, porém o subsídio deve amenizar o custo final.

Frota e terminais

A proposta em estudo prevê a instalação de dois terminais centrais, um próximo à praça XV e outro próximo à rodoviária, além da instalação de nove miniterminais nos bairros.

Estão previstos também a instalação de dois miniterminais de transbordos próximo à Catedral. A proposta prevê ainda a implantação de quatro corredores estruturais no sentido norte-sul e leste-oeste.

Quanto a frota, Latuf explica que o número de carros deverá passar dos atuais 346 para 394 e o sistema Leva e Traz será integrado na licitação para atender a periferia da cidade.

No edital também está previsto 61 ônibus sistema Padron, com três portas e arcondicionado, além de todos os veículos serem obrigatoriamente adaptados para o transporte de deficientes.



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Floripa Letrada completa um ano e tem programação especial

No dia 24 de agosto, próxima quarta-feira, o “Floripa Letrada – a palavra em movimento”, que distribui livros e revistas para usuários do transporte coletivo, de forma gratuita nos terminais, completa um ano. Para comemorar esta data o projeto será ampliado, uma estante será montada no Terminal Integrado da Trindade. A iniciativa já está presente nos terminais do Centro, do Rio Tavares e de Canasvieiras.

Com 90 mil obras colocadas à disposição da população, a ideia incentiva o hábito da leitura, cria novos leitores, além de divulgar os mais diversos escritores. Os usuários têm à disposição materiais para serem lidos na espera do transporte coletivo, dentro do ônibus ou durante o trajeto da viagem.

Quem quiser, pode levar o livro ou a revista que deseja ler para casa. Neste caso, a Secretária-Adjunta de Educação de Florianópolis, Sidneya Gaspar de Oliveira, faz um apelo para que o  passageiro devolva mais tarde a obra em algumas das estantes que estão nas plataformas. “Se todos que lerem o livro e ou a revista retirada nos expositores devolverem, mais pessoas terão acesso às obras e o Floripa letrada cumprirá seu objetivo: democratização da cultura”.

O projeto é realizado por meio das secretarias municipais de Educação e de Transportes e conta com o apoio da Cotisa e da indústria de móveis Focus.



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Cubatão: CMT realiza teste nos elevadores dos ônibus nos pontos finais

Com o objetivo de continuar garantindo o serviço de qualidade no Transporte Público de Passageiros, a equipe técnica da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) vem realizando, nos últimos 15 dias, testes nos ônibus do Transporte Coletivo e Alternativo equipados com elevadores para Pessoas Portadoras de Deficiência.
De acordo com o diretor de Trânsito da CMT, Uziel Gonçalves, os testes são realizados quando os ônibus estão parados nos pontos finais de suas respectivas linhas. “Como uma ação deste tipo demora cerca de cinco minutos por ônibus, pois verificamos todo o funcionamento do elevador, definimos que o melhor seria realizar a operação antes da saída dos veículos para o serviço. Com isto, as linhas não atrasam e continuamos garantindo que o transporte seja de qualidade”.
O diretor de Trânsito explica que apenas pequenas avariações foram encontradas até o momento durante a operação. “Verificamos a necessidade de uma lubrificação e limpeza mais intensas nestes equipamentos e já comunicamos a empresa concessionária do Transporte Coletivo e os permissionários do Alternativo para o fato”.
Para o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz, ações deste tipo faz a constante melhora do atendimento ao munícipe. “Também conseguimos garantir a mobilidade urbana das Pessoas Portadoras de Deficiência, o que vem de encontro com as ações da Administração Municipal, através do Programa Cubatão Acessível”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMT

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Vagões do metrô de São Paulo não terão mais divisórias

Vai ficar um pouco mais fácil encontrar espaço dentro dos trens lotados da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), a partir de 2013. Os novos trens que estão sendo adquiridos para todo o sistema serão como os que servem a Linha 4-Amarela desde o ano passado, sem divisórias entre os vagões. Desta forma, um passageiro poderá deslocar-se por toda a composição em busca de lugar.
 
Haverá 41 trens circulando com essa característica nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás - esta última deve ser a primeira a receber as unidades. Desde os anos 1970, até hoje, o metrô nunca operou trens com essa característica, bastante comum no exterior. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem composições (algumas delas bastante antigas) que permitem a migração entre os carros, como na Linha 12-Safira, ligando o Brás a Poá.


Segundo o edital lançado para a compra de 15 desses trens, as composições terão capacidade para 2,2 mil passageiros, ou seja, mais do que os 2 mil que podem ser levados em cada uma das composições mais recentes da Linha 2. Diferentemente dos 14 trens sem divisória da Linha 4, as composições que vão passar a circular nos próximos anos no restante do sistema continuarão sendo operadas por condutores.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


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SPTrans altera itinerários para aumentar fluidez


Foto: Julio Cesar
Com o objetivo de aumentar a fluidez de trânsito no local, a SPTrans informa que quatro linhas terão seu itinerário alterado a partir do dia 20/08.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e trajetos:
119C/10 Vila Sabrina – Term. Princesa Isabel
119P/10 Vila Paiva – Term. Princesa Isabel
Ida
– Normal até a R. da Graça, R. Silva Pinto, Alameda Nothamnn, Av. Rio Branco, R. Helvétia, prosseguindo normal.
Volta – Sem alteração.

5144/10 Term. Sapopemba/Teotônio Vilela – Term.Princesa Isabel
Ida
– Normal até a R. José Paulino, R. Silva Pinto, Alameda Nothamnn, Av. Rio Branco, R. Helvétia, prosseguindo normal.
Volta – Sem alteração.

719P/10 Pinheiros – Metrô Armênia
Ida
– Sem alteração.
Volta – Normal até a R. José Paulino, R. Silva Pinto, Alameda Nothamnn, Av. Rio Branco, R. Helvétia, R. Barão de Campinas, prosseguindo normal.

SPTrans informa alteração de ponto final de linha da Zona Leste


Com o intuito de atender os moradores do bairro de São Rafael, a SPTrans informa que a partir do dia 27 de agosto a linha 4028/10 – Hospital São Mateus – Parque das Flores terá o seu ponto final alterado para a Rua Tulipa, numeral 110, na zona leste.

Linha e itinerário:
4028/10 Hosp. São Mateus – Pq. das FloresIda: normal até a Rua dos Jasmins, Estrada da Adutora do Rio Claro, Rua Carlos Ricardi, Av. Cidade de Mauá, Rua das Tulipas.
Volta: Rua das Tulipas, Av. Cidade de Mauá, Rua Carlos Ricardi, Estrada da Adutora do Rio Claro, Rua dos Jasmins, seguindo normal.

Assessoria de Imprensa – SPTrans


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Reajuste nas tarifas de ônibus da Grande Vitória só deve acontecer em 2012

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, adiou para janeiro do ano que vem o estudo para reajuste nas tarifas de ônibus da Grande Vitória, que antes aconteciam no final do ano. Dessa forma, não haverá aumento do preço das passagens em 2011, mas nada impede que o reajuste aconteça em 2012.

Dois meses depois dos protestos contra o aumento tarifário, em Vitória, os estudantes e representantes do Movimento Contra o Aumento Tarifário (MCA) conseguiram agendar uma conversa com o governador e apresentar suas reivindicações, na noite desta quinta-feira (18).  Sete pontos que já estavam em pauta foram discutidos.

Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas do estado, Fábio Damasceno, uma das promessas do governo é reativar o Terminal Aquaviário, mas nenhuma data foi definida ainda. Outra solicitação dos estudantes que foi atendida pelo governo é a extinção do Conselho Tarifário (COTAR). No lugar dele, será criado o Conselho do Transporte Público, que contará com maior participação popular.

"O Governo não se comprometeu com o fim do reajuste anual. O que foi feito, em termos de compromisso, foram sete pautas que foram acordadas e que já vinham sendo conversadas com os membros de movimentos estudantis. Fechamos esses sete ítens, dente eles o Conselho, a questão do Aquaviário, dos corredores exclusivos de ônibus, os estudos para a readequação de faltas, Conferência Estadual e que iríamos reavaliar todo o custo do sistema em janeiro de 2012, o que está assinado no termo de compromisso", afirma o secretário.

Segundo o secretário, o governo também se comprometeu a aumentar o passe livre para estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal (Ifes), utilizando o critério social.

Segundo o estudante de Direito e Diretor de Articulação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Raphael Sodré, o compromisso firmado pelo governo é uma conquista, mas ainda é pouco.

"Para o movimento ainda é muito pouco, mas é uma vitória conquistada com muita luta. E vamos continuar lutando para ter participação no Conselho do Transporte Público", afirma.

Pontos discutidos
1) Convocação pelo Poder Executivo da 1ª Conferência Estadual de Mobilidade Urbana cuja comissão organizadora será composta por representantes do governo e da sociedade civil em partes iguais. O processo de convocação iniciar-se-á no começo de 2012;

2) Elaboração e remessa de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa criando o Conselho Estadual de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana cuja composição se dará de forma tripartite e igualitária com representações do governo, das entidades representativas dos empresários do setor e da sociedade civil;

3) Viabilização dos estudos necessários para reativação do aquaviário e implantação do corredor exclusivo para ônibus (BRT). A reativação do aquaviário deverá ocorrer até o ano de 2012;

4) Viabilização de estudos de dimensionamento de frota;

5) Realização de campanhas, a serem veiculadas a partir no mês de outubro de 2011, para divulgação dos horários e itinerários das linhas de ônibus em horários de exceção, especialmente o denominado “bacurau” e as linhas do serviço 3º Pico;

6) Ampliar a discussão para definição de critérios para ampliação do “passe livre” para alunos de instituições de ensino superior e técnico matriculados na rede pública de ensino (UFES e IFES) e também dos alunos bolsistas beneficiados por programas Estaduais e Federais (PROUNI e NOSSA BOLSA), segundo critérios sociais previamente estabelecidos;

7) A reunião do Conselho Tarifário para discussão dos custos do sistema de transporte somente ocorrerá em janeiro de 2012.


Fonte: G1.com.br

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Em Criciúma, Movimento nos terminais urbanos é intenso

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em todo o Brasil apontou que o meio de transporte mais utilizado pela população é o ônibus. Segundo os dados, 34% dos brasileiros costumam usar o transporte coletivo todos os dias. Em segundo lugar, com 24%, vem a caminhada, e só em terceiro o carro particular, com 16% de usuários por dia.

A pesquisa se reflete também em Criciúma. No centro da cidade, é possível ver centenas de pessoas caminhando para ir ao trabalho ou realizar alguma atividade, e o movimento nos terminais urbanos é intenso o dia todo.

Segundo Gustavo Araujo, 23 anos, auxiliar de escritório, o serviço de ônibus oferecido facilita. “Eu costumo andar de ônibus, por ser mais em conta pra mim. O serviço que está sendo prestado por enquanto está me agradando”, conta.

Os valores mais altos para outros meios é o que causa essa crescente no transporte público, acredita Eduardo da Silva, 28 anos, vendedor. “Eu uso o meu carro para trabalhar, por isso fico o dia todo andando com ele, mas fui obrigado a botar no gás, pois a gasolina está muito cara”, diz Eduardo.

Mas muitas pessoas ainda preferem ir trabalhar caminhando. Segundo Karoline Inácio, 21 anos, comerciante, a praticidade vem em primeiro lugar. “Pro trabalho eu venho caminhando, mas quando vou pra faculdade, uso o ônibus. Só é ruim por sempre estar muito cheio no horário que eu uso”, explica.

O tempo é outro aliado de quem caminha, na opinião de Maria Conceição da Silva Pieri, 54 anos, também comerciante “Procuro sempre vir caminhando pro trabalho, pois é mais prático e rápido”, afirma.



Fonte: A Tribuna


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Operação do DFTrans apreende 29 ônibus irregulares

Uma operação realizada pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na manhã desta quinta-feira (18/8) apreendeu 29 ônibus que funcionavam de forma irregular em todo o DF. Os veículos estão detidos do depósito do DFTrans e só serão liberados após a regularização por parte das empresas.

Os ônibus, que circulavam sem a autorização do Governo do Distrito Federal (GDF) foram detectados por meio do Sistema de Bilhetagem Automático (SBA), utilizado pelos veículos que rodam no DF. Máquinas de bilhetagem eletrônica foram desviadas para os veículos irregulares. Com o desvio, o dinheiro arrecadado em passagens não era registrado pelo governo, o que isentava as empresas do pagamento de impostos. No momento da contabilidade do sistema, a falha foi detectada e os ônibus encontrados.

De acordo com a assessoria do DFTrans, as averiguações para detectar o transporte irregular na capital continuam em andamento. Os veículos estão no depósito do DFTrans. As empresas de transporte público serão acionadas para efetuar a regularização dos veículos e devem pagar multa, que pode chegar a R$ 1.080.


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