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Transporte coletivo é a prioridade da mudança na ponte que dá acesso ao Continente

sábado, 18 de abril de 2009


No primeiro dia do corredor exclusivo para ônibus na Ponte Colombo Salles, em Florianópolis, os 40 mil passageiros que vão ao Continente diariamente levaram, no máximo, cinco minutos para fazer a travessia. Por outro lado, caos total para carros, trancando até parte da Avanida Beira-Mar Norte. O secretário de Transportes, João Batista Nunes, garante que a prioridade agora é o transporte coletivo. Às 18h24min desta quinta-feira, o auditor Onildo Matos, 51 anos, via o ônibus em que estava, da linha Abraão, deixar a plataforma do Ticen, em direção à ponte. No mesmo horário, o vigilante Fabiano Miguel, 29 anos, em um Palio, já estava há 34 minutos parado em frente ao terminal Rodoviário Rita Maria, na Avenida Paulo Fontes. Quatro minutos depois, Onildo alcançava o Continente. Feliz da vida com a implantação do corredor de ônibus. Fabiano só chegou ao final da ponte, às 19h20min. Estresse total. Os sentimentos opostos de Onildo e Fabiano refletem o que provocou na cidade, na tarde desta quinta-feira, o corredor mais ousado entre os três implantados até agora pela prefeitura.
Está claro que o ônibus é prioridade.
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Grande Recife encerra hoje atendimento especial para entrega do VEM Estudante

sexta-feira, 17 de abril de 2009


Uma semana após retomar o processo de entrega do Vale Eletrônico Metropolitano Estudante – VEM Estudante, para os usuários (retardatários ou que tinham problemas no cadastro), o Grande Recife Consórcio de Transporte, encerra, hoje, às 20h, o esquema especial de atendimento montado no Clube Internacional. Até esta manhã, dos aproximadamente 61 mil usuários que fizeram o recadastramento do Passe Fácil ou solicitaram a primeira via e estavam aptos a receber o VEM, apenas 27,5 mil usuários fizeram o resgate dos cartões. A partir da próxima semana, os retardatários terão que procurar atendimento no posto do Passe Fácil da rua do Hospício, no bairro da Boa Vista. O horário de funcionamento do posto é de 7h30 às 19h. Já o grupo de usuários que foi prejudicado em função dos erros do cadastro repassado pelo Setrans ao Grande Recife – e que em função disto não tiveram seus cartões confeccionados, apesar de terem feito o recadastramento do Passe Fácil – receberão o VEM em suas residências. Vale salientar que este atendimento é exclusivo para os usuários que cumpriram todas as exigências no recadastramento. AMPLIAÇÃO - A venda de créditos do Passe Fácil continuará sendo feita até o dia 30 de abril. A utilização dos créditos também foi ampliada, passado de 30 de abril para 30 de maio. Para receber o VEM Estudante o usuário precisa apresentar, se for o titular do cartão, carteira de estudante e o Passe Fácil. Caso o estudante não possa comparecer, o cartão poderá ser entregue aos pais ou responsáveis desde que sejam apresentados identidade do responsável e certidão de nascimento do titular. Para os pais que possuem mais de um filho, os cartões de todos os dependentes poderão ser pegos de uma só vez, desde que os pais ou responsáveis legais estejam com os documentos exigidos pelo consórcio.
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Corredores de ônibus em Florianópolis


O terceiro corredor para ônibus em Florianópolis começa a funcionar nesta quinta-feira. A faixa da direita da ponte Colombo Salles, no sentido Ilha-Continente, se tornará exclusiva aos coletivos. Serão beneficiados os cerca de 40 mil passageiros de ônibus que vão da Ilha ao Continente todos os dias. Desta vez, não haverá fase de testes com cones. A linha branca será pintada na noite desta quarta-feira e o sistema começa a funcionar na manhã de quinta. Se chover muito nesta quarta-feira e na madrugada, de modo que não seja possível pintar a faixa, a operação do corredor pode ser transferida para sexta-feira.A medida já estava em estudo, mas a decisão por começar na quinta-feira foi tomada nesta terça, em reunião entre a Secretaria de Transportes, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Polícia Militar (PM) e empresas de ônibus. A prefeitura estima uma economia de 20 a 30 minutos em horários de pico em cada viagem. Segundo a Secretaria de Transportes e Terminais, 748 viagens de ônibus por dia são realizadas para o continente (208 de ônibus rodoviários, 450 intermunicipais e 90 municipais). Com as mudanças, os motoristas de carro precisarão ter atenção redobrada ou optarem por andar de ônibus. De acordo com o tenente-coronel Newton Ramlow, nos primeiros 15 dias a PM vai orientar os motoristas e dará atenção especial ao sistema. Depois, é prevista a aplicação de multas para quem trafegar pela faixa contínua. Segunda etapa Esta é a primeira etapa do corredor. Na segunda etapa, estuda-se a ampliação do corredor pela Avenida Ivo Silveira, para onde todos os ônibus serão transferidos, inclusive os que hoje circulam pela Via Expressa. A prefeitura planeja também iniciar daqui a 15 dias um corredor exclusivo, no sentido Bairro - Centro, no Sul da Ilha, no horário de pico da manhã (entre 6h30min e 8h30min). Estuda-se utilizar o acostamento da SC-405, no Rio Tavares, como corredor exclusivo.


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Até que ponto transporte coletivo é seguro?

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TV Globo quer levar programação ao transporte coletivo

terça-feira, 14 de abril de 2009


A TV Globo anunciou na última quinta, 9/4 no Rio de Janeiro, que vai explorar a transmissão digital de seu sinal em veículos do transporte público de São Paulo. O projeto foi apresentado em evento da nova programação da Rede Globo para 2009 e segundo o diretor da central de programação da emissora, Roberto Buzzoni, faz parte da estratégia de popularizar a tv digital no país.A transmissão digital para o transporte urbano deve chegar à alguns ônibus, carros de metrô, táxis e vagões de trens metropolitanos no segundo semestre de 2009, quando serão instalados monitores e antenas receptoras especialmente desenvolvidos para as situações a que ficarão expostos. Os primeiros testes devem acontecer com ônibus que circulam na cidade de São Paulo, nas linhas que passam pela avenida Luis Carlos Berrini, uma das sedes da Globo na capital paulista.A idéia da emissora é adaptar seus programas para a recepção em veículos de transporte em massa e em telas pequenas, no caso dos celulares. O programa Vídeo Show que estréia nova versão nesta segunda-feira, é o primeiro a apresentar tais adaptações.Além dos monitores instalados, a presença da tv no dia a dia do paulistano deve aumentar ainda mais com a popularização dos celulares que recebem TV Digital. Operadoras como Vivo e Claro confirmam que em maio terão promoções com aparelhos capazes de receber o sinal. O investimento da TV Globo neste sentido é de US$ 100 milhões. Para o diretor da emissora, Octavio Florisbal, o foco é fortalecer a tv aberta. “Queremos atingir outras mídias e aguçar no telespectador a vontade de voltar a assistir televisão”, define.Para a implantação do sinal de tv no transporte coletivo, a emissora deve esbarrar em problemas como a qualidade do áudio e a privacidade do usuário. Hoje o Metrô de São Paulo já disponibiliza um sistema interno de tv para os usuários. A TV Minuto não transmite áudio, apenas imagens de paisagens, informações aos usuários, dicas e curiosidades. Railbuss conversou por telefone com Ricardo Brebal, engenheiro de sistemas de áudio em Osasco, que entre suas atividades já participou da implantação de sistemas parecidos em veículos utilizados em linhas turísticas. Ricardo falou da dimensão do desafio. "Veículos de transporte em massa apresentam grande nível de ruído que interferem na recepção do som pelo usuário. E ainda, a privacidade de cada passageiro deve ser respeitada, alguns preferem conversar, outros aproveitam para descansar, não querem saber da tv. Em veículos de viagens de longa duração o uso de fones independentes seria uma alternativa, mas em veículos de transporte urbano não seria uma boa solução pelo número de passageiros e a grande rotatividade de pessoas, além do custo ser inviável. É um grande desafio". Desafio que a Globo assume existir, mas que não revela de que forma irá superá-lo. É esperar para ver.A expectativa da TV Globo é que o número de telespectadores aumente em pelo menos 160 mil pessoas na Grande São Paulo. Para 2010 estão previstos investimentos na adaptação de produções da GloboFilmes para este projeto.
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Goiânia: Passagem do transporte coletivo sobe para R$ 2,25


A partir das 5 horas domingo (19), Goiânia passará a ter a quinta passagem de transporte coletivo mais cara do país entre as capitais. O valor da tarifa de ônibus na região metropolitana custará R$ 2,25, equivalente a aumento de 12,8% em relação à praticada anteriormente. Também ficou definida em R$ 4,50 a tarifa de embarque no Citybus. O serviço especial começa a funcionar na próxima segunda-feira (20).A passagem mais alta do Brasil custa R$ 2,50, em Florianópolis. Mas na capital catarinense quem paga tarifa no cartão-transporte tem o valor reduzido para R$ 1,98. A segunda mais cara é a de São Paulo (SP), que custa R$ 2,40. Em seguida vem Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MT), com tarifa a R$ 2,30. Palmas (TO) oferece transporte público pelo menor preço entre as 27 capitais, com bilhetes no valor de R$ 1,50.O reajuste foi calculado com base na variação da inflação no período de 1 ano medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), custo do combustível e reajuste salarial dos motoristas. A CDTC também incluiu acréscimo de 10 centavos no preço da tarifa, acertado na ocasião do último aumento da passagem, há um ano. A decisão acerca do novo valor da tarifa foi consensual entre os nove membros da CDTC e anunciada pelo prefeito de Goiânia, Íris Rezende. O prefeito afirmou que o novo preço corresponde aos reajustes salariais dos trabalhadores públicos e privados. A opinião é compartilhada pelo presidente da CMTC, Marcos Massad, que garantiu aplicação de recursos no próprio sistema de transportes. O valor da tarifa do Eixo Anhanguera será de R$ 1,15 para quem optar pelo pagamento na hora do embarque, nas catracas de acesso às plataformas ou nos terminais Padre Pelágio, Dergo, Praça A, Praça da Bíblia e Jardim Novo Mundo. Já o usuário que adquirir número maior de passagens pagará R$ 1,12. Neste caso, cada viagem do bilhete sitpass dará direito à dois embarques no Eixo Anhanguera. A diferença de preços visa facilitar o troco e incentivar a compra antecipada de passagens.O citybus começa transportar passageiros na região metropolitana de Goiânia em caráter experimental na próxima segunda-feira (20), com as linhas Circular Horário, Circular Anti-Horário, Flamboyant - Praça do Avião e Goiânia Shopping - Praça Universitária. Em 30 dias todas as 13 linhas que compõem o serviço diferenciado devem operar. O valor estipulado na reunião ficou R$ 0,50 mais caro que o anunciado anteriormente. A justificativa é de que o preço da tarifa torna-se múltiplo do cobrado pela unidade do Sitpass, o que facilita integração. Os veículos do Citybus, por sinal, entrarão em circulação já integrados entre si. O usuário terá prazo de 90 minutos para usar o bilhete em diferentes ônibus para chegar ao destino.Não será permitido transporte de passageiros em pé, nem oferecido benefícios de meia-passagem ou passe livre. Os micro-ônibus estão equipados com rede de internet móvel, sem fio, e tomadas para carregadores de celular.
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Motoristas de ônibus voltam ao trabalho em Guarulhos

Os motoristas e cobradores de ônibus que paralisaram na madrugada de hoje as atividades em Guarulhos, na Grande São Paulo, já voltaram ao trabalho, segundo informações do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros e Cargas Secas e Molhadas de Guarulhos e Região (Sincoverg). A paralisação começou por volta das 3h30, prejudicando pelo menos 40 mil passageiros nesta manhã, segundo a Secretaria de Transporte de Guarulhos.
De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), funcionários de outra viação também entraram em greve, prejudicando outros 15 mil usuários. A viação atua em nove linhas que seguem da cidade para as regiões do Brás, Penha, Vila Carrão e Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. Para amenizar o transtorno aos passageiros, a prefeitura liberou as vans que operam à tarde nas linhas em todo o município e a EMTU solicitou reforço às empresas de ônibus que operam na mesma região.
Segundo o Sincoverg, um grupo paralelo ao sindicato organizou a greve. De acordo com a Secretaria de Transportes, a manifestação foi originada após um racha no sindicato. Além disso, os manifestantes querem pressionar os empresários da categoria a autorizar aumento salarial na data-base, que ocorre no próximo dia 1º de maio.
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Natal: Bilhete estendido divide opiniões


A partir de 2 de maio, os usuários do sistema de transporte público de Natal, especialmente aqueles que utilizam as estações de transferência, vão conviver com novas mudanças. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), vai modificar o sistema utilizado nas estações de transferência, a partir da implantação do ‘‘bilhete estendido’’. Com essa mudança, o usuário poderá tomar um outro ônibus utilizando o mesmo bilhete, sem precisar ficar no espaço físico das estações, podendo fazer a troca em qualquer parada de ônibus. O bilhete poderá ser utilizado novamente num prazo de uma hora após seu primeiro uso. A prefeita Micarla de Souza irá fazer o anúncio oficial do novo sistema na próxima sexta-feira, explicando-o em detalhes.O anúncio da implantação do bilhete estendido e consequente desativação das estações de transferência promete dividir as opiniões dos usuários. Para o professor Jadeilton Araújo, 22, que mora no bairro Pajuçara e utiliza a estação de transferência da Ribeira, o sistema atual é eficiente. ‘‘Funciona muito bem para mim. Esse sistema de bilhete com validade de uma hora tem que levar em conta também os engarrafamentos, que são muito frequentes, principalmente pela manhã ou no início da noite. Desse jeito, vai virar uma maratona para que o passageiro consiga pegar o segundo ônibus antes de estourar seu tempo’’, prevê.Jadeilton defende que é preciso utilizar o sistema existente para saber o que é realmente eficiente. ‘‘Eu gosto das estações. Nos horários em que eu as utilizo, elas estão vaizas, mas deveriam ser confortáveis’’, pondera. Ele aponta o sistema utilizado em Goiânia como exemplo. ‘‘Lá as estações são bem maiores. Você pode entrar em qualquer ônibus, quantas vezes precisar, desde que embarque ou permaneça na estação, independente do tempo’’, compara.

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