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segunda-feira, 29 de novembro de 2010Postado por Meu Transporte às 11:35 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Fortaleza: Linha Central é alternativa para lotação de ônibus
No trajeto, é possível viajar pela memória arquitetônica de Fortaleza do século XX, vendo pela janela a Catedral, Passeio Público, Praça da Estação, Parque das Crianças e outros atrativos, como o Centro de Pequenos Negócios (CPN), antigo Beco da Poeira.
O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, anunciou que vai aumentar a divulgação da linha neste mês e espera um aumento de fluxo devido ao período de compras natalinas.
Com sacolas nas mãos, o autônomo Francisco de Assis aprovou a iniciativa da criação da linha, mas reclamou do fato de só haver dois ônibus circulando, da grande espera na parada e na restrição de só aceitar vale transporte eletrônico. Ele fez compras na Rua Senador Alencar e ia se deslocar até o Parque das Crianças.
O trajeto que antes era feito a pé pela quase ausência de linhas que rodavam pelo Centro e que foram impedidas de circular pelas obras do Metrô de Fortaleza. "Está ruim andar, é muito camelô, assalto e sol quente. Pego o Central todo dia, ajudou muito quem faz compras e não tinha outra alternativa", comentou.
Em funcionamento há apenas três meses, a Central ainda é pouco usada, levando menos de 200 passageiros por dia, disse o motorista Maurício Oliveira, de 44 anos. A estimativa de público da Etufor era de cerca de 800 por dia. "Nem todo mundo sabe que existe essa linha.
Seria bom divulgar mais, já que dá para se deslocar com conforto e ir até sentado, sem muita lotação. É até bom para os turistas que querem conhecer os pontos turísticos e para quem anda com muitas compras e não quer ficar se cansando", disse.
O trajeto dura cerca de 30 minutos e parece uma boa desculpa para circular entre as ruas que deram origem a Fortaleza que hoje conhecemos. No itinerário, o ônibus trafega pela Rua Castro e Silva, Avenida do Imperador, Rua Pedro Pereira, Rua Pinto Madeira, Rua 25 de Março, Rua Costa Barros, Rua São José, Rua Rufino de Alencar, Rua Dr. João Moreira e Rua 24 de Maio. A linha opera nos dias úteis até as 20h e nos sábados até as 16h.
Para o presidente da Etufor, Ademar Gondim, o mais interessante da Central é acostumar as pessoas com a integração temporal e a complementação tarifária que virá com o Metrofor. "Se o passageiro vier, por exemplo, da Avenida Bezerra de Menezes e tiver como destino a Rua 25 de Março terá a possibilidade de integrar temporalmente com a Linha Central e com transporte alternativo. Estamos em fase de teste e vamos apostar mais na divulgação", disse.
Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 11:33 0 comentários
Marcadores: Ceára
Metrô de Lisboa quer alargar presença internacional
Postado por Meu Transporte às 11:31 0 comentários
Marcadores: M u n d o
Cuiabá: Veja mudança no itinerário de quatro linhas de ônibus
Desde sábado a linha 501 – Santa Laura / Centro, retornará ao bairro pelo Morro da Luz (av. Cel. Escolástico). A linha 503 – Osmar Cabral / Rodoviária passará a fazer o retorno no Shopping Pantanal, deixando de retornar na Morada do Ouro.
A linha 721 – Voluntários / Terminal CPA I deixará de ir até o Terminal do CPA I. A integração com essa linha será feita no ponto de embarque/desembarque do Shopping Pantanal, através do cartão transporte.
A partir de hoje, as mudanças acontecem na linha 720 – Voluntários da Pátria / Centro, somente aos domingos, passará a operar como A70 – Alimentadora Voluntários / CAIC.
Mais informações pelos telefones da diretoria de transporte da SMTU: 3315-4213 / 3315-4229.
Postado por Meu Transporte às 11:28 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Estudos do metrô de Curitiba ficam para fevereiro
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Metrô SP |
Postado por Meu Transporte às 00:29 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
Governo do Estado quer acabar com a greve dos ônibus na Grande Vitória
Para o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello, não há motivos para que a greve continue, uma vez que o dissídio já tem data para acontecer. "Sexta-feira ainda está longe. Precisamos pôr fim a isso logo. O ideal é que o julgamento ocorresse nesta segunda mesmo ou, no máximo, terça", ressaltou Rabello.
O Sindicato dos Rodoviários, por meio da assessoria, diz que concorda com a antecipação do julgamento, mas que a categoria não aceita menos de 9,5% de aumento. A oferta inicial das empresas é de 5,39% de reajuste. Ainda de acordo com o Sindirodoviários, índices menores que 9,5% sequer serão levados para discussão da categoria em assembleia, e não descarta uma "reação espontânea" dos motoristas caso a Justiça decida por um reajuste menor.
Fonte: Gazeta Online
Postado por Meu Transporte às 00:21 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
O Polêmico Trem Bala de mais R$ 33 Bilhões
domingo, 28 de novembro de 2010
Agora, o Brasil tem de aproveitar o tempo ganho com o adiamento para uma reavaliação de cronogramas e análise de outras prioridades na infraestrutura. Por exemplo, não se pode dizer que o trem-bala é mais importante do que a duplicação da capacidade dos terminais de passageiros dos aeroportos. Ou que tem mais retorno que o aumento do calado dos portos de Santos, Paranaguá, e mais pelo menos oito portos capazes de receber navios de grande porte. É também motivo de dúvidas atribuir importância maior ao trem-bala do que a projetos que poderiam duplicar as atuais malhas metroviárias de São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive fornecendo acesso por metrô aos dois aeroportos mais importantes do País. Pois o orçamento do trem-bala engloba os orçamentos de todos os projetos acima listados.
O momento vivido pelo Rio, associado aos congestionamentos que atingem situações incontroláveis em São Paulo, aos eventos de 2014 e 2016, e à deterioração da mobilidade urbana em quase todas as capitais não permitem que o foco das atenções seja todo dirigido para um projeto limitado espacialmente. Todas as regiões têm suas necessidades e dividir os recursos para resolver gargalos diversos é uma demonstração de gestão pública avançada e mais comprometida com a eficiência e competitividade brasileira.
As prioridades em infraestrutura logística começam no interior, passam pelas capitais e desembocam nos portos marítimos. Portanto, do novo governo demanda-se um aumento da densidade ferroviária, principalmente nas fronteiras agrícolas. Não se pode conceber uma nação que depende cada vez mais das fronteiras agrícolas do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sem que tais regiões sejam servidas de uma malha ferroviária conectada a uma rede rodoviária de alimentação.
No caminho do consumo, é preciso cuidar para que a malha rodoviária seja eficiente, principalmente pelo volume maior de estradas asfaltadas e com melhores condições de tráfego para produtos de maior valor agregado. Nesse contexto, é importante priorizar a duplicação das principais rodovias do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com consequente projeto de transferência para a iniciativa privada, com modelos de concessão que garantam pedágios com alto custo-benefício tanto para concessionários quanto para usuários.
Ao entrar nas grandes cidades, torna-se fundamental melhorar a mobilidade urbana, com investimentos robustos na expansão do metrô e criação de novos sistemas de transporte coletivo. Associada à mobilidade urbana, apresenta-se a duplicação imediata da capacidade de movimentação de passageiros nos aeroportos, principalmente aqueles que serão porta de entrada dos visitantes na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016. A imagem do Brasil será construída a partir dos aeroportos, e neles devem estar nossas atenções.
Os recursos públicos são limitados e, no caso brasileiro, necessários para a busca de melhorias em várias áreas. As vantagens competitivas e comparativas adquiridas nos últimos 16 anos não podem ser comprometidas por situações vergonhosas de infraestrutura. A entrada no seleto clube de países desenvolvidos tem de estar acompanhada de melhor qualidade de vida para os cidadãos. Portanto, não se deve brincar com R$ 33 bilhões quando muita coisa ainda está por ser feita.
Postado por Meu Transporte às 23:02 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala, Videos
Recife: Vestibular UPE 2011 terá reforço em 38 linhas de ônibus
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Para a prova do domingo, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativou e ampliou a operação da linha 116-Circular (Príncipe), já que ela geralmente não opera, além de reforçar o serviço de outras 37 linhas, totalizando 66 veículos a mais em operação e 379 atendimentos extras.
Além desta programação, também no domingo, dez ônibus estarão estocados em três terminais de integração, sendo cinco no TI da Macaxeira, quatro no da PE-15 e mais um no TI de Igarassu. A estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um local fixo, geralmente terminal de integração (TI), preparados para atuar nas linhas (qualquer linha do terminal) que apresentarem maior demanda de passageiros.
Já para as provas que serão realizadas na segunda (29/11) e na terça (30/11), o Grande Recife incluiu quatro veículos e 40 viagens divididos em ambos os dias de prova. Assim, 588 ônibus realizarão 4.511 viagens em cada um dos dois dias. Para saber mais sobre os horários que os ônibus saem do seu terminal e os itinerários das linhas, o usuário pode acessar o site http://www.granderecife.pe.gov.br/.
COD | LINHA |
032 | SETUBAL CONDE DA BOA VISTA |
061 | PIEDADE |
062 | JARDIM PIEDADE |
116 | CIRCULAR (PRÍNCIPE) |
118 | PRAZERES/BOA VIAGEM |
123 | TRES CARNEIROS BAIXO |
132 | UR-02 (IBURA) |
137 | UR - 11 |
142 | ALTO DOIS CARNEIROS |
143 | UR - 06 |
152 | JORDÃO BAIXO |
181 | CABO (COHAB) |
185 | CENTRO DO CABO |
206 | BARRO / PRAZERES |
216 | BARRO / PRAZERES (BR101) |
232 | CAVALEIRO |
243 | VILA DOIS CARNEIROS |
331 | TOTÓ PLANALTO |
432 | CDU (VÁRZEA) |
442 | JARDIM PRIMAVERA (VALE DAS PEDREIRAS) |
445 | TABATINGA |
446 | UR - 07 |
450 | CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA) |
460 | CAMARAGIBE (PRINCIPE) |
624 | BREJO |
631 | NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) |
645 | AV. NORTE (MACAXEIRA) DIESEL |
726 | ALTO Sª TEREZINHA (C.B. VISTA) |
742 | LINHA DO TIRO |
842 | AGUAS COMPRIDAS |
914 | PE-15/AFOGADOS |
920 | RIO DOCE /CDU |
946 | IGARASSU (BR-101) |
967 | IGARASSU (VIA SITIO HISTÓRICO) |
971 | AMPARO |
973 | CASA CAIADA |
977 | PAULISTA (CDE. DA BOA VISTA) |
987 | RIO DOCE (PRINCIPE) |
Total | 38 LINHAS |
Fonte: CGRT
Postado por Meu Transporte às 22:17 0 comentários
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