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Sistema Transcol terá novas linhas e mais viagens aos fins de semana

sábado, 11 de dezembro de 2010

A partir deste sábado (11), os usuários do transporte coletivo na Grande Vitória terão três novas linhas e acréscimo de 167 viagens aos finais de semana. A medida, programada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), irá reforçar os deslocamentos aos shoppins centers para as compras de fim de ano e também para as praias, quando a demanda cresce devido à chegada do verão e ao período de férias.

Neste sábado, entram em circulação duas linhas criadas especialmente para circular aos finais de semana, até o dia 24 de dezembro, reforçando viagens de terminais do Transcol para os shoppings Vitória e Praia da Costa.

A linha 522 (Shopping Vitória / Terminal Itaparica via Shopping Praia da Costa - Terminal Vila Velha) será operada com cinco ônibus, que realizarão 12 viagens entre as 19 horas e as 23h30, com intervalos de 20 minutos entre elas.

Para reforçar o deslocamento dos moradores de Serra e Cariacica para o Shopping Vitória, foi criada a linha 538 (Terminal Carapina / Terminal Campo Grande), que passará pelas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes e Beira Mar e circulará com oito ônibus, realizando nove viagens aos sábados e 25 aos domingos.

Mais 109 viagens para as praias em domingos ensolarados 

Até o final do verão, as linhas do Sistema Transcol que dão acesso às principais praias da Grande Vitória serão reforçadas com mais ônibus e viagens aos domingos de sol. A programação especial de verão já começa neste fim de semana com mais viagens para a Praia da Costa, em Vila Velha, Nova Almeida, na Serra e Praia Grande, em Fundão, e poderá ser ampliada ao longo do verão, conforme a demanda de usuários.

Neste domingo (12), entrará em operação a linha 690 (Terminal Vila Velha / Praia da Costa - circular), com frota composta por três ônibus, que cumprirão 43 viagens, com intervalos de 10 minutos entre elas.
Os deslocamentos para o litoral Norte da Grande Vitória serão reforçados com acréscimo de veículos em um serviço regular. A linha 854 (Praia Grande / Terminal Jacaraípe via Nova Almeida), que aos domingos circula com dois ônibus, ganhará mais seis ônibus e será reforçada com 47 viagens, além das 29 realizadas normalmente.

Para facilitar o acesso dos moradores de bairros afastados do litoral da Serra, a Ceturb-GV programou reforço na linha 880 (Campinho da Serra / Terminal Jacaraípe via Vista da Serra - Serra Sede). Serão mais quatro ônibus, além dos três da frota normal dos domingos, que cumprirão 19 viagens de reforço, totalizando 23.

Fonte: ES Hoje
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Projeto pode beneficiar deficientes no transporte coletivo

Um projeto de lei que concede direito de desembarque aos deficientes físicos fora das paradas obrigatórias dos pontos pré-estabelecidos na capital foi apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (09) pelo vereador Roosevelt Coelho (PSDB).

Segundo o vereador, a proposta visa melhorar a condição do transporte coletivo para as pessoas com necessidades especiais, proporcionando uma condição de vida mais digna, principalmente para aqueles que são de fato diferentes da maioria dos usuários.

“A pretensão da matéria é regulamentar as reivindicações das famílias que possuem um deficiente físico, como também das várias entidades de classe do deficiente físico, que pela distância, além de locais impróprios dos pontos de ônibus praticamente não utilizam o transporte coletivo,” disse o parlamentar.

No entanto, a matéria abrange que os locais de desembarque devem ocorrer na linha correta da condução do veículo determinado pelo Código de Transito Brasileiro, respeitando o itinerário original. Na impossibilidade da parada, fica estabelecido o local mais próximo do indicado.
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Ônibus da Linha Turismo de Curitiba circularão às segundas-feiras

A partir de segunda-feira (13), curitibanos e turistas poderão visitar os pontos turísticos da cidade com os ônibus da Linha Turismo também às segundas-feiras. Normalmente, a Linha Turismo circula de terça-feira a domingo.
A Linha Turismo percorre, com sete ônibus de dois andares (double deck) e cinco do tipo jardineira, 23 pontos de atração turística, com saídas regulares, a cada 30 minutos, das 9h às 17h30, da praça Tiradentes. Cada double deck tem capacidade para 51 passageiros sentados na parte superior, e 15 no salão inferior, enquanto as jardineiras comportam até 36 passageiros.
Cada 30 minutos, dois ônibus - um de cada tipo - deixam a praça. A tarifa custa R$ 20,00, e é paga no momento do embarque. O passageiro recebe um tíquete com cinco frações. A primeira é entregue ao motorista na saída, enquanto as outras quatro podem se usadas ao longo do trajeto, durante as paradas escolhidas pelo usuário e onde queira permanecer por mais tempo, reembarcando em um dos ônibus seguintes.

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Novo Governo do Espiríto Santo promete mais Corredores exclusivos para ônibus

Na manhã desta sexta-feira (10),  o governador Paulo Hartung falou sobre os corredores exclusivos para ônibus. Serão 24 km de corredores em vias importantes da Grande Vitória. O governador esteve presente no evento de inauguração da passarela da Ponte da Passagem.

"O jeito é dar prioridade aos ônibus e isso estamos construindo aos poucos. Está combinado com o futuro Governador e as prefeituras para que os corredores exclusivos sejam implantados. Hoje enviei uma carta consulta de crédito ao BNDS e a Assembleia, para que  no próximo governo esse dinheiro esteja liberado e a licitação já seja realizada no primeiro semestre do governo", afirmou o governador.         

Para ele, um dos maiores problemas é que "os automoveis seguram ônibus lotados em vias importantes".  E o corredor terá a função de  liberar os coletivos para que haja mais agilidade no trânsito. Ao  todo serão implantados 24 km de corredores em vias importantes da Grande Vitória onde o trânsito é mais lento. "Estamos priorizando o transporte coletivo em detrimento do privado".          

Paulo Hartung ainda falou que há uma discussão sobre faixas que possam contemplar também os táxis. "Estamos discutindo este e outros temas e uma "gestão metropolitana compartilhada". E ainda afirmou: "As cidades se organizam com vários meios de transporte simultâneos como o metrô, (Veiculo Leve Sobre Trilhos) VLT, bike e outros. Estas opções simultâneas de transporte também estamos discutindo neste modelo de gestão compartilha".
        
Além da Grande Vitória, Hartung disse pensar em forma de melhorar o trânsito em outras cidades do interior do Estado. "Também estamos pensando em cidades como Linhares, para que no futuro, ela e outras cidades do interior não cheguem a um estrangulamento do trânsito".

O edital do túnel será lançado nos próximos dias para auxiliar a mobilidade. "O tunel é um fato, e com certeza terá uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. Queremos deixar tudo encaminhado para o governo Casagrande", afirmou.           

Fonte: ES Hoje
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Prefeitura de Araucária modernizará o sistema de transporte coletivo

A Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) apresentou as propostas de mudanças no sistema de transporte de Araucária que serão implementadas a partir do dia 22 de janeiro. No anfiteatro do Paço Municipal, representantes de comunidades assistiram à apresentação do projeto de readequação das linhas de transporte coletivo, que foi desenvolvido por uma equipe de técnicos da CMTC ao longo deste ano com o objetivo de modernizar esse serviço público.

“Desde que a Companhia Municipal de Transporte Coletivo foi criada em 1986, o sistema de transporte coletivo não passava por um processo de planejamento contínuo e consistente como esse que será implementado por essa gestão”, afirmou o diretor operacional da CMTC, José Luiz Desordi Lautert.

O diagnóstico dos estudos realizados apresentou uma série de pontos passíveis de melhorias, com objetivo de proporcionar aos usuários um melhor serviço de transporte público ao conciliar os critérios de agilidade e funcionalidade. As mudanças irão melhorar a distribuição dos horários, otimizar a exploração de linhas troncais e priorizar ônibus nas vias principais.

Haverá readaptação no número de linhas e de itinerários que passarão a atender a demanda existente sem que haja prejuízo para os usuários, pois a proposta é fazer melhor distribuição da frota atual e diminuir o tempo de espera. Um usuário da linha Tupy-Angélica atualmente espera, em média, 40 minutos. O novo sistema prevê um tempo de espera de apenas 25 minutos no horário de pico, representando uma redução de até 38%.

Modernização
Também foi identificado que o município conta atualmente com excesso de linhas em função de várias adequações que foram feitas sem base em estudos técnicos. Ao longo dos anos, solicitações de mudança de itinerário e adequações de horários nem sempre levaram em conta o atendimento a um número expressivo de pessoas, fato que acabou engessando o sistema.

Uma das propostas de modernização para os próximos dois anos é a implantação de dois terminais de ônibus urbanos (nas regiões norte e sul do município) e uma estação de transferência na região central da cidade, o que facilitará o trânsito das pessoas.

“Todas essas medidas visam proporcionar mais mobilidade à população ao mesmo tempo em que promove a otimização de recursos municipais, pois diminuirá o custeio do serviço e possibilitará mais investimentos para o setor”, disse José Luiz.
O prefeito Albanor Zezé Gomes reforçou sobre a importância desse projeto que será implementado, lembrando que não é estático. “Faremos monitoramento constante e adequações sempre baseada em critérios técnicos. Mas desde já podemos visualizar que todas as novas linhas terão diminuição de tempo de espera em relação ao modelo atual”, contou.
Para o esclarecimento sobre as novas linhas e itinerários que entrarão em vigor no mês de janeiro, a CMTC iniciará uma campanha de esclarecimento com a distribuição de mapas ilustrativos à população e fará reuniões nas associações de bairros. Após a implementação desse processo, a CMTC iniciará os estudos de transporte público na área rural.

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DF: Motoristas de ônibus não respeitam locais de parada

A lei é clara e determina que o motorista pare no ponto de ônibus, mas nem sempre é assim. “É muito desagradável, porque corremos o risco de sermos atropelados”, diz uma mulher. “Você dá sinal e ele vai embora, te deixa. Você aperta para descer e ele sai arrancando, você quase cai do ônibus. Já aconteceu comigo várias vezes, inclusive, quando estava grávida”, enumera outra passageira.

No início da Asa Sul as paradas costumam ser antecedidas por semáforos. Quando o sinal fecha, os passageiros desembarcam ali mesmo, o que é proibido. Pior é quando o motorista fica em fila dupla, não entra na baia e deixa os passageiros na pista, bem longe da calçada.

“É muito perigoso, principalmente para quem é gestante ou idoso. Não adianta reclamar, os motoristas brigam quando a gente reclama”, fala uma mulher.

“Quando acontecer um caso desses, o usuário deve pegar a numeração da lateral do ônibus e passar para a fiscalização do DFTrans pelo número 156. Passando, a gente vai tomar as providências, que inclui uma multa que varia de R$ 240 a R$ 1.080”, orienta o gerente de Fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge Brasil.

A irresponsabilidade de um motorista quase causou uma tragédia ontem no Eixinho Sul, na altura da quadra 116. Ele parou num local onde não há proteção. Quando um passageiro desceu, se desequilibrou e despencou de uma altura de três metros.

Terezinha, que vende café na parada de ônibus, viu tudo. “Ele ficou muito atrás da parada, colado no meio-fio. Quando desceu, o rapaz não achou chão e caiu”, lembra. Testemunhas contaram que o motorista e o cobrador chamaram socorro e esperaram os bombeiros chegar.

Francisco Oliveira Costa, de 59 anos, foi levado para o Hospital de Base. Na queda, quebrou duas costelas. Por enquanto, Francisco vai continuar internado em observação, sem previsão de alta.

Fonte: DFTV
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Lula dá início à Ferrovia Oeste-Leste na Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que seu governo "ensinou ao País que é possível trabalhar com dois objetivos ao mesmo tempo". Lula participou da cerimônia de assinatura das ordens de serviço dos quatro lotes do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no Centro de Convenções de Ilhéus, litoral sul da Bahia. "O Brasil não sabia crescer sem inflação, não sabia exportar e fortalecer o mercado interno, parecia que uma coisa era inimiga da outra", disse. "O Brasil ora decidia que queria fazer ferrovia, ora decidia que queria fazer rodovia. Nunca se pensou que era mais interessante a gente ter a ferrovia, a rodovia e a hidrovia, um sistema de transporte intermodal, como o que estamos fazendo."
O primeiro trecho da ferrovia tem 537 quilômetros e vai ligar Ilhéus a Caetité (BA), beneficiando diretamente a indústria de extração de minério de ferro instalada no município. O investimento previsto é de R$ 2,4 bilhões e a obra deve empregar 10 mil pessoas e ser concluída em dezembro de 2012.
O segundo trecho, que vai ligar Caetité a Barreiras (BA) e permitir o escoamento da produção da fronteira agrícola do extremo oeste baiano, tem conclusão prevista para um ano depois. Após essa fase, o terceiro trecho irá ligar Barreiras a Figueirópolis (TO), onde ocorrerá a integração com a Ferrovia Norte-Sul.
O escoamento da produção será feito pelo Porto Sul, que será construído em Ilhéus. "Ainda falta o porto, que está sendo discutido, mas penso que, se tudo der certo, lá pelo mês de março a companheira Dilma (Rousseff) estará aqui para fazer o mesmo gesto que estou fazendo hoje, anunciando o começo da construção do porto", disse Lula.


Fonte: Estadão
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Rio de Janeiro: Linhas de ônibus do Centro terão itinerário temporariamente alterado

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) solicitou mudanças no itinerário de 88 linhas de ônibus que trafegam pelo túnel João Ricardo, no Centro do Rio, em direção à Central do Brasil. A partir da próxima segunda-feira até dia 30 de dezembro, entre 22h às 4h, os veículos que trafegam na região serão desviados por conta de interdições para a realização das obras.
Os ônibus procedentes da Rua da América que param no Terminal deverão seguir pela Rua Senador Pompeu, Terminal Américo Fontenelle, Rua Bento Ribeiro (invertida), Rua Senador Pompeu, Rua Camerino, Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).
Já a frota que vem da Rua da América, com ponto final na lateral da Central do Brasil, deve seguir pela Rua Senador Pompeu, Rua Camerino, Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).
Os veículos oriundos da Praça da República com parada na Praça Cristiano Otoni deverão seguir em direção à Av. Marechal Floriano, parar nos fundos da Praça Duque de Caxias, Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá), enquanto os que seguem em direção ao Túnel João Ricardo seguirão para a Av. Marechal Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).
Por fim, os ônibus procedentes da Rua Visconde de Inhaúma deverão seguir pela Av. Marechal Floriano, Rua Visconde da Gávea, Av. Pres. Vargas, Av. Mal. Floriano, Rua do Acre, Praça Mauá, Av. Rodrigues Alves (pista junto ao Píer Mauá).

Fonte: O Globo
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